Suscripción Newsletter

Recibe noticias y avisos de promociones especiales

Música feita no Paraná

Hilton Barcelos
Partituras: Música

Disponible

28,91 € impuestos inc.

Ficha técnica Partituras

Editorial Independiente
Estilo Música
Año de Edición Original 2006
Observaciones biografía y partituras

Más

252 páginas (23 x 32 cm, ilustrado en blanco y negro) (Peso: 1160 g)

Hilton Barcelos contribuye a la memoria de la cultura musical paranaense con este libro en el que lista 51 autores (con breve biografía y foto de cada uno, compositores y letristas, como Arrigo Barnabé, Paulo Leminski, Carlos Careqa, Walter Branco, Saul Trumpet, Rogério Gulin, João Lopes, José Boldrini, Nhô Belarmino e Nhá Belarmina, Paulo Vítola, a banda Blindagem, Beto Collaço, Celso Teixeira, Gralha Azul, Hélio Brandão, Celso Loch, Dino Cardoso, entre otros) y 100 canciones (81 con letra y 19 instrumentales) representativos de la música de las últimas décadas.

"Nascido em Porto Alegre (RS), em 1952, Hilton Barcelos, compositor, poeta, intérprete, músico e arranjador, iniciou a carreira profissional na década de 1980. Aprimorou-se em técnica vocal, direção de espetáculos, musicoterapia, estética e composição, regência e prática de orquestra. Realizou vários shows solo e com parcerias e lançou o primeiro compacto, "Confissões de um Retrato Falado", em 1982. Participou do projeto Pixinguinha em 1985, com apresentações no Rio de Janeiro e em todo o nordeste do país, ao lado de Luiz Melodia, Carlos Lyra e Sandra de Sá. Em 1988, sua peça musical "Uma Sombra Passou por Aqui" foi executada pela Orquestra Sinfônica do Paraná e Coral. Em 1990, lançou o LP "Arquétipos", mostrando uma sonoridade moderna e uma visão da arte como um todo. Os anos que se seguiram foram de preparação para gravação do primeiro CD, "Olhos de Luz", lançamento de 1997, além de elaboração de músicas, poesias e letras. Nesse período, lecionou violão nas escolas municipais de Curitiba. Em 1998, Hilton segue por formas musicais e poéticas que culminam com o lançamento de "Nas Águas do Verbo", um livro de poemas, letras e monólogos. No ano seguinte, responde por "Palavras de Fogo", da mãe, atriz e poeta Lyra Barcellos.
Em 2001, Hilton faz uma releitura de "Arquétipos", proporcionando nova roupagem a algumas canções e incluindo outras inéditas. Desse trabalho participam músicos de renome internacional, como Airto Moreira (percussionista e baterista), Nenê (baterista) e Vittor Santos (trombonista), além da Orquestra de Harmônicas de Curitiba, Grupo Renascentista e outros artistas do cenário musical atual. Em 2003, produziu e dirigiu os especiais "Hilton Barcelos" e "Airto Moreira", ambos apresentados pelo Canal Paraná - TV Educativa. A música sem fronteiras (mescla influências regionais, nacionais e universais) de Hilton Barcelos integra-se à poesia, ao teatro e demais expressões artísticas."