Suscripción Newsletter

Recibe noticias y avisos de promociones especiales

Cancioneiro Guinga - Zaboio

Guinga

Disponible

31,90 € impuestos inc.

Ficha técnica Partituras

Editorial Gilly Music
Año de Edición Original 2022
Observaciones partituras

Más

Partituras de los 11 temas del disco "Zaboio" (2021).
48 páginas (23 x 30 cm). En Portugués y en Inglés. Peso: 243 g

"Livro com as partituras das 11 músicas do maravilhoso disco Zaboio -o 18º da carreira do compositor carioca, gravado em 2021- num belo projeto lançado pelo grande editor Ricardo Gilly, verdadeira grife no ramos de edições de alguns dos mais famosos songbooks já publicados no Brasil.
A idealização, produção e pesquisa é da cantora, compositora e violonista Anna Paes. As transcrições das partituras ficaram a cargo de Carlos Chaves e Paulo Aragão (integrantes do Maogani e grandes conhecedores da obra de Guinga). Ricardo Gilly assina a edição final e diagramação e divide a revisão com Chaves e Aragão.
Essas partituras são muito valiosas porque dão continuidade ao registro em pauta das músicas mais recentes de Guinga e aqueles encadeamentos harmônicos que são a cara dele. Aquela genial maneira de compor explorando cordas soltas com afinação tradicional do violão. É um desenho melódico de anções densas e lindas que ele cria.
No caso de Zaboio, foi a primeira vez em que Guinga gravou um disco em que ele compôs não apenas todas as melodias mas também todas as letras. O disco tem direção de Fernanda Vogas e Xabier Monreal (este fez a arte da capa também) e produção musical de Kassin.

Um dos mais importantes nomes da música brasileira de todos os tempo e reconhecido internacionalmente, Guinga começou a compor aos 16 anos. Trabalhou profissionalmente como violonista, acompanhando artistas como Clara Nunes, Beth Carvalho, Alaíde Costa, Cartola e João Nogueira. Teve inúmeras de suas músicas gravadas e intepretadas por Elis Regina, Michel Legrand, Toots Thielemans, Sérgio Mendes, Leila Pinheiro, Chico Buarque, Clara Nunes, Ivan Lins, Esperanza Spalding, Dave Liebman e vários outros.
Suas composições são parcerias com Paulo César Pinheiro, Aldir Blanc, Chico Buarque, Nei Lopes, Sérgio Natureza, Mauro Aguiar, Zé Miguel Wisnik, entre outros parceiros. Tem uma dezena de CDs gravados. Reverenciado pela crítica, com frequência cada vez maior, vem sendo considerado “o maior e o mais importante compositor brasileiro da atualidade”. O mesmo dizem dele seus pares. Citando apenas um, o bruxo dos sons Hermeto Pascoal: “Um cara como esse só aparece a cada cem anos”.
Seu disco Rasgando Seda, em parceria com o Quinteto Villa-Lobos, lançado pelo Selo SESC-SP em 2012, foi indicado ao Grammy na categoria Melhor Disco Instrumental do Ano-2012. Seu mais recente trabalho, Roendopinho, lançado pelo selo alemão Acoustic Music Records, vem colecionando elogiosos comentários pela crítica especializada."