Suscripción Newsletter

Recibe noticias y avisos de promociones especiales

Dori Caymmi songbook - 80 anos de um cantador

Mario Gil
Partituras: partituras (guitarra)

Disponible

56,90 € impuestos inc.

Ficha técnica Partituras

Editorial SESC SP
Estilo partituras (guitarra)
Año de Edición Original 2023
Observaciones partituras

Más

Mario Gil, org.

212 páginas (23 x 25 cm) (Peso: 769 g)

"Acompanhando 26 partituras para violão escritas por Dori para suas canções, este songbook reúne, ao lado de um perfil biográfico escrito pelo jornalista Claudio Leal, depoimentos, histórias e imagens que, juntos, ajudam a compor a trajetória do violonista, compositor, arranjador e “cantador” Dori Caymmi. Além das letras das músicas, a obra conta também com as cifras das canções. O livro traz ainda link e informações para o disco digital Dori Caymmi: 80 anos de um cantador. O álbum, produzido pelo Selo Sesc, reúne 12 violonistas interpretando 12 das canções que compõem este songbook."

"Dori Caymmi tem participado ativamente da história da música produzida no Brasil. Cantor, produtor, arranjador e compositor, o filho dos também músicos Dorival Caymmi e Stella Maris pode ainda se orgulhar de ter criado uma linguagem particular como violonista. Com 80 anos completados em 2023, acumula uma longa lista de criações ao lado de nomes estelares da música popular brasileira, um gênero que ajudou a consolidar. Sua marca nas obras de Caetano Veloso, Gal Costa, Gilberto Gil, Maria Bethânia, Edu Lobo, Elis Regina, Chico Buarque e Milton Nascimento são apenas alguns exemplos da grande contribuição que Dori deu à MPB. Mas apesar de também ter criado uma linguagem própria como violonista e arranjador, Dori nunca teve suas composições e arranjos registrados em livro. Até agora.
Organizado pelo também compositor e violonista Mario Gil, o livro Dori Caymmi songbook: 80 anos de um cantador é uma homenagem ao trabalho de um dos maiores defensores das tradições musicais brasileiras. Acompanhando 26 partituras escritas por Dori para suas canções, este songbook reúne um perfil biográfico, depoimentos, histórias e imagens que, juntos, ajudam a formar a trajetória deste “cantor de ocasião”, como ele modestamente gosta de se intitular. O livro traz ainda informações e link para o disco digital Dori Caymmi: 80 anos de um cantador, álbum produzido pelo Selo Sesc em que 12 violonistas interpretam 12 das canções presentes nesta publicação. A obra está disponível na plataforma Sesc Digital e nos principais serviços de streaming.
A ideia para fazer o livro nasceu de uma conversa entre Dori e o organizador. Caymmi queria fazer registro de como ele executava suas próprias músicas ao violão para que esse material pudesse ser usado por estudantes. Mario Gil então sugeriu a produção de um livro mais robusto, com músicas, arranjos orquestrais, fotos, depoimentos e um perfil biográfico, este último escrito pelo jornalista Claudio Leal. O trabalho de produção da obra foi acompanhado de perto pelo próprio Dori e inclui ainda o registro da discografia completa do artista, de 1964 a 2023, e a publicação de fac-símiles de trechos de algumas partituras, em que é possível conferir não apenas as características únicas dos arranjos musicais construídos por ele, mas também observar o capricho com que realiza anotações sobre as músicas.
O resultado é um livro completo. Apesar de se dedicar mais aos bastidores do que aos palcos, ao virar a última página do volume é possível compreender por que Dori Caymmi ocupa um lugar central na cultura nacional. Suas músicas combinam com maestria elementos da música erudita, da bossa nova e da música regional brasileira, como atestam as faixas produzidas pelo Selo Sesc e que podem ser acessadas também por meio de um QR Code impresso ao lado dos créditos das músicas. Juntos, livro e disco digital celebram não só os 80 anos de um cantador, mas a beleza e sofisticação de uma obra que toca o que de melhor foi produzido em boa parte do século XX, e que segue firme neste século XXI."