Inscription newsletter

Recevez les nouvelles et les avis de promotions spéciales

No bagaço da cana um Brasil adormecido

Cátia de França & Camerata Arte Mulher
Disques: MPB

Available now

49,54 € TTC

Fiche technique Disques

Timbre Independiente
Style MPB
Année d'origine Édition 2012

En savoir plus

Cátia de França (voz)

Camerata Mulher: Carol Galvão (flauta), Lucyane Alves (acordeón), Mônica Cury (arpa), Renata Simões, Fernanda Acioli, Lara Venusta y Adriana Almeida (violín), Ariana Perazzo y Ana Cristina Perazzo (viola), Hadassa Silveira y Tânia Neiva (cello), Elma Virgínia (contrabajo), Carlos Anísio (dirección, arreglos) y Leo meira y Sérgio Gallo (arreglos).

“No Bagaço da Cana - Um Brasil Adormecido” é o nome do CD que resultou da parceria entre Cátia de França e a Camerata Arte Mulher, aprovado em 2008 pelo Fundo de Incentivo a Cultura do Governo do Estado da Paraíba (FIC Augusto dos Anjos). O projeto foi elaborado por Monica Cury, coordenadora da orquestra feminina “Camerata Arte Mulher”. O CD é um registro fonográfico de um conjunto de doze músicas, de autoria de Cátia de França, que tiveram como fonte de inspiração o material literário que compõe o “Ciclo da Cana de Açúcar”. A proposta do trabalho é o resgate destas obras, pois a maioria das composições é inédita, produzida há 37 anos, a partir do tratamento orquestral realizado pelo maestro e coordenador de Extensão Cultural da UFPB, Carlos Anísio, e os músicos-arranjadores Léo Meira e Sérgio Gallo, fotografias de David Fernandes e Gustavo Moura, adequando-as à riqueza do conjunto sonoro instrumental Camerata Arte Mulher, composto por violinos, violas, violoncelos, contrabaixo, flauta, harpa, sanfona e percussão.

A Camerata Arte Mulher é composta basicamente por pessoas com formação musical acadêmica. São professoras e estudantes do Curso de Bacharelado e da Pós-Graduação em Música da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), e ainda musicistas que atuam na Orquestra Sinfônica da Paraíba e na Orquestra de Câmara da Cidade de João Pessoa.

O lançamento oficial da Camerata aconteceu em março de 2006, no Teatro do SESI em João Pessoa, através da Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres e da Fundação Cultural de João Pessoa. A orquestra feminina tem como principal objetivo a divulgação de obras musicais eruditas e populares com ênfase especial para o reconhecimento social de talentos femininos, sejam estes intérpretes ou autoras. Entre as personalidades referenciadas pelo grupo constam: Cátia de França, Glorinha Gadelha, Chiquinha Gonzaga, Joyce, Violeta Formiga e Jaqueline Alves, além da realização de parcerias artísticas com as atrizes Zezita Matos, Petra Ramalho, as cantoras Maria Juliana, Amanda Cunha, Maria Carla e a sanfoneira Lucyane Alves."

Themes

CD 1
01
O bonde
Cátia de França
02
Tangerinos
Cátia de França
03
Ludovina
Cátia de França
04
Coroné Zé Paulino
Cátia de França
05
Poço das pedras
Cátia de França
06
Rio Paraíba
Cátia de França
07
Focinho de lebre do coração
Cátia de França
08
Canavial
Cátia de França
09
Engenho novo
Cátia de França
10
Moleque Ricardo
Cátia de França
11
Teresa beiçuda
Cátia de França
12
Itabaiana
Cátia de França