Inscription newsletter

Recevez les nouvelles et les avis de promotions spéciales

O trovador solitário

Renato Russo
Disques: Rock

Available now

22,27 € TTC

Fiche technique Disques

Timbre Discobertas
Style Rock
Année d'origine Édition 2008

En savoir plus

Renato Russo (voz, guitarra acústica)

Participación especial de: Cida Moreira (voz, piano).

Entre las numerosas grabaciones recuperadas después de la prematura muerte de Renato Russo (Renato Manfredini Júnior) (Rio de Janeiro, 1960 - 1996) ("O último solo" (1997), "Presente" (2003), "Renato Russo - Uma celebração" (2005) y el DVD "Entrevistas MTV" (2006)), quizás sean estos inéditos regístros acústicos los de más alto valor histórico. Fueron realizados en cinta cassette en 1982, entre el final del grupo Aborto Elétrico y la formación de Legião Urbana, periodo en el que el cantautor residió en esa ciudad y actuó en solitario. Las encontró su hermana Carmen Manfredini, en Brasília (DF) y fueron digitalizadas bajo la supervisión de Marcelo Fróes. El encarte del disco reproduce fotos, dibujos y manuscritos.

"Com 11 faixas, o disco apresenta registros de aura lendária, a rigor muito mais falados do que propriamente ouvidos. E nem poderia ser diferente, pois as poucas cópias da fita circularam apenas entre os amigos mais próximos de Russo na época em que morava em Brasília e vivia toda a agitação roqueira da Capital Federal. Ao sair do Aborto Elétrico, Russo encarnou durante algum tempo a figura do Trovador Solitário em palcos brasilienses. Com sua voz e seu violão, ele cantava, em estilo folk, adaptações de músicas do repertório punk do Aborto Elétrico e apresentava temas que ainda seriam conhecidos em todo o Brasil ao serem incorporados ao cancioneiro da Legião - criada logo depois destes shows solitários.

Das músicas do CD O Trovador Solitário, duas permaneceram inéditas na voz de Russo. Trata-se de Veraneio Vascaína e de Anúncio de Refrigerante - hits undergrounds do Aborto Elétrico que foram parar em álbuns do Capital Inicial, em 1986 e em 2005, respectivamente. Outras duas, Dado Viciado (que nada alude a Dado Villa-Lobos, embora seu título faça supor o contrário) e Marcianos Invandem a Terra, acabaram lançadas em Uma Outra Estação (1997), o primeiro disco póstumo da Legião Urbana. Para legionários órfãos, a propósito, o álbum permite conhecer sucessos do grupo em suas versões iniciais. Eduardo e Mônica, Eu Sei (que então se chamava 18 e 21), Geração Coca-Cola e Faroeste Caboclo aparecem no disco sob a ótica solitária do sedutor trovador, então uma espécie de Bob Dylan do Cerrado.

Completam o disco Boomerang Blues - música que já aparecia no CD Presente (2003) e que fora lançada pelo Barão Vermelho - e, como bônus, a versão demo de Que País É Este? e o cover de Summertime (George e Ira Gershwin) feito por Russo com Cida Moreira, cantora que então iniciava sua carreira em Brasília. O Trovador Solitário exuma a pré-história de Renato Russo. Ao cair nas mãos de Jorge Davidson, então diretor artístico da gravadora EMI-Odeon, a fita com essas gravações de 1982 faria brotar o interesse do executivo pelo trovador. E aí, então, iniciou-se uma das mais bem-sucedidas Histórias do rock made in Brasil." Mauro Ferreira, Blog Notas Musicais (4 de julio de 2008)

Themes

CD 1
01
Dado viciado
Renato Russo
02
Eduardo e Mônica
Renato Russo
03
Eu sei
Renato Russo
04
Geração Coca-Cola
Renato Russo
05
Faroeste caboclo
Renato Russo
06
Boomerang blues
Renato Russo
07
Anúncio de refrigerante
Renato Russo
08
Marcianos invadem a Terra
Renato Russo
09
Veraneio vascaína
Renato Russo
10
Que país é este (demo)
Renato Russo
11
Summertime
DuBose Heyward - George Gershwin - Ira Gershwin
Renato Russo & Cida Moreira