Inscription newsletter

Recevez les nouvelles et les avis de promotions spéciales

Japanese food

Giovani Cidreira
Disques: Pop-Rock

Available now

24,77 € TTC

Fiche technique Disques

Timbre Independiente
Style Pop-Rock
Année d'origine Édition 2017

En savoir plus

Giovani Cidreira (voz, piano, guitarras, bajo, teclados, sintetizaor, arreglos)

Tadeu Mascarenhas (teclados, sintetizador,dirección), Junix (guitarra eléctrica, bajo), Lelo Brandão o Sílvio de Carvalho (guitarra eléctrica), Lalo Batera (batería), Filipe Castro (batería, percusión, dirección), Nilton Carneiro o André Borges (saxo), Gileno Chaves (trombón), Normando Mendes (trompeta).

Edición en formato Digipack.

"É necessário tempo até absorver o primeiro álbum de estúdio do cantor e compositor baiano Giovani Cidreira (Salvador, Bahia, 1991). Na contramão de outros registros próximos, o músico, ex-integrante dos grupos Gramodisco e Velotroz (destaque da cena baiana entre 2009 e 2012), faz de cada instante dentro da estreia em carreira solo um curioso experimento. Ideias que passeiam pela obra de Caetano Veloso, de Fagner e do Clube da Esquina, mergulham no pós-punk de artistas como The Fall e The Smiths, passeiam pelo pop rock de grupos como Legião Urbana e ainda crescem de forma a dialogar com o mesmo rock confessional de novatos como o canadense Mac DeMarco e outros compositores recentes.

De essência curiosa, Japanese Food flutua entre o passado e o presente de forma a bagunçar a interpretação do ouvinte. Se em instantes as guitarras e distorções de Movimento da Espada aproximam o ouvinte de algum lugar no começo dos anos 1980, bastam os arranjos melódicos e a voz forte de Um Capoeira para mergulhar o público em um universo completamente distinto, por vezes íntimo da mesma psicodelia que alimentou a obra de Milton Nascimento em grande parte dos anos 1970.

Em um intervalo de apenas 50 minutos, tempo de duração da obra, Cidreira parece testar os próprios limites. Composições que atravessam o território particular do artista, caso de Festa de Judas usam de versos metafóricos como uma forma de se aproximar dos tormentos de qualquer ouvinte, vide Pássaro Prata, parceria com a cantora Josyara, e ainda borbulham referências que provam a versatilidade do artista. Última Vida Submarina é perfeito reflexo da poesia intimista e melancólica que acompanha o ouvinte do primeiro ao último ato do registro. Um misto de amargura e realização, conceito que cresce na inaugural Movimento da Espada, se espalha na poesia intimista de Vai Chover e segue até o último instante do disco, em Crimes da Terra, música que parece resgatada do segundo álbum de estúdio da Legião Urbana, o clássico Dois (1986).

A mesma versatilidade presente nos versos se reflete na forma como Cidreira prova de diferentes sonoridades ao longo do trabalho. Um bom exemplo disso está em Última Vida Submarina, música que se espalha em meio a arranjos acústicos, intimistas, porém, cresce na lenta sobreposição de sintetizadores e temas pueris. O mesmo cuidado se reflete ainda em Uma Capoeira, música que vai do uso de temas atmosféricos, serenos, para a lenta utilização de novos possibilidades e fórmulas instrumentais, caso das guitarras e metais que ocupam a segunda metade da faixa.

Com direção musical de Tadeu Mascarenhas e mixtagem assinada pelo cantor e produtor carioca Diogo Strausz (Mahmundi, Alice Caymmi), Japanese Food é um trabalho que cresce significativamente a cada nova audição. Difícil fixar o registro em um gênero ou conceito musical específico, efeito da versatilidade que movimenta o trabalho de Cidreira. Uma coleção de ideias, gêneros e diferentes possibilidades, como se cada composição no interior do álbum fosse apresentada ao público como um registro específico, reflexo da completa maturidade e esmero do músico baiano." Cleber Facchi (Miojo Indie, 17.04.2017)

Themes

CD 1
01
Movimento da espada
Giovani Cidreira
02
Vai chover
Giovani Cidreira - Paulo Diniz
03
Um capoeira
Giovani Cidreira - Paulo Diniz
04
Pássaro prata
Giovani Cidreira - Paulo Diniz - Filipe Castro - Jarbas Gardinelle
Giovani Cidreira & Josyara
05
Última vida submarina
Giovani Cidreira
06
Rosa sol
Giovani Cidreira - Paulo Diniz
07
Festa de Judas
Giovani Cidreira - Paulo Diniz
08
Santa Fé
Giovani Cidreira - Paulo Diniz
09
Eu não presto
Caio Araujo
10
Cantoria
Giovani Cidreira - Paulo Diniz
11
Estrada provisória
Giovani Cidreira
12
Crimes da Terra
Giovani Cidreira