Inscription newsletter

Recevez les nouvelles et les avis de promotions spéciales

Ao vivo

Alaíde Costa & Fátima Guedes
Disques: MPB

Available now

27,90 € TTC

Fiche technique Disques

Timbre Jóia Moderna
Style MPB
Année d'origine Édition 2011
Concert

En savoir plus

Alaíde Costa (voz), Fátima Guedes (voz)

Itamar Assiere (piano acústico, arreglos, dirección)

Grabado "ao vivo" en el Teatro FECAP, en la ciudad de São Paulo, los dias 5, 6 y 7 de agosto de 2008.

(Hay un error en el orden de las canciones que aparece en la contraportada y el encarte del disco: las canciones "Os amores que eu não tive y "A vida que a gente leva" están una en el lugar de la otra)

"Em 1988, a voz de Alaíde Costa encontrou a obra de Fátima Guedes e este encontro resultou numa da mais sublimes gravações da MPB, Absinto, música do LP Amiga de Verdade que tinha citação de Eu te Odeio, outro tema de Fátima. Vinte anos depois, um novo encontro da cantora com a compositora, ao vivo, resulta num dos mais arrebatadores shows de 2008. Dentro do projeto Grandes Encontros do Teatro Rival, o recital de Alaíde e Fátima prima pela excelência. Interpretações perfeitas - e como Fátima Guedes, uma compositora inspirada desde seu aparecimento, em 1979, cresceu como cantora ao longo de seus quase 30 anos de carreira! - e um roteiro impecável (centrado nas obras de Fátima, Sueli Costa e Tom Jobim) moldam um show emocionante que beira o sublime. Em cena, além das duas artistas, há o piano classudo de Itamar Assiere. E bela iluminação que ajuda a criar uma atmosfera íntima.

O número de abertura - um medley que junta Voz de Mulher (Sueli Costa e Abel Silva) com Essa Mulher (Joyce) - já anuncia o tom feminino de grande parte do repertório. Na seqüência, outro dueto, Chora Brasileira, canção de Fátima gravada por Nana Caymmi, confirma o tom harmonioso do encontro de duas vozes tão marcantes e tão pessoais. Em seguida, Fátima sai de cena para Alaíde fazer seu set individual. É quando a cantora, em grande forma, enfileira as três canções que gravou de autoria de Fátima: Absinto (com a inseparável citação de Eu te Odeio), Faca e Minha Nossa Senhora. São interpretações carregadas de emoção sem que, por um instante sequer, Alaíde ponha em segundo plano sua formidável técnica. E os números vão se sucedendo - Amor É Outra Liberdade, Cobras e Lagartos, Morrer de Amor - numa seqüência matadora que deixa o espectador imerso em seu canto.

Ao voltar ao palco, Fátima molda com Alaíde um primoroso Retrato em Branco e Preto antes de ficar sozinha com Assiere e de surpreender ao manter a alta voltagem das interpretações - o que não é fácil levando-se em conta que era Alaíde quem estava em cena. Mas Fátima, emocionada e emocionante, faz um bloco autoral igualmente arrebatador. Revive As Pessoas (tema lançado por Simone no álbum Raio de Luz, de 1991), canta Os Amores que Eu Não Tive, recorda Condenados (outro tema associado à voz de Simone) e apresenta a inédita Ela, em que procura tom teatral para expressar a letra que versa sobre a (mutante) efervescência da alma feminina. A música é excelente e reafirma a sensibilidade especial da compositora para retratar o ser humano.

"Mais uma canção de amor com o patrocínio da Gilette do Brasil", brincou Fátima antes de cantar Tanto que Aprendi de Amor, numa espirituosa alusão ao caráter corta-pulso de boa parte de sua obra, impregnada de uma melancolia que inexiste em A Vida que a Gente Leva, entoada no show em registro mais expansivo, na contramão do tom contido da gravação original feita por Leila Pinheiro em 2005 no álbum Nos Horizontes do Mundo. Fátima interpretou seus versos que celebram a vida com tanta felicidade que, no fim, o público cantava e vibrava junto com ela.

"Ai, vamos rasgar as sedas...", brincou Alaíde ao voltar ao palco no momento em que ela e Fátima trocavam elogios em cena. Vieram, então, mais duetos em Caminhos Cruzados, Samba em Prelúdio e, já no bis, Faca. Enfim, encontro grandioso que vai virar CD e DVD." Mauro Ferreira (Blog Notas Musicais, 17.07.2008)

Themes

CD 1
01
Chora brasileira
Fátima Guedes - Rosane Lessa
Alaíde Costa & Fátima Guedes
02
As pessoas
Fátima Guedes
Fátima Guedes
03
Absinto
Fátima Guedes
Alaíde Costa
04
Faca
Fátima Guedes
Alaíde Costa & Fátima Guedes
05
A vida que a gente leva
Fátima Guedes
Fátima Guedes
06
Morrer de amor
Oscar Castro Neves - Luvercy Fiorini
Alaíde Costa
07
Retrato em branco e preto
Antonio Carlos Jobim (Tom Jobim) - Francisco Buarque de Hollanda (Chico Buarque)
Alaíde Costa & Fátima Guedes
08
Ela
Fátima Guedes
Fátima Guedes
09
Amor é outra liberdade
Sueli Costa - Abel Silva
Alaíde Costa
10
Os amores que eu não tive
Fátima Guedes
Fátima Guedes
11
Minha Nossa Senhora
Fátima Guedes
Alaíde Costa
12
Samba em prelúdio
Baden Powell - Vinicius de Moraes
Alaíde Costa & Fátima Guedes