Inscription newsletter

Recevez les nouvelles et les avis de promotions spéciales

25 anos ¡1989-2014!

Eddie
Disques: Pop-Rock

Available now

14,95 € TTC

Fiche technique Disques

Timbre Independiente
Style Pop-Rock
Année de début de collection 1998
Année de fin de compilation 2012
Année d'origine Édition 2014
Compilation SI

En savoir plus

Disco recopilatorio que celebra el cuarto de siglo de vida del grupo pernambucano nacido en Olinda en 1989.

Edición en formato Digipack.

"É frevo, dub, rock, samba e eletrônica. Ufa! Calma, respira e toma fôlego para prosseguir a subida musical das ladeiras “das Olinda”. “Eu sou Eddie!”, proclamam fãs e integrantes da banda que há 25 anos vem definindo a sonoridade da Cidade Alta, das praias no verão e dos nossos Carnavais. O grupo liderado pelo vocalista e guitarrista Fábio Trummer – único integrante da formação original – vem, desde 1989, impondo sua fusão rítmica e melódica. Mas não sem mutações, dificuldades e (muitas) mudanças na sua formação. Para celebrar as “Bodas de Prata”, o quinteto lançou o disco 25 anos ¡1989 . 2014! (...) O álbum reúne três faixas de cada disco lançado e uma inédita, Música canibal.

A história da banda tem como palco inicial da trama eddiana o colégio Objetivo, onde Fabinho estudava. Com 18 anos, ele decidiu participar do festival da escola, mas precisava, para isso, formar uma banda com integrantes que estudavam lá. Eddie é aquela mosca, símbolo do grupo, porque uma mosca, assim como a música, está em todo canto, além de ser um nome simples, popular e universal.
Três anos depois do nascimento do grupo, começava a nascer a Cena Mangue e o músico decidiu que era hora de profissionalizar a banda. “A essa altura, eu já estava na faculdade estudando arquitetura e decidi largar tudo para me dedicar à música.” Sai a banda de garagem e entra a aprimoração técnica e a correria atrás de palcos para tocar. Nova pausa para respirar e continuar a subida, quase a da Ladeira da Misericórdia. Estamos agora em 1998 e o grupo embarca rumo aos Estados Unidos para gravar o primeiro disco, Sonic mambo. “Um americano de família portuguesa, o Tom Soares, da gravadora Roadrunner, foi quem produziu o disco. A gente nunca tinha viajado para fora do País. Saímos de um verão pernambucano para um inverno norte-americano, passeando pela neve. Foi bom demais! Ficamos um pouco mais de um mês lá”, relembra o ex-integrante da Eddie e criador da Bonsucesso Samba Clube, Roger Man. O punk reinava até então no som da banda olindense, que se preparava para mais uma reviravolta.

Daquele momento em diante, a Eddie se desvincularia de qualquer gravadora e incorporaria mais frevo, samba e sons brasileiros ao rock, continuando, então, o passeio por Olinda. Quatro anos depois, em 2003, o grupo lança o disco Original Olinda style, alavancando também o termo já existente, mas pouco conhecido pelo grande público. “A gente meio que criou um slogan, mas não inventamos. Naquela época, eu observava as pessoas da cidade, principalmente de classes menos favorecidas. Elas são elegantes e vaidosas. Original Olinda style é sobre isso.”, conta Fabinho.

Foi nessa época também que o atual percussionista, Alexandre Urêa, entrou para o time Eddie e a figura de Erasto Vasconcelos passou a marcar presença na banda – como amigo, professor e guru. “Eu já acompanhava o trabalho do grupo, lia os fanzines e ouvia as fitas cassetes. Mas, quando entrei, achava que ia ser aquela coisa de punk rock, até estranhei, as batidas estavam mais lentas”, recorda Urêa. O som da Eddie como o público conhece hoje foi se moldando e se fortalecendo. “Essa mudança também veio de forma técnica. No início, não tocávamos muito bem. Sem contar que a gente foi adquirindo novos elementos e os incorporando”, explica Trummer (...)" Valentine Herold (Jornal do Commercio, 18.01.2014)

Themes

CD 1
1
Desequilíbrio
2
Pedra
3
Futebol e mulher
4
Pra nós
5
Saldo da glória
6
Buraco de bala
7
Na beira do rio
8
Danada
9
Pode me chamar
10
Ela vai dançar
11
Baile de Betinha
12
Vida boa
13
Veraneio
14
Ontem eu sambei
15
Bairro novo / Casa caiada
16
Música canibal