Inscription newsletter

Recevez les nouvelles et les avis de promotions spéciales

Maio Oito Meia

Varios Intérpretes (Documental)
Dvds: Documental

Available now

18,63 € TTC

Fiche technique Dvds

Style Documental
Année d'origine Édition 2017
Société de production Independiente

En savoir plus

Director:   Félix Alberto Lima & Beto Matuck

Participación de:   Ademar Danilo (periodista, presentador de radio), Agostinho Marques (profesor, psicoanalista), Aracéa Carvalho (periodista), Badauê (Carlos Antonio Pessoa de Souza) (profesor, presentador de TV), Celso Borges (periodista, poeta), Celso Reis (cantante, compositor), Dedé Costa (periodista), Diniz (periodista), Ed Wilson Araujo (periodista, profesor), Edmundo Reis (abogado, asesor jurídico), Edvânia Kátia (periodista, productora cultural), Eri Castro (periodista, publicitario), Érico Cordeiro (juez de trabajo), Flavio Dina (gobernador del Estado de Maranhão), Gerude (cantante, compositor), Gilberto Sousa (farmacéutico), Jarbas Lima (profesor), João Carlos (periodista), Jokson Launê (profesro), Jorge Thadeu (cantante, compositor), José Sarney (expresidente de Braisl), Magno Moraes (abogado), Mano Borges (cantante, cmpositor), Márcio Jerry (secretario de estado, periodista), Marlon Reis (abogado), Nilson Amorim (profesor, periodista), Paulo Melo Souza (periodista, poeta), Ray Vasconcelos (asistente social), Rezende (poeta), Ronaldão (poeta), Ronaldo Damasceno (periodista), Suzi ernandes (periodista), Wal Oliveira (periodista), Zeca Baleiro (cantante, compositor).

Música original:    Alê Muniz & Luciana Simões; Celso Reis; Flávia Bittencourt; Nosly; Rita Benneditto.



Idioma:  Portugués.   Sin subtítulos.

Duración aproximada:   52'.

No incluye extra.



Región 0 (DVD sin restricciones de zona: de uso mundial)


Sistema de color:   NTSC

Sonido:   Dolby Digital 2.0

Formato de pantalla:    16:9

Presentado en formato Slidepack (funda de cartón).



Sinopsis:

"Maio Oito Meia parte da polêmica exibição do filme “Je vous salue, Marie”, de Jean-Luc Godard, em maio de 1986, no campus do Bacanga, e avança sobre as disputas políticas no meio da militância estudantil, os festivais de música na UFMA, a poesia cambaleante da Akademia dos Párias, o Circo Voador no México, o Comunicarte, o show de Lobão e Titãs no Colégio Maristas, entrevistas memoráveis com Agostinho Marques e Luís Carlos Prestes, as primeiras eleições diretas para reitor na universidade, o jornal laboratório do curso de Comunicação Social e muitos outros fatos. Em Maio Oito Meia estão as impressões digitais de uma geração que, passados 30 anos, não perdeu de vista o sonho de transformar delírio em pós-realidade. O filme é um livre documentário com depoimentos de personagens dos movimentos culturais e políticos do circuito universitário dos anos 1980 em São Luís. Além das entrevistas, o filme dirigido por Beto Matuck contém imagens inéditas de episódios e eventos que marcaram os anos 1980 em São Luís, como Fump, Comunicarte, solidariedade de estudantes e professores aos desabrigados do Sá Viana, passeatas e protestos, a luta contra o muro do campus etc., e trechos dos filmes "Greve de 1979", "Periquito sujo", "Sem censura", "Festival UFMA 1985",
"Fala Brasil!" y "Je vous salue Marie"."



"Projeto multimídia que engloba CD, LP, livro e filme, Maio Oito Meia documenta a efervescência cultural e política da cena universitária da cidade de São Luís (MA). Idealizado pelo jornalista e escritor Félix Alberto Lima, o projeto retrata os sonhos, anseios e embates de geração que, no rastro do fim da ditadura militar, esboçou a própria revolução comportamental nos corredores e nos arredores da Universidade Federal do Maranhão.

O DVD exibe o filme de Félix e Beto Matuch. Já o CD reproduzem a trilha sonora desse filme, composta por 12 gravações inéditas da produção musical de artistas da época. As gravações foram feitas por artistas nascidos no Maranhão – como Rita Benneditto e Zeca Baleiro – ou associados ao estado que gerou bandas como a Tribo de Jah.

Rita arma novamente Circo dos horrores (Josias Sobrinho). Baleiro repõe na roda a música La gira (Gerude e Jorge Thadeu). Já a Tribo de Jah revive Senzalas (Nicéas Drummond e Cecílio). Das 12 músicas, somente uma é inédita. Trata-se de Maio Oito Meia, parceria de Nosly com Félix Alberto Lima registrada no disco na voz de Nosly. Se o disco fornece a trilha sonora do documentário, o livro Maio Oito Meia – Crônica de uma geração em movimento (Clara Editora) expõe fotos, fatos e personagens atuantes nessa cena povoada por agitação cultural e embates de natureza política. Enfim, o projeto lança luz sobre um movimento – até então restrito às fronteiras maranhenses – de uma geração que quis (e tentou) mudar o mundo." Mauro Ferreira (g1.globo.com.br, 14.09.2017)