Inscription newsletter

Recevez les nouvelles et les avis de promotions spéciales

Jeremias, o bom (Edição completa)

Ziraldo
Livres: Humor

Available now

26,92 € TTC

Fiche technique Livres

Éditorial Melhoramentos
Style Humor
Année d'origine Édition 2007

En savoir plus

143 páginas (24 cm x 31 cm, tapa dura)(Peso:692gr).

"Jeremias, o bom" fue editado por primera vez en 1969, en plena dictadura militar, y marcó un hito en el comic brasileño por el fino humor con el que críticaba las costumbres de aquella época... muchas de ellas todavía vigentes.

Esta reedición es completa, ya que incluye algunas historias inéditas que no figuraron en la primera edición, además de las historias que criticaban a la dictadura y no llegaron a ser publicadas.

"Jeremias era tão bom que nasceu sem dor. Homem atencioso e elegante, sempre bem vestido com terno de corte impecável, gravata e sapatos engraxados, estava sempre disposto a ajudar os outros. Jeremias, O Bom era antes de tudo, um homem justo.

Ziraldo criou o personagem Jeremias, O Bom em 1965, conquistando os leitores do Jornal do Brasil com seu jeito ingênuo e bondoso de encarar a vida, que marcaram as charges que eram uma crítica de costumes e comportamento. ´Um dia, descobri que o humorista de colaboração permanente precisava de um personagem para marcar sua presença de maneira mais efetiva´, conta Ziraldo. ´O personagem mais famoso do humor brasileiro, na época, era o Amigo da Onça. Achei que era hora de criar um que fosse a sua antítese. Deu certo´, completa o autor.

Em 1969, Jeremias, O Bom migrou para as páginas da revista O Cruzeiro, onde ganhou um caráter mais político, com tiradas sarcásticas contra a ditadura militar. ´Os donos da revista custaram a descobrir que o Jeremias estava fazendo as maiores gozações com a ditadura´, lembra Ziraldo. No mesmo ano, Ziraldo lançou a primeira versão do livro Jeremias, O Bom. Como o contexto da época não permitia, a obra não trazia as charges que criticavam a ditadura.

Ziraldo acredita que Jeremias, O Bom, continua um personagem atual. ´O Jeremias é tão bom que pode ajudar as novas gerações a ir descobrindo o Brasil´, diz Ziraldo. ´Conhecer por meios não oficiais a história de um país é a melhor maneira do cidadão entender não só a si mesmo como a sua relação com o país onde vive´."