Inscription newsletter

Recevez les nouvelles et les avis de promotions spéciales

Cantigas do falso Alfonso el Sabio

Affonso Ávila
Livres: Poesía

Available now

17,83 € TTC

Fiche technique Livres

Éditorial Ateliê Editorial
Style Poesía
Année d'origine Édition 2006

En savoir plus

104 páginas (14 x 21 cm, tapa dura) (Peso: 199 gr).

"Cruzando as tradições luso-medievais e mineiro-barrocas com as ousadias das vanguardas dos anos 50/60, Affonso Ávila é um poeta cuja obra incorpora de modo agudo suas reflexões estéticas. Cantigas do Falso Alfonso el Sabio é exemplar dessa poesia que utiliza referências eruditas para aguçar seu olhar corrosivo sobre a realidade à volta.

Partindo da obra de Afonso X, el Sabio (1221-1284) –rei de Leon e Castilla que foi também autor de célebres cantigas de escárnio e mal-dizer–, Ávila mobiliza esse arsenal satírico para compor um espelho no qual o mundo atual se confronta, de modo irônico, com sua caducidade.

Em suas Cantigas, o autor retoma um procedimento já presente em sua poesia pregressa: o uso da rima fácil, com células sonoras que se repetem ao final de cada verso, criando uma espécie de ladainha que segue uma batida popular, ecoando as vozes (e a indignação) das ruas. Ao mesmo tempo, sua combinação vocabular introduz sentidos inusitados nesses versos de toada homogênea e sintaxe retorcida: “Não se deixar ser o resto/ brigar sempre manifesto/ em ar em luz em luz presto/ rosto erguido olhar honesto/ de repulsa ao desonesto/ cuspir sem medo o indigesto/ [...] calibrar bem o doesto/ que não soçobre do cesto/ palavra de ódio em incesto/ com palavrão duro e aresto” (“Cantiga de Nossa Senhora do Protesto”).

Affonso Ávila, nasceu em Belo Horizonte em 1928. Além de poeta, é ensaísta e crítico literário, especialista no barroco mineiro. Fundou nos anos 50 a revista Tendência e no final dos anos 60 a revista Barroco, que dirige até hoje. Entre suas obras estão: "O açude e Sonetos da Descoberta e Carta do Solo incluídas em Código de Minas & Poesia Anterior; O Visto e o Imaginado e A Lógica do Erro.

Prêmio Jabuti de Poesía 2007.