Inscription newsletter

Recevez les nouvelles et les avis de promotions spéciales

Os sons que vêm da rua

José Ramos Tinhorão
Livres: Música

Available now

20,25 € TTC

Fiche technique Livres

Éditorial Editora 34
Style Música
Année d'origine Édition 1975

En savoir plus

2ª edición, 2005, revisada y ampliada - 239 páginas (14 x 21 cm) (Peso: 294 gr).

"Dos cantores de serenata na Bahia do século XVIII até os forrós do bairro de Pinheiros, em São Paulo, em pleno século XXI, José Ramos Tinhorão registra neste "Os sons que vêm da rua" a enorme riqueza e diversidade das manifestações musicais do povo brasileiro que acompanharam a crescente urbanização do país.

Na impossibilidade de frecüentar os espaços de lazer tradicionais da elite, como o cinema e o teatro, as camadas populares acabaram produzindo seus própios meios e artistas. Com conhecimento espantoso, Tinhorão conduz o leitor ao mundo fascinante das ruas e dos e dos coretos, cafés-cantantes, circos e gafieiras, onde compositores e instrumentistas os mais diversos espalharam sua música, com impressionante vigor e criatividade.

Para resgatar as várias faces dessa cultura quase sempre marginalizada pela historiografia tradicional, o autor realizou verdadeira proeza em termos de pesquisa, parimpando em crônicas de época, romances, folhetos, folhetos, periódicos e fravações antigas os rarríssimos registros desses escravos libertos, subempregados e migrantes que -muitas vezes de forma anônima- foram os grandes artífices da música popular que floresceu em nossas cidades.