Suscripción Newsletter

Recibe noticias y avisos de promociones especiales

Iluminuras - Música silenciosa

Lux Profana
Discos: MPB a capela

Disponible

16,62 € impuestos inc.

Ficha técnica Discos

Sello Velas
Estilo MPB a capela
Año de Edición Original 1995

Más

Lux Profana (octeto vocal): Nibaldo Araneda, José Maria Cardoso, Marcelo de Paula, Ronaldo Nascimento, Silas Oliveira, Reginaldo SOtero, Carlos Eduardo Ferraz y Laércio Resende (voz). Sérgio Bizetti (arreglos, dirección, concepción estética).

Grabado en la capilla de la Fazenda Ermida, en Jundiaí (Estado de São Paulo), entre el 20 y el 25 de octubre de 1994.

"Em 1994, no auge da demanda por cantos gregorianos, esse CD encantador apresentou 15 canções brasileiras, emblemáticas, no espírito gregoriano. É mesmo de elevar aos céus. Foi gravado na Capela da Fazenda Ermida, em Jundiaí, em outubro de 1994. E por mais que buscassem estar sós em suas vozes, a natureza se fez presente com cigarras, grilos, cachorros, sapos, vento e chuva, insistindo em participar também. É uma preciosidade!" Odonir Oliveira (Poesias de Mãos que Sentem, 30.10.2021)

”Entre as várias definições da estética musical moderna, uma, frequentemente, chama a atenção: a que diz ser o silêncio, uma sensação causada pelo som. Usualmente associado à ausência, tal definição de silêncio pode parecer, a princípio, um tanto estranha e paradoxal. No entanto, o que a estética aqui sugere é a relação complementar existente entre silêncio e som. Esse é o princípio que norteia a ”música silenciosa”.
Trata-se de um tipo de estruturação musical que através da repetição constante de seus elementos (monotonia), da previsibilidade de suas ocorrências e da simplicidade de concatenação que, em geral, é apenas delineamento, leva o ouvinte à sensação de tranquilidade, equilíbrio, serenidade, ou seja, silêncio interior. Evitando elementos inesperados (surpresas), tensão dramática e oferecendo ainda a repetição como elemento possível de fixação da atenção, este tipo de música tende a inibir a excitação, a ansiedade, o fluxo descontrolado de pensamento e preocupações cotidianas, levando gradativamente o ouvinte a um estado de relaxamento, quietude mental, apaziguamento, em suma, a um estado psicológico de interiorização. Esse trabalho é uma tentativa experimental de aplicação deste conceito estético – também presente, entre outras, na música europeia medieval, na música clássica da Índia, na música ”Zen” do Japão – ao cancioneiro popular do Brasil (...) A escolha do repertório buscou selecionar canções que expressassem sentimentos fundamentais do ser humano, bem como as que enfatizam formas integrativas do Homem com a natureza e com seus semelhantes.” Sérgio Bizetti (director, arreglista, docente, productor artístico) (Texto de presentación del disco)

Temas

CD 1
01
Alguém cantando
Caetano Veloso
02
Canto do povo de um lugar
Caetano Veloso
03
Estrela, estrela
Vitor Ramil
04
A lua girou
Tema Folclórico
05
Tristeza do Jeca
Angelino de Oliveira
06
Luar do sertão
Cartulo da Paixão Cearense
07
Felicidade
Lupicínio Rodrigues
08
Prenda minha
Tema Folclórico
09
Caicó (cantigas)
Heitor Villa-Lobos
10
O cio da terra
Milton Nascimento - Chico Buarque de Hollanda (Chico Buarque)
11
Ponta de areia
Milton Nascimento - Fernando Brant
12
Menino de Braçaña
Luiz Vieira - Arnaldo Passsos
13
Acalanto
Dorival Caymmi
14
Nossa dança
Danilo Caymmi - AnaTerra
15
Mamãe Oxum
Tema Folclórico