Suscripción Newsletter

Recibe noticias y avisos de promociones especiales

Solitude on guitar

Baden Powell

Disponible

13,17 € impuestos inc.

Ficha técnica Discos

Sello Sony BMG
Año de Edición Original 1973
Instrumental

Más

Baden Powell (guitarra acústica)

Eberhard Weber (bajo), Joaquim Paes Henriques (batería).

Grabado en Alemanha, el 10 y 11 de diciembre de 1971.

Reedición europea, de 2007, en la serie "Latin originals", del disco lanzado originalmente en Brasil en 1973 (y casi simultám¡neamente en otros países).

27º álbum del gran guitarrista y compositor Baden Powell de Aquino (Varre-e-Sai, RJ, 1933 - Rio de Janeiro, RJ, 2000). Incluye 7 solos de guitarra, 3 temas en duo y 2 en trio.

"Nascido em Varre-e-Sai, pequeno município do norte fluminense, logo mudou-se com a família para o Rio de Janeiro. O pai era entusiasta do escotismo, e por isso resolveu batizar o filho com o nome do inglês fundador do movimento. Baden teve aulas de violão desde criança com o famoso violonista Meira, que tocava no rádio com Benedito Lacerda. Também estudou violão clássico durante muitos anos. Na adolescência travou contato com sambistas e foi trabalhar na Rádio Nacional, profissionalizando-se aos 15 anos. Na década de 50 passou a se interessar mais pelo jazz, acompanhando cantores em boates de Copacabana. Por essa época já compunha músicas como "Samba Triste", em parceria com Billy Blanco. Em 1962 conheceu Vinicius de Moraes, que se tornou um de seus parceiros mais constantes. Da parceria Baden/ Vinicius surgiram "Berimbau", "Samba em Prelúdio", "Samba da Bênção" e a série de afro-sambas, que inclui "Canto de Xangô", "Canto de Ossanha" e "Bocoxê". Outro parceiro importante em sua carreira foi Paulo César Pinheiro, com quem compôs "Samba do Perdão", "Quaquaraquaquá", "Aviso aos Navegantes" (todas gravadas por Elis Regina), "Sermão" e "Lapinha", que venceu a I Bienal do Samba em 1969. Sua maneira única de tocar violão — que incorpora elementos virtuosísticos da técnica clássica e suíngue e harmonia populares — explorou de maneira radical os limites do instrumento e o transformou em uma rara estrela nacional da área com trânsito internacional. A partir dos anos 60 tornou-se muito conhecido na Europa e lá gravou vários discos, principalmente na França e na Alemanha, tendo morado nesses dois países."

Temas

CD 1
01
Introdução ao poema dos olhos da amada
Baden Powell - Paulo Soledade - Vinicius de Moraes
02
Chará
Baden Powell
03
Se todos fossem iguais a você
Antonio Carlos Jobim (Tom Jobim) - Vinicius de Moraes
04
Márcia, eu te amo
Baden Powell
05
Na gafieira do Vidigal
Baden Powell
06
Kommt ein vogel geflogen (tradicional)
Arreglo: Baden Powell
07
Fim da linha
Baden Powell
08
The shadow of your smile
Johnny Mandel
09
Brasiliana
Baden Powell
10
Bassamba
Eberhard Weber
11
Por causa de você
Antonio Carlos Jobim (Tom Jobim) - Dolores Duran
12
Solitário
Baden Powell