Suscripción Newsletter

Recibe noticias y avisos de promociones especiales

Livro-Mãe

Flávia Virginia
Discos: MPB / Jazz

Disponible

14,95 € impuestos inc.

Ficha técnica Discos

Sello Jam Music
Estilo MPB / Jazz
Año de Edición Original 2001

Más

Flávia Virginia (voz, piano, arreglos, producción)

Ednaldo Ignácio (saxo, tenor, saxo alto, flauta), Cláudio Cambé (trompeta), Eloy Porto (trombón), Beto Corrêa (piano, piano eléctrico), Max Vianna (guitarras), Max Robert o Sergio Carvalho (bajo), Daniel Baeder (batería), Paulinho He-Man (percusión, coros), Mart'nália (percusión, coros), Eduardo Luke, Paula Lima, Carolina Bonfanti, Jair Oliveira, Jay Vaquer y João Vianna (coros) y orquesta de cuerdas.

Participación de: Djavan (voz), Daniel Gonzaga (voz), Armandinho (bandolim, guitarra bahiana) y Banda Laia (Flávia Virgínia (voz), Max Vianna (guitarra eléctrica), Djavan (guitarra electroacústica), Sergio Carvalho (bajo), João Vianna (batería)).

Muy prometedor y ya excelente debú discográfico de Flávia Virginia (Rio de Janeiro, RJ, 1972), hija mayor del gran cantautor alagoano Djavan. Indudablemente influida por la MPB/funk de su progenitor, su original propuesta musical -totalmente acústica, al margen de la imperante moda electrónica- contiene mucho jazz con toques de pop, soul, salsa y flamenco, en arreglos muy elaborados que suenan frescos a pesar del largo tiempo de gestación (desde 1998).

"Flávia Virginia é a artista reunida desgarrada. Assim como a patota que agrupa Max de Castro, Simoninha, Jairzinho Oliveira, Luciana Mello e Pedro Mariano, a moça é filha de um medalhão da MPB (Djavan) e também trafega com desenvoltura pelo lado mais black da música brasileira. Só que a comparação se esgota aí, pois em seu disco de estréia, Flávia Regina demonstra não se alinhar com praticamente coisa alguma na MPB contemporânea. Cantora de boa voz e produtora eficiente (produziu e arranjou todas as faixas), Flávia também demonstra ser uma compositora a um só tempo Beto Correa (piano), original - pois escapou da enorme sombra da musicalidade paterna -, eclética e com uma grande capacidade de desarmar expectativas.
Resumindo a ópera, Flávia transita entre a influência da música negra americana e as vertentes mais balançantes de nossa MPB. Mas a moça não fica só neste resumo. Ela já abre o álbum com uma inesperada balada chamada, bem, A Balada - de construção intrincada, com um pé no blues e outro na dramaticidade do samba-canção ancestral. Para sacudir a massa, ela ataca de funk-soul "de gente grande", como em Sinuca; o balanço prossegue com Difícil, e assume tons de latinidade em Sangria. O álbum faz uma rápida cruza entre Nova Orleans e Juazeiro na mistura de baião e jazz em Amaralina, mesclados de forma fluída e sofisticada. Há mais pinceladas de jazz em Amado de Papel, contrapondo um sutil suingue de baixo/bateria com fraseados de clarineta. E a cantora viaja mais uma vez, agora para a Península Ibérica, na emotividade rasgada de Praça da Espanha. O estilo de harmonia tão característico das composições de papai Djavan dá as caras em De Avião, mas o próprio só aparece mesmo em Crescendo, cantando junto à filha uma melodia complexa e bela.
É raro ver uma cantora estreando de forma tão madura e inteligente, exibindo uma musicalidade rica e totalmente pessoal - uma dádiva entre tantas fornadas de "cantoras ecléticas" com muita técnica e nenhuma estética própria. Melhor ainda é ver como o caminho artístico de Flávia se fez por si só, sem pegar (quase) nada emprestado do som de papai Djavan. Poderia bem ser um modelo para a nova geração de intérpretes." Marco Antonio Barbosa (cliquemusic.com)

Temas

CD 1
01
A balada
Flavia Virginia
03:47
02
Mãe
Flavia Virginia
01:20
03
Canto e oração da terra
Flavia Virginia
Flavia Virginia & Daniel Gonzaga
04:19
04
Sinuca
Flavia Virginia
Flavia Virginia & Armandinho Macedo
03:59
05
Sangria
Flavia Virginia
03:21
06
Janela
Flavia Virginia
Banda Laia & Beto Corrêa
04:18
07
Amaralina
Flavia Virginia
02:51
08
De avião
Flavia Virginia
04:10
09
Crescendo
Flavia Virginia
Flavia Virginia & Djavan
02:43
10
Amado de papel
Flavia Virginia
04:44
11
Praça de Espanha
Flavia Virginia
03:15
12
Difícil
Flavia Virginia
04:26
13
Vida
Flavia Virginia
05:55