Suscripción Newsletter

Recibe noticias y avisos de promociones especiales

Sá rainha

Titane
Discos: MPB Minas Gerais

Disponible

22,27 € impuestos inc.

Ficha técnica Discos

Sello Lapa Discos
Estilo MPB Minas Gerais
Año de Edición Original 2000

Más

Titane (voz, percusión)

Mauro Rodrigues (flauta), Toninho Ferragutti o Cícero (acordeón), Zé Augusto (acordeón, percusión), Gilvan de Oliveira (guitarras, viola caipira, arreglos, dirección), Weber Lopes (guitarra acústica), Ivan Corrêa (bajo), Esdra Ferreira "Nenem" (batería), Gilson Silveira, Sergio Silva y Ricardo Cheib (percusión), João das Neves, João Bosco, Anderson y Weverton (voz, percusión), Coro do "Boi Carreiro" (Sérgio Santos, Toninho Marra, Pereira da Viola, Sávio, João das Neves) y conjunto de cuerdas.

Participación especial de: Chico César (voz), Maurício Tizumba (voz), Pereira da Viola (viola caipira).

Delicioso cuarto álbum de la gran artista mineira, dedicado a Milton Nascimento y a los negros del congado mineiro.

"Com o disco “Sá Rainha” Titane consolidou junto a outros artistas da sua geração o momento de gestação de uma música fundada em elementos afro-mineiros, segmento que hoje está em plena expansão. O trabalho teve participações especiais de Chico César, Maurício Tizumba e Pereira da Viola e integrantes da Guarda de Catupé de N. Senhora do Rosário (de Oliveira/MG), com canções de Zeca Baleiro, Edvaldo Santana e Chico César, dentre outros.
Quarto disco da carreira de Titane, “Sá Rainha” foi lançado em junho de 2000, em Belo Horizonte, com a participação dos violões de Gilvan de Oliveira e Weber Lopes, do baixo de Ivan Corrêa e das percussões de Sérgio Silva e Ricardo Cheib.
Apoiada no contraste entre o agudo de sua voz e os graves dos tambores do congado mineiro, ela explora a solenidade do ritmo de Serra-Abaixo (próprio de sua cidade de origem, Oliveira) para reler "Dança" (de Chico César), cruza naipes de violinos com toques de Catupé e citações de toadas congadeiras em "Maracanã" demonstra a proximidade de Pereira da Viola com o blues em "Viola Cósmica" (parceria de Pereira com o poeta Gildes Bezerra), e retoma as cordas para ancorar o poema sertanejo de Saulo Sabino.
Partindo sempre dos violões personalíssimos de Gilvan de Oliveira e Weber Lopes, Titane registra canções que são sucesso em seus shows como "Tereza" (de Zé Neto) e elabora versões de autores de outras matrizes brasileiras, a exemplo de "Reza" (de Zeca Baleiro sobre poema de Leminski), "Zensider" (parceria de Edvaldo Santana e Ademir Assunção), "Boi da Beira" (de Giordano Mochel - com citação de João Bá) e "Dodói" (de Juraíldes da Cruz).
Acariciando suas raízes e partindo das vivências com as guardas de congado, especialmente de Oliveira, cidade do interior de Minas Gerais onde cresceu, Titane trouxe a referência das festas de Nossa Senhora do Rosário. O nome “Sá Rainha”, segundo a cantora,  é uma homenagem às rainhas do congado mineiro, à Senhora do Rosário.
A cantora surgiu no cenário musical brasileiro no início da década de 1980, trabalhando na fronteira de gêneros, propondo diálogos e contrastes estéticos. De perfil artístico indomável, sempre se colocou em risco durante a pesquisa de um novo trabalho, com a intenção de se reinventar e de ventilar suas estratégias de criação. O caráter “híbrido” de sua arte, que veio a vigorar posteriormente na virada do século como uma característica da produção contemporânea, não tinha, então, espaço em gravadoras. Do primeiro álbum em 1986, ao mais recente, em 2018, quase sempre em produção independente, desvela-se uma inquietude que perpassa toda sua longeva e consistente carreira, atuando por todo o país e mantendo-se radicada em Minas Gerais, seu estado de origem.
Hoje, Titane é uma referência na música popular brasileira. Intérprete por excelência, faz parte da geração que renovou a MPB a partir dos anos 80. Em mais de 30 anos de trajetória, ela já pautou seu percurso por escolhas rigorosas. Do repertório aos arranjos, tudo sempre foi feito para desafiar os limites de sua interpretação, sustentada por uma voz afiada como lâmina.  A cantora vai além dos padrões convencionais do mercado dando sua interpretação original à obra de diferentes compositores brasileiros." (boasvindasbh.com.br, septiembre 2018)

Temas

CD 1
01
Zensider
Edvaldo
04:33
02
Reza
Zeca Baleiro
03:49
03
Moda do fim do mundo
Chico César - Alice Ruiz
Titane & Gilvan de Oliveira
02:14
04
Dodói
Juraildes da Cruz
02:58
05
Boi da beira
Giordano Mochel
Titane & Pereira da Viola
03:13
06
Maracanã
Sávio Henrique
03:52
07
Coração tá balanceando (vinheta)
00:41
08
Sá rainha
Mauricio Tizumba
Titane & Maurício Tizumba
04:22
09
Tereza
Zé Neto
04:07
10
Dança
Chico César
Titane & Chico César
04:20
11
Sertanejo
Saulo Sabino
03:59
12
Viola cósmica
Pereira da Viola - Gildes Bezerra
04:16