Suscripción Newsletter

Recibe noticias y avisos de promociones especiales

Festa do interior

Chitãozinho & Xororó
Discos: Sertaneja / Romántica

Disponible

14,95 € impuestos inc.

Ficha técnica Discos

Sello Universal Music / Mercury
Estilo Sertaneja / Romántica
Año de Edición Original 2002

Más

Chitãozinho y Xororó (voz)


"José de Lima Sobrinho "Chitãozinho" (Astorga, Paraná, 1954) e Durval de Lima "Xororó" (Astorga, Paraná, 1957), inicialmente os Irmãos Lima, ficaram conhecidos também como "Os Meninos do Brasil". Filhos de Mário Antônio de Lima, o Marinho, compositor e cantor da dupla Barreto e Marinho. Receberam incentivo do pai ainda crianças. A dupla iniciou cantando em reuniões familiares e festas juninas. A família mudou-se para São Paulo. Em 1967, fizeram sucesso cantando "Tocando a Boiada", de autoria do pai, na Rádio Clube de Santo André em São Paulo. Apresentaram-se na TV pela primeira vez no show de calouros de Sílvio Santos, conquistando o público. Em 1969, foram convidados por Geraldo Meirelles para se apresentarem em seu Programa "Cidade Sertaneja", da TV Cultura.
Iniciaram uma série de apresentações pelo Brasil, cantando em festinhas, shows e circos. Apresentaram-se no Programa "Canta Viola", de Geraldo Meirelles, na TV Tupi. Neste programa interpretaram a toada "Chitãozinho e Xororó", de autoria de Serrinha e Athos Campos. Adotaram, a partir de então, o nome de "Chitãozinho e Xororó", por sugestão do apresentador Geraldo Meirelles.
Em 1969, gravaram o primeiro disco, intitulado "Moreninha Linda", e em 1970 o LP "Galopeira", o qual consideram ser o primeiro disco oficial da dupla. Em 1971 gravaram "Casa da Mãe-Joana", de Capitão Furtado e Mariano e cantaram "Desafio dos Irmãos", de Capitão Furtado, participando do filme "No Rancho Fundo", com direção de Osvaldo de Oliveira. A dupla seguiu conquistando espaços nas paradas de sucesso e lançando novos discos. Em 1979, com o disco "60 Dias Apaixonado", alcançam a marca de cem mil cópias vendidas, com destaque para a música título de Darcy Rossi e Constantino Mendes.
A dupla estourou definitivamente nas paradas de sucesso no ano de 1982 com a música "Fio de Cabelo" de Darci Rossi e Marciano, incluída no LP "Somos Apaixonados", que vendeu um milhão e meio de cópias. A partir daí, passaram a se apresentar em teatros que até então não haviam sido abertos à música sertaneja, como o Canecão, no Rio de Janeiro, o Palace, em São Paulo e o Teatro Guaíra, em Curitiba. Introduziram a música sertaneja no patamar das super-produções (...) Em março de 1989, receberam o troféu de destaque da música latina referente ao biênio 1988/1989, em Las Vegas, nos Estados Unidos, onde realizaram um show no Caesar's Park. Suas músicas começam a entrar constantemente nas trilhas das novelas das TVs como Globo e Manchete. Em 1990, o LP "Cowboy do Asfalto", 16º disco da dupla, vendeu milhares de cópias, destacando sucessos como "Nuvem de Lágrimas", e a canção "Gente Humilde", com arranjos adequados ao sertanejo.
Em 1991, gravaram o primeiro disco em espanhol, adotando seus nomes verdadeiros "Durval e José", utilizado também nos futuros lançamentos no mercado latino (...)  em 1993, dividiram uma faixa do LP "Tudo Por Amor" com o conjunto americano Bee Gees. Foram convidados a gravar em Nashville, EUA, capital da música "country" americana. Entraram em contato com o astro da música country Billy Ray Cyrus com quem gravaram a canção "She’s Not Crying Anymore" para o LP "Coração do Brasil" de 1994 (...) Em 2000, lançaram o CD "Irmãos Coragem", marcando o aniversário de 30 anos da dupla. Na mesma ocasião lançaram o primeiro DVD da dupla, "30 Anos de Coragem", com toda a gravação do show de lançamento do disco "Irmãos Coragem". No DVD estão presentes ainda histórias dos irmãos, "making-of" e clips. O vídeo traz legendas em inglês e espanhol, voltados para o mercado externo. Em 30 anos de carreira venderam cerca de 30 milhões de discos.
Em 2001 lançaram o CD "Inseparáveis", em 2002 o CD "Festa do Interior", cuja faixa título é a regravação de um sucesso de Gal Costa dos anos 80. Regravaram também a música "Explode Coração", de Gonzaguinha e que havia sido sucesso na voz de Maria Bethânia. Destacam-se ainda no CD as músicas "Encontro Casual", com letra de Sandy, filha de Xororó e "Berrante de Ouro", um clássico da música sertaneja. No mesmo ano, lançaram o livro "Nascemos Para Cantar", que conta a trajetória da dupla (...)" Sandra Cristina Peripato (recantocaipira.com.br)

Temas

CD 1
01
Festa do interior
Moraes Moreira - Abel Silva
03:22
02
Eu e o sabiá
Marcelo Barbosa - Luiz Schiavon - Nil Bernardes - Bozzo Barretti
04:03
03
A noite do nosso amor
Jack - Abel
03:36
04
Uma vez por mês
Neuza Rodrigues - Barrerito - José Russo
03:12
05
O futuro é uma incerteza
Itapuã
02:44
06
Quem tem amor tem saudade
Xororó
03:35
07
Berrante de ouro
Carlos César - José Fortuna
04:26
08
Pedaço de minha vida
Matias - Nascimento
03:12
09
Explode, coração
Léo Canhoto
03:34
10
Viola
José Victor - Chico Amado
03:10
11
Ela fez minha cabeça
Constantino Mendes - José Homero
02:47
12
Estrada
Vicente Dias - José Homero
04:13
13
Rei do gado
Teddy Vieira
02:59
14
Encontro casual
Leonel Garcia - N. Schajris - Sandy
04:08