Suscripción Newsletter

Recibe noticias y avisos de promociones especiales

Mudança dos ventos

Nana Caymmi
Discos: MPB

Disponible

13,17 € impuestos inc.

Ficha técnica Discos

Sello EMI
Estilo MPB
Año de Edición Original 1980

Más

Nana Caymmi (voz)

Danilo Caymmi (flauta), Gilson Peranzzetta (piano, piano eléctrico), Dori Caymmi (guitarras, coros, arreglos, dirección), Luiz Alves o Edson Lobo (contrabajo), Paulo Russo (bajo eléctrico), Rubinho o Robertinho Silva o João Palma (batería), Ariovaldo y Ohana (percusión), Maurício Maestro (coros, arreglos vocales), Claudio Nucci (coros) y orquesta de cuerdas.

Participación especial de: Boca Livre.

Edición de 2002. Remasterizada.

Séptimo disco de una de las grandes intérpretes de la MPB, Nana Caymmi (Rio de Janeiro, RJ, 1941). A pesar de la concisión y contención de su estilo, pocos vocalistas alcanzan la intensidad dramática de su canto. Este álbum grabado bajo la dirección de su hermano Dori es un perfecto ejemplo.

"Quem desconhece a origem da canção Meu silêncio – parceria de Claudio Nucci com Luiz Fernando Gonçalves, apresentada por Nana Caymmi há 40 anos no álbum Mudança dos ventos (1980) – pode supor, com toda razão, que a letra triste e embebida em saudade é direcionada a um amigo distante ou já falecido.
Os versos do compositor carioca Luiz Fernando Gonçalves – parceiro letrista do paulista Claudio Nucci desde 1976 – induzem a essa leitura que, sim, faz todo o sentido, inclusive pelo sentimento profundo embutido no canto de Nana Caymmi na gravação original de Meu silêncio, produzida e arranjada por Dori Caymmi, irmão da cantora carioca.
Contudo, a letra da canção Meu silêncio – criada, a título de curiosidade, com o título de Velho companheiro – se refere à saudade doída do violão, sentida pelo eu-lírico da música. O violão é o “velho companheiro” ausente à que se refere a letra de Meu silêncio.
Na gravação original de Nana Caymmi, o violão é o de Dori Caymmi. Os músicos Gilson Peranzzetta (piano elétrico) e Luiz Alves (baixo) tocam na faixa. Contudo, são as cordas orquestradas por Dori Caymmi que potencializam a emoção do canto de Nana Caymmi nesse registro que é um dos pontos mais altos de toda a discografia da cantora.
Em 1980, ano em que o Brasil ainda sofria as dores da ditadura, a canção Meu silêncio também podia ser entendida como o lamento por amigos que foram assassinados pelo regime militar. Mas era somente – e isso é muito – a expiação da saudade do violão.
Meu silêncio foi regravada pelo cantor Zé Luiz Mazziotti no álbum coletivo Entre amigos (1985), pelo cantor Augusto Martins em disco de 1997 e pelo compositor da música, Claudio Nucci, no álbum Casa da lua cheia (2000). A propósito, Nucci recentemente cantou Meu silêncio em live.
Há também gravação feita pelo cantor Márcio Lott no álbum EmCantos Geraes (2005) com a participação de Áurea Martins. Contudo, todo o sentimento posto em Meu silêncio ecoa com maior intensidade na voz de Nana Caymmi." Mauro Ferreira, Música para descobrir em casa 25 (g1.globo.com, 17.09.2020)

Temas

CD 1
01
Mudança dos ventos
Ivan Lins - Vitor Martins
02
Canção da manhã feliz
Haroldo Barbosa - Luiz Reis
03
Meu bem querer
Djavan
Nana Caymmi & Boca Livre
04
Pérola
Sueli Costa - Abel Silva
05
Meu silêncio
Claudio Nucci - Luiz Fernando Gonçalves
06
Rama de nuvens
Danilo Caymmi - Hermínio Bello de Carvalho
07
Estrela da terra
Dori Caymmi - Paulo César Pinheiro
08
De volta ao começo
Luiz Gonzaga Jr. (Gonzaguinha)
Nana Caymmi & Boca Livre
09
Fantasia (Minha realidade)
Stella
10
Mistérios
Joyce - Mauricio Maestro
11
A mó do tempo
Zé Renato - Juca Filho
12
Essas tardes assim
Rosa Passos - Fernando de Oliveira