Suscripción Newsletter

Recibe noticias y avisos de promociones especiales

Face a face

Simone
Discos: MPB

Disponible

16,62 € impuestos inc.

Ficha técnica Discos

Sello EMI
Estilo MPB
Año de Edición Original 1977

Más

Simone (voz)

Danilo Caymmi (flauta), Gilson Peranzzetta (piano, órgano), Zé Roberto (sintetizador), Toninho Horta (piano), Nelson Angelo (guitarra), Tavinho Moura (guitarra), Milton Nascimento (piano, guitarra, arreglo cello), Beto Guedes (bandolim), Novelli (bajo, piano), Robertinho Silva (batería), Hermes, Dazinho (percusión), Henrique Dach (cello).

Edición de 2002, para la caja de la colección "Brasil de A a Z".

"Primeiro antológico disco de Simone. Já desvencilhada do amigo Hermínio Bello de Carvalho, a cantora passou a ser produzida por Renato Corrêa. Lançado em julho de 1977, Face a Face marcou o início do envolvimento duradouro da intérprete com a obra de Sueli Costa, autora da faixa-título (em parceria com Cacaso) e de Jura Secreta (com Abel Silva). As duas músicas foram os maiores sucessos do disco que consolidou a carreira de Simone em termos artísticos e comerciais. Milton Nascimento e a turma do Clube da Esquina dominaram o denso repertório. A voz já alçou altos voos." Mauro Ferreira (Blog Notas Musicais, 19.03.2009)

"(...) Lançado originalmente pela gravadora Odeon, Face a face é disco muito importante na trajetória fonográfica de Simone, cantora que entrou em cena em 1973. Trata-se do quarto álbum de estúdio de Simone, o primeiro feito sem Hermínio Bello de Carvalho – até então espécie de mentor da cantora debutante – e o primeiro produzido por Renato Corrêa.
Se Pedaços foi o álbum lapidar que consolidou a carreira da Cigarra em 1979, Face a face foi o disco que deu real projeção nacional à artista, muito por conta do sucesso alcançado pelas duas obras-primas fornecidas para Simone por Sueli Costa (1943 – 2023), compositora nascida na cidade do Rio de Janeiro (RJ) e criada em Juiz de Fora (MG).
A música-título Face a face tem melodia de Sueli e letra de Cacaso (1944 – 1987). Amplificada na trilha sonora da novela O profeta (TV Tupi, 1977 / 1978), Jura secreta é parceria de Sueli com o poeta e letrista Abel Silva que seria veiculada em escala nacional – dois anos após o lançamento do disco – na trilha sonora de outra novela, Memórias de amor (TV Globo, 1979).
O repertório do álbum Face a face é dominado por compositores associados ao Clube da Esquina. Nada menos do que três músicas então novas ostentam letras do mineiro Fernando Brant (1946 – 2015). Canoa canoa era parceria de Brant com Nelson Angelo. Céu de Brasília era do letrista com Toninho Horta. Já Paixão e fé era de Brant com Tavinho Moura.
Já o sócio majoritário do Clube da Esquina, Milton Nascimento, dividia a autoria de Primeiro de maio com Chico Buarque e assinava o samba-enredo Reis e rainhas do maracatu com Nelson Angelo, Novelli e Fran.
Fora do clube mineiro, o disco trazia regravação da Valsa rancho (1973), uma das primeiras parcerias de Francis Hime com Chico Buarque, de quem Simone regravou O que será (À flor da pele) no álbum Face a face em registro diferente do propagado no ano anterior na trilha sonora do filme Dona flor e seus dois maridos (1976) (...)" Mauro Ferreira (g1.globo.com, 21.08.2024)

Temas

CD 1
01
Face a face
Sueli Costa - Cacaso (Antonio Carlos de Brito)
02
Primeiro de maio
Milton Nascimento - Francisco Buarque de Hollanda (Chico Buarque)
03
Reis e rainhas do maracatu
Milton Nascimento - Novelli - Nelson Angelo - Fran
04
O que sserá (À flor da pele)
Francisco Buarque de Hollanda (Chico Buarque)
05
Céu de Brasília
Toninho Horta - Fernando Brant
06
Paixão e fé
Tavinho Moura - Fernando Brant
07
Jura secreta
Sueli Costa - Abel Silva
08
Valsa rancho
Chico Buarque de Hollanda (Chico Buarque)
09
Canoa, canoa
Nelson Angelo - Fernando Brant
10
Começaria tudo outra vez
Luiz Gonzaga Jr. (Gonzaguinha)