Suscripción Newsletter

Recibe noticias y avisos de promociones especiales

Os catireiros

Vieira e Vieirinha
Discos: Caipira

Disponible

16,62 € impuestos inc.

Ficha técnica Discos

Sello Chantecler / Continental
Estilo Caipira
Año de Edición Original 1964

Más

Vieira y Vieirinha (voz)

Primera edición en CD, de 2002, en la serie "Arquivos Warner", del disco lanzado originalmente en 1964 por el sello Chantecler. Remasterizado. Con portada, contraportada y ficha técnica originales.

Tercer álbum de la dupla caipira formada por los hermanos cantates y compositors Rubens Vieira Marques "Vieira" (Itajobi, SP, 1926) y Rubião Vieira "Vieirinha" (Itajobi, SP, 1928 - São Paulo, SP, 1991) conocidos como "Os maiores catireiros do Brasil".

"Vieira e Vieirinha cantam juntos desde muito crianças, sempre incentivados pelo pai. Cresceram junto com os primos-irmãos Zico e Zeca, e Liu e Léu. Não havia festas que eles não estivessem presentes, sempre cantando e dançando catira.
Em 1949, conheceram a dupla Tonico e Tinoco (...) ao ouvirem os Irmãos Vieira cantar, gostaram da dupla e os convidaram para apresentações em conjunto nos cinemas da região. Ofereceram de levá-los para a capital, mas eles ainda não tinham coragem de deixar o interior. Iniciava-se ali uma grande amizade entre as duas duplas (...) Aí começaram a se apresentar nas quermesses, nas festas, nos cinemas, nos auditórios, e nas rádios da região, onde em pouco tempo ficaram conhecidos nas redondezas.
No rádio iniciaram em 1948, em Novo Horizonte, na Rádio Novo Horizonte ZYS-9, onde cantavam todos os dias no Programa "Viajando Pelo Sertão", apresentado por Elpídio Mazetto (Nhô Thomé), com o nome de "Irmãos Vieira". Depois transferiram-se para a Rádio Clube de Marília, onde permaneceram por dois anos com programa exclusivo patrocinado pelo refrigerante "Gentil" (...) Se apresentaram pela primeira vez no R´´adio Nacional de São Paulo no Programa "Alvorada Cabocla", de Nhô Zé, em 1951, com o nome de "Vieira e Vieirinha", que foi adotado por sugestão dos padrinhos Tonico e Tinoco.
Aí conseguiram um programa só deles: "Sertão na Cidade", onde cantavam músicas de Tonico e Tinoco, Serrinha e Caboclinho, e músicas de autoria de Teddy Vieira e José Fortuna.
A Rádio Nacional foi a primeira moradia dos dois em São Paulo. Por alguns meses, dormiram no prédio da emissora. Ali eles cantaram de 1951 à 1954. Retornaram à emissora em 1958. Foram no total 25 anos de Rádio Nacional. De 1955 à 1958, atuaram no famoso Programa "Alma da Terra" da Rádio Tupi (...)
A dupla foi um exemplo de sucesso no rádio, antes de começarem a gravar disco (...)
Gravaram seu primeiro disco 78 rpm em 1953, pela Continental, com as músicas "O Canoeiro Não Morreu" e "Nova Londrina". Foram no total 32 discos 78 rpm. Em 1959 gravaram seu primeiro LP intitulado "Vieira e Vieirinha Apresentam Suas Modas", onde reúnem alguns de seus sucessos gravados em 78 rpm.
A vendagem dos discos e os cachês dos shows renderam-lhe um bom dinheiro e, em 1960, resolveram voltar para o interior, por não se adaptarem à vida na cidade grande. Adquiriram um restaurante de beira de estrada e uma fazenda em Goiás de 1500 hectares com escritura falsa. Perderam tudo e recomeçaram do zero.
Em 1963 lançaram o LP "A Volta de Vieira e Vieirinha". Daí para frente foram inúmeros discos gravados, que totalizam aproximadamente 35, com os mais variados rítmos, mas a característica que mais marcou a dupla foi a dança da catira que lhes rendeu o slogan de "Os Maiores Catireiros do Brasil".
A dupla só veio a se desfazer com a morte de Vieirinha, ocorrida em 07 de abril de 1991 (...)" Sandra Cristina Peripato (Recanto Caipira)

Temas

CD 1
01
Dor da saudade (cateretê)
Waldomiro - Vieira
03:03
02
Sorte grande (moda de viola)
Alcindo Freire - Teddy Vieira
03:05
03
Se o namoro for pecado
Teddy Vieira
02:56
04
Triste desengano (moda de viola)
Teddy Vieira - Zé Carreiro
03:43
05
Risco de espora (chote)
Waldemar - Zé Paloça
02:20
06
Último drama (toada)
Waldemar - Carlos Alberto
03:56
07
Última serenata (toada)
Pedro Tomaz de Aquino
02:39
08
Galo índio (moda de viola)
Nhô Pai - Nhô Fio
02:59
09
Mula baia (recortado Mineiro)
Vieira - Vieirinha
02:41
10
Resposta da marreta (moda de viola)
Teddy Vieira - Vieirinha
03:49
11
Cuaiabá (campeão não me quebra) Cateretê
Antonio Bueno - Vieira
03:54
12
Rio Preto (corta-jaca)
Teddy Vieira - Alceu Mainard Araújo
03:45