Suscripción Newsletter

Recibe noticias y avisos de promociones especiales

Per un pugno di samba

Chico Buarque & Ennio Morricone*
Discos: MPB / Samba

Disponible

22,27 € impuestos inc.

Ficha técnica Discos

Sello BMG / RCA
Estilo MPB / Samba
Año de Edición Original 1970
Observaciones en Italiano

Más

Chico Buarque (voz), Ennio Morricone (arreglos, dirección) e I Cantori Moderni di Alessandroni,

Reedición en CD, de 2003, en formato Digipack, que contiene las letras de las canciones.

Quinto disco del gran cantante y compositor Chico Buarque (Francisco Buarque de Hollanda) (Rio de Janeiro, RJ, 1944).
Fue grabado durante su exilio en Italia, a continuación del LP titulado "Na Itália". Seis de los temas los volvió a grabar -esta vez en portugués y con diferentes arreglos- en su siguiente álbum brasileño "Nº 4" que lanzó en ese mismo año de 1970.

(Existe una versión cantada en portugués utilizando el mismo fondo musical reeditada en CD en Francia en 2000 con el título "Chico Buarque & Ennio Morricone - Sonho de um carnaval")

"Compositor, maestro e arranjador que orquestrou trilhas sonoras de filmes com rara maestria, Ennio Morricone (10 de novembro de 1928 – 6 de julho de 2020) nunca escondeu a admiração pela música brasileira. A ponto de, já vivendo momento luminoso na carreira como criador de trilhas sonoras, o artista italiano ter aceitado arranjar disco de Chico Buarque quando o compositor brasileiro estava exilado em Roma entre 1969 e 1970.
Apresentado a Chico pelo compositor italiano Sergio Bardotti (1939 – 2007), letrista que verteu músicas do compositor carioca para o idioma da Itália, Morricone aceitou imediatamente o convite para arranjar esse disco feito com o intuito de emplacar Chico como cantor no mercado de Roma – objetivo não alcançado.
Com título que aludia ao nome do filme Por um punhado de dólares (1964), longa-metragem do cineasta Sergio Leone (1929 – 1989) que teve a antológica trilha sonora composta por Morricone, o álbum Per un pugno di samba foi gravado em 1969 e lançado na Itália em 1970 pela gravadora RCA-Victor.
Título pouco ouvido da discografia de Chico Buarque, Per un pugno di samba somente foi editado no Brasil em 2003, já em CD, formato dominante no mercado fonográfico dos anos 2000.
Uma edição alternativa do disco, com as 12 músicas cantadas por Chico em português, se tornou ainda mais rara e nunca foi editada no Brasil em qualquer formato. Contudo, essa edição em português foi lançada na Europa, no rastro da edição italiana de 1970, tendo sido disponibilizada em LP nos mercados da França (com o título Sambas do Brasil) e da Espanha (com título, Por un puñado de samba, traduzido fielmente do original em italiano).
Qualquer que seja o nome do disco, essa edição em português do trabalho de Chico com Morricone é valiosa, não somente por conta das orquestrações do maestro italiano, mas porque essa edição apresenta as versões originais em português de três músicas do compositor brasileiro – Não fala de Maria, Nicanor e Samba e amor – que somente apareceriam na discografia oficial de Chico Buarque no Brasil no álbum Chico Buarque de Hollanda nº 4, LP que marcou a estreia do artista na gravadora Philips.
Esse álbum foi lançado no Brasil no segundo semestre de 1970, quando Chico já estava de volta ao país, tendo interrompido o exílio voluntário que o fizera partir para a Itália, no início de 1969, por temer represálias do regime militar que combatia com dureza através da obra. Esse disco brasileiro de 1970 começou a ser gravado na Itália, mas foi concluído no Brasil.
Quando saiu, Chico Buarque de Hollanda nº 4 fez sucesso e, indiretamente, contribuiu para deixar o álbum Per un pugno di samba esquecido na discografia do cantor com versões em italiano de músicas como Ela desatinou (1968) (Lei no, lei sta bailando, na versão de Sergio Bardotti), Roda viva (1968) (Rotativa) e Sonho de um Carnaval (1965) (Sogno di un Carnavale), destaques do repertório de histórico disco que marcou o encontro da genialidade do compositor Chico Buarque com a maestria do arranjador Ennio Morricone." Mauro Ferreira (g1.globo.com, 07.07.2020)

Temas

CD 1
01
Rotativa
Francisco Buarque de Hollanda (Chico Buarque) - Bardotti
02
Samba e amore
Francisco Buarque de Hollanda (Chico Buarque) - Bardotti
03
Sogno di un carnevale
Bardotti - Francisco Buarque de Hollanda (Chico Buarque)
04
Lei no, lei sta ballando
Bardotti - Francisco Buarque de Hollanda (Chico Buarque)
05
Il nome di Maria
Bardotti - Francisco Buarque de Hollanda (Chico Buarque)
06
Funerale di un contadino (Funeral do lavrador)
João Cabral de Melo Neto - Francisco Buarque de Hollanda (Chico Buarque) (versión: Panvini Rosati - Bardotti)
07
In te
Bardotti - Francisco Buarque de Hollanda (Chico Buarque)
08
Queste e quelle
Bardotti - Francisco Buarque de Hollanda (Chico Buarque)
09
Tu sei una di noi
Bardotti - Francisco Buarque de Hollanda (Chico Buarque)
10
Nicanor
Bardotti - Francisco Buarque de Hollanda (Chico Buarque)
11
In memoria di un congiurato
Bardotti - Francisco Buarque de Hollanda (Chico Buarque) - Cecília Meireles
12
Ed ora dico sul serio
Bardotti - Francisco Buarque de Hollanda (Chico Buarque)