Suscripción Newsletter

Recibe noticias y avisos de promociones especiales
¡Precio rebajado! 01

01

Chico Salem
Discos: MPB

Disponible

8,31 € impuestos inc.

-50%

16,62 € impuestos inc.

Ficha técnica Discos

Sello Independiente
Estilo MPB
Año de Edición Original 2001

Más

Chico Salem (voz, guitarra acústica, arreglos)

Cláudio Faria (trompeta), Bocato (trombón), Marcelo Jenessi (teclados, acordeón, efectos), Swami Jr. (guitara de 7 cuerdas, guitarra acústica, bajo), Danilo Moraes (guitarra eléctrica), Thiago Pitiá (guitarra eléctrica), Paulo Freire (viola caipira), Henrique Alves (bajo eléctrico), Paulo Paulelli (contrabajo), Guilherme Kastrup (batería, percusión, samples), Yakashi Numasawa (batería), Marcos Suzano (pandeiro), Alê Siqueira (efectos, producción).

Participación especial de: Arnaldo Antunes (voz), Chico César (guitarra acústica y arreglos, en "Caieira"), Fabio Tagliaferri (viola).

“01" é o primeiro álbum da carreira solo do artista, É expressivo do momento pelo qual passava o músico e o que pretendia comunicar a seus ouvintes, como ele mesmo diz. “O ‘Zero Um’ nasceu da vontade de gravar músicas que eu havia composto dos 14 aos 22 anos”, ratifica, idade com a qual lançou o disco. Nesse processo Chico foi para estúdio acompanhado apenas do produtor Alê Siqueira, levando somente canções de sua autoria, “com exceção de duas, em parcerias com Danilo Morais”, sublinha. De todo modo, foi esta uma primeira aventura “muita solitária e particular, era o que eu estava vivendo”, realça.
O disco ttraz referências de sua formação artística e ingredientes que foram acrescentados com o passar dos anos. Como numa boa receita tradição e modernidade contemplam-se tolerantemente. Nada tão surpreendente para quem aprendeu a admirar os ases da nossa “Tropicália”. “Foi algo forte na minha formação ter a música organicamente cultivada na minha casa… Comecei a estudar cedo, com seis anos eu já tocava, fui sendo convidado para bandas e projetos, fazia rodinha de violão com os amigos até o nascer do dia, sempre foi algo muito natural na minha vida. A verdade é que eu nunca tive outra opção porque nunca senti dentro de mim vontade de seguir outro caminho senão o da música. Eu sinto que na verdade não fui eu quem escolheu a música e sim ao contrário, a música que me escolheu”, reflete. Dentre as influências nominais Salem cita Gil, Caetano, Chico e Raul Seixas.
“As minhas influências para esse disco, que também são as referências para a minha vida, são os grandes nomes da música brasileira”, assinala. Logo, cabe uma história contada pelo entrevistado. “Quando eu tinha mais ou menos 17 anos, teve uma presença muito forte na minha vida que foi a aparição do Chico César, com aquele jeito particular de tocar violão e de cantar, que me fascinou muito. Quase toda obra do ‘01’ partiu de levadas de violões que eu fazia, depois vinha melodia, letra, e isso veio de uma influência muito grande do Chico. Também sempre ouvi muito rock brasileiro, fui sempre muito fã da banda britânica de rock progressivo ‘Pink Floyd’”. Nesse movimento de idas e vindas há uma certeza na vida de Chico, a música veio pra ficar (...)
Multi-instrumentista, cantor, compositor e produtor musical, Chico quase sempre ocupou o posto de guitarrista das bandas de outros grandes artistas.
Chico sabe do que está falando. Vive na prática o que expressa em seu discurso. “Me interesso muito pelos encontros, sou muito curioso e observador. Gosto de observar as pessoas que estão ao meu redor, suas potências e particularidades. Para mim, o melhor jeito de aprender a cantar, tocar um instrumento, se tornar artista é observando”, aconselha.
O desafio é conseguir a fluidez e naturalidade de “quando se está numa roda de amigos ou acompanhando outro artista”, afirma. Chico gosta de percorrer lugares diferentes, do pensamento e do mundo, e sempre com uma perspectiva receptiva e generosa. “Gosto muito de cantar minhas músicas e me conectar diretamente com o público e gosto muito também de estar servindo, como eu faço dsde 1999 com o Arnaldo Antunes, de dar um alicerce para que o artista possa construir em cima disso a sua performance”, endossa. “Essas pessoas me ensinam muito, coisas muito grandes que me ajudam a me encontrar em mim, a encontrar o meu sagrado, aprendendo com quem está por perto. Quem não aprende com quem está do lado desperdiça tudo isso e eu não quero desperdiçar essas oportunidades”. Por isso Chico abre seus braços para o mundo, sereno e disposto, embalado, ainda hoje, pela música da sua infância. Uma criança no adulto. Numa solidão de muitos." (Extracto de la entrevista concedida a Raphael Vidigal publicada en Esquina Musical, 12.04.2016)

Temas

CD 1
01
Olha!
Chico Salem - Danilo Moraes
02
Quase tudo
Chico Salem
03
Caieira
Chico Salem
04
Inverno
Chico Salem
05
Meu sinal
Chico Salem
06
Breu
Chico Salem
Chico Salem, Arnaldo Antunes & Fabio Tagliaferri
07
Bala de festim
Chico Salem
08
Meio tempo
Chico Salem
09
Beira da fama
Chico Salem
10
Querendo
Chico Salem
11
Seca
Chico Salem
12
Voz
Chico Salem - Danilo Moraes