Suscripción Newsletter

Recibe noticias y avisos de promociones especiales
¡Precio rebajado! Cafezinho

Cafezinho

João Suplicy
Discos: Samba-rock

Disponible

8,31 € impuestos inc.

-50%

16,62 € impuestos inc.

Ficha técnica Discos

Sello Independiente / Tratore
Estilo Samba-rock
Año de Edición Original 2003
Bailable

Más

João Suplicy (voz, guitarra acústica, arreglos)

Alexandre Daloia (flautín), Esteban Pascual o Vitor Alcântara (flauta), Luis Cabrera (saxo), Renato Farias, Passarinho (Jesaias) y Ari (trombón), Iran Fortuna o Wilson Domingos Dias (trombón bajo), Marco Delfino (tuba), Guga Stroeter (vibráfono, producción), Pepe Cisneros (piano, órgano, arreglos), Léo Fernandes (órgano, clavinet), Luis Felipe de Lima (guitarra de 7 cuerdas), Dino Barioni (guitarra slide, viola caipira, arreglos de metales), José Nigro (bajo), Domenico Lancellotti (batería), Marcello Effori, Jorge Gomes, Fred Prince, Nina Blauth y Barba (percusión), Kassin (programación de batería, efectos), Berna Ceppas (radio), Fabio Tagliaferri (viola).

Participación especial de: João Pellegrino (voz), Toquinho (guitarra acústica).

"(...) Foi neste ambiente que topei cara-a-cara com João Suplicy, filho da prefeita Marta, do senador Eduardo (PT-SP) e irmão do roqueiro Supla, vendendo seu novo cd aos freqüentadores. Contei para você o breve histórico familiar de João Suplicy porque faz parte, se não contasse provavelmente pagaria um mico pela omissão, já que a única influência familiar musical declarada no site de João foi a de seu irmão mais velho, Supla, que lhe entupiu de Beatles. Apesar de nutrir grande simpatia por todos aqueles que vendem seus discos de mão em mão, na relação direta artista-consumidor, não comprei o disco sem antes lhe perguntar qual era o conteúdo. E ele informou-me que se tratava de samba e samba-rock. Arrastei o artefato sonoro, gosto a beça de samba e também de samba-rock, mas confesso que não botava muita fé.
Minha previsão subdimensiou o acontecimento. O disco Cafezinho de João Suplicy é um dos melhores trabalhos de samba-rock que adquiri.
Neste ponto abro parênteses para uma explicação: samba rock é um gênero musical inspirado pelas músicas de Jorge Ben na década de 70, que servia para animar bailes e reuniões dançantes da época, e dançar, no caso do samba-rock, significa dançar muuuiiito bem e agarradinho à parceira (...)
O recente despertar para o gênero não aconteceu com um disco especifico sobre o estilo musical em questão, mas com uma música nele contida, Meu Guarda Chuva, uma música dos anos 70, originalmente gravada por Elizabeth Vianna e que ressurgiu recriada em 1999 no disco de estréia do grupo Funk Como Le Gusta - Roda de Funk, que era interpretada pela também ex-novata Paula Lima (...) Vale lembrar que a principal característica do gênero samba-rock é a alegria incondicional e o total descompromisso com aprofundamentos político-filosóficos em suas letras. É o que muitos enjoados caracterizariam com sendo música para entretenimento. Eu particularmente aprecio um bocado a temática quase juvenil inserida no contexto samba-rock e nada tenho contra música para entretenimento, feita para pistas de exímios dançarinos ou para momentos de descontração, até porque ninguém é de ferro.
Cafezinho de João Suplicy não escapa a nenhuma das definições conceituais do samba-rock. É um disco que pega leve, de letras bacaninhas, sem refrões grudentos e que vai agradar, com certeza, a todos os apreciadores de samba-rock. Recheado de metais, entre os quais o trombone é o destaque, o disco conta ainda com a participação de músicos da pesada e foi produzido pelo admirável Guga Stroeter. Trata-se portanto de um trabalho detalhadamente cuidado. João Suplicy canta legal e escreveu todas as músicas e letras, algumas sozinho outras assinadas em conjunto pelo único e constante parceiro, João Pellegrino. Gostei de todas as músicas do disco, mas a que mais me chamou a atenção foi um samba nos moldes tradicionais de se fazer samba, Papelão, um bem humorado - porém assertivo - puxão de orelhas na burocracia cartorial que ainda contou com o auxilio luxuoso de execução de uns dos maiores violonistas 7 cordas deste país, Luis Filipe de Lima." Waldemar Pavan (Digestivo Cultural, 03.09.2002)

Temas

CD 1
01
Pura elegância
João Suplicy - João Pellegrino
02
Choramingando
João Suplicy - João Pellegrino
03
Por merecer
João Suplicy
04
No futuro
João Suplicy - João Pellegrino
João Suplicy & João Pellegrino
05
Você inteira
João Suplicy - João Pellegrino
06
Quando a noite vai chegando
João Suplicy - João Pellegrino
João Suplicy & Toquinho
07
Naquele dia
João Suplicy - João Pellegrino
08
Equinócio
João Suplicy - João Pellegrino
09
Papelão
João Suplicy
10
Quando eu  for pro céu
João Suplicy
11
Do nosso amor
João Suplicy - João Pellegrino
12
Borogodó
João Suplicy - João Pellegrino
13
Cafezinho
João Suplicy - João Pellegrino
14
Enquanto o dia não vem
João Suplicy - João Pellegrino