Suscripción Newsletter

Recibe noticias y avisos de promociones especiales

Danç-êh-sá - Dança dos herdeiros do sacrifício (7 caymianas para o fim da canção)

Tom Zé
Discos: MPB

Disponible

18,49 € impuestos inc.

Ficha técnica Discos

Sello Independiente
Estilo MPB
Año de Edición Original 2006

Más

Tom Zé (voz, corneta, flauta, arreglos)

Marcelo Blank (arpa), Adriano Magoo (acordeón), Cristina Carneiro (piano, teclados), Daniel Maia (guitarra de 7 cuerdas, cavaquinho) Paulo Lepetit (bajo eléctrico, cavaquinho, percusión, programaciones, arreglos, producción), Guilherme Kastrup (batería, percusión, programaciones), Adriana Andrette, Jarbas mariz, Luanda Y Sérgio Caetano (coros).

"O disco Danç-Êh-Sá – Dança dos Herdeiros do Sacrifício tem como tema rebeliões e levantes das populações negras e indígenas do Brasil, não muito destacados pela história oficial. Tom Zé “fala” desses acontecimentos num disco eminentemente musical, fortemente rítmico, cujas vocalizações são formadas unicamente por onomatopéias e sonoridades verbais, sem recorrer a versos explícitos. “Somos um país negro, somos herdeiros do trabalho e da cultura dessa raça que nos formou”, diz Tom Zé, falando sobre o Brasil. O cd foi escolhido, numa votação popular, como o melhor de MPB em 2007." (Texto extraído de la página del propio artista)

"(...) É fato que Tom Zé continua inventivo e inquieto, mas Danç-Êh-Sá (Dança dos Herdeiros do Sacrifício) - 7 Caymianas para o Fim da Canção patina no terreno do experimentalismo barato, aquele desenvolvido somente para parecer exótico ou diferente.
O conceito do CD está estruturado na suposição do fim da canção - idéia defendida por Chico Buarque em entrevista - e na fixação (de parcela) da juventude por música eletrônica e comportamentos individualistas. Tentando mixar essas referências com os sons negros que ajudaram a formatar a cultura musical brasileira, Zé criou com base eletrônica sete temas de acento afro e indígena. A produção de Paulo Lepetit - parceiro do compositor em músicas como Uai-Uai, Atchim e Abrindo as Urnas - é azeitada, mas paira a sensação de que os 33 minutos gastos na audição do álbum são tempo perdido. Aos 70 anos, completados em 11 de outubro, Tom Zé já não precisa provar mais nada para ninguém, mas bem que poderia voltar a estudar o samba com a criatividade dos anos 70." Mauro Ferreira (Blog Notas Musicais, 08.11.2006)

Temas

CD 1
01
Uai-Uai (Revolta Queto-Xambá 1832)
Tom Zé - Paulo Lepetit
03:43
02
Atchim (Revolta Paiaiá 1673)
Tom Zé - Paulo Lepetit
06:06
03
Triú-trii... (Revolta Malê 1835)
Tom Zé - Paulo Lepetit
05:22
04
Cara-cuá (Revolta Nagô-Oió 1830)
Tom Zé - Paulo Lepetit
04:53
05
Acum-mahá (Revolta Jege-Mina-Fon 1834)
Tom Zé
04:19
06
Taka-tá (Revolta Banta 1910)
Tom Zé
03:38
07
Abrindo as urnas (Encourados de Pedrão 1823)
Tom Zé - Paulo Lepetit
04:33