Suscripción Newsletter

Recibe noticias y avisos de promociones especiales

Sim

Vanessa da Mata
Discos: MPB

Disponible

27,90 € impuestos inc.

Ficha técnica Discos

Sello Sony BMG
Estilo MPB
Año de Edición Original 2007
Observaciones CD+DVD

Más

Edición especial que incluye el DVD con el documental "Minha intuição" (42').

Participación especial de: Ben Harper y João Donato.

3º disco de la atractiva cantautora matogrosense (Alto Garças, Mato Grosso, 1975) que está destacando entre los artistas de su generación.

Un disco en el que recuerda sus no tan lejanos inicios musicales en los que colaboró con diversos grupos de reggae, ya que este ritmo está presente en diversos temas y no en vano fue grabado entre Kingston (Jamaica) Rio de Janeiro, con destacados músicos brasileños (Davi Moraes, Wilson das Neves, Pedro Sá, Pupillo, Jota Moraes,...) y jamaicanos (Sly Dunbar, Robbie Shakespeare,...)

La producción es de Mario Caldato y de Kassin (cada vez más activo en este tipo de labores).

DVD:Idioma:   Portugués.

Sin subtítulos en Portugués.
Duración total aproximada:    42'

Región 0 (DVD sin restricciones de zona: de uso mundial)
Sistema de color:   NTSC
Sonido:   Dolby Digital 2.0
Formato de pantalla:    4:3

"Canção que fechou o terceiro álbum de Vanessa da Mata, Sim, lançado em 2007, Minha herança: uma flor poderia ter figurado no primeiro álbum dessa cantora e compositora nascida em Alto Garças (MT) em 1976.
Apresentada por Maria Bethânia em 1999, como letrista parceira de Chico César na criação da música A força que nunca seca, Vanessa da Mata debutou no mercado fonográfico em 2002 com disco de repertório autoral pautado pela suavidade com leve acento ruralista.
Como o álbum Vanessa da Mata (2002) surtiu pouco efeito comercial, a gravadora Sony Music direcionou a artista para o produtor Liminha, arquiteto do segundo álbum da cantora, Essa boneca tem manual (2004). Neste disco, bem-sucedido nas paradas, o som de Vanessa da Mata foi devidamente enquadrado no padrão pop dos anos 2000 para poder alcançar o público jovem.
Sim, o álbum de 2007 produzido por Mario Caldato Jr. com Kassin, deu continuidade a esse processo de atualização do som da artista. Contudo, na última faixa das 13 faixas do CD original, havia Minha herança: uma flor, canção de espírito mais interiorano, composta e arranjada somente pela artista.
Gravada somente com a voz e o violão tocado pela própria Vanessa da Mata, a música Minha herança: uma flor retrata a essência da compositora, criadora de melodias intuitivas e de letras que parecem seguir fluxo poético próprio, sem submissão às métricas mais triviais.
A canção prima pela delicadeza ao versar sobre relação amorosa regada como um jardim, com doses equilibradas de paciência e afeto. O “coração partido” da letra foi reconstruído para gerar “amor tranquilo, pleno”.
A canção Minha herança: uma flor ficou esquecida no álbum Sim, mas merece desabrochar, seja na voz de outro intérprete ou mesmo na da própria Vanessa da Mata." Mauro Ferreira, Música para descobrir em casa 28 (g1.globo.com, 20.09.2020)