Suscripción Newsletter

Recibe noticias y avisos de promociones especiales

Até sangrar

Áurea Martins
Discos: Samba-canção

Disponible

16,62 € impuestos inc.

Ficha técnica Discos

Sello Biscoito Fino
Estilo Samba-canção
Año de Edición Original 2008

Más

Áurea Martins (voz)

Terra Trio (Zé-Maria Rocha (piano), Fernando Costa (contrabajo), Ricardo Costa (batería)), Bilinho Teixeira (guitarra), Daniela Spielmann (saxo), Gabriel Grossi (armónica), João Cortez (batería), Jorge Helder (contrabajo), Kátia Preta (trombón).

Participación especial: Alcione (voz), Alberto Chimelli (piano, arreglos), Cristóvão Bastos (piano, arreglos), Emílio Santiago (voz), Francis Hime (piano, arreglos), João Donato (piano, voz, arreglos), João de Aquino (guitarra, voz, arreglo).

Ganó el Prêmio da Música Brasileira de 2008 en la categoría "Mejor Cantante".

Reedición de 2018, en formato Digipack, con motivo de los 10 años del lanzamiento original. 

"Diplomada na escola da noite carioca, Áurea Martins não teve a carreira e a projeção que merecia. É e sempre foi uma das grandes cantoras nacionais. Foi revelada em 1969 ao vencer a quarta edição do programa de calouros A Grande Chance, comandado pelo polêmico apresentador Flávio Cavalcanti (1923 - 1986), mas acabou circunscrita já nos anos 70 ao círculo dos bares, boates e bailes da vida noturna carioca. Nesta altura da vida da intérprete, o lançamento de seu terceiro álbum não vai corrigir a injustiça sofrida pela artista no mercado fonográfico. Até Sangrar vem se somar a uma espaçada discografia que inclui somente um LP gravado em 1972 com arranjos de Luiz Eça (1936 -1992) e um CD de limitada repercussão editado de forma independente em 2003 - ambos fora de catálogo (o LP nunca foi editado em CD). Contudo, Até Sangrar - álbum concebido por Hermínio Bello de Carvalho e pelo pianista Zé-Maria Rocha - atesta para a posteridade a excelência do canto de Áurea Martins. Grandes arranjadores - Terra Trio, Francis Hime, João de Aquino, João Donato, Cristóvão Bastos e o citado Zé-Maria Rocha - armam a cama para Áurea deitar e rolar na interpretação de repertório de tom amargurado.
O disco tem atmosfera noturna, densa, esfumaçada. É como se Áurea estivesse cantando para seus fiéis ouvintes no escuro de uma boate. E com que maestria ela desfia dores de amores platônicos (Ilusão à Toa, unida por afinidade sentimental a Pensando em ti), amores maltratados (Nada por mim, a parceria de Paula Toller com Herbet Vianna que é a única música de universo mais contemporâneo, unida por afinidade temática a Baralho da Vida, jóia obscura de Ulisses de Oliveira), amores torturados por sentimentos de vingança (Há um Deus, Até o Amargo Fim, Ocultei) e amores eventualmente esperançosos (Sem Mais Adeus, com Áurea acompanhada apenas pelo piano tocado e arranjado por Francis Hime, que ainda volta como cantor em Embarcação, tema que encerra o disco). Em essência, Áurea Martins passeia majestosa pelo universo dolorido do samba-canção. Até Sangrar é daqueles discos em que os intérpretes parecem cantar com um punhal cravado no peito. Não por acaso, Lupicínio Rodrigues (1914 - 1974) é o autor que predomina em repertório que também inclui Herivelto Martins (1912 - 1992), aliás outro compositor mestre nas dores de amores.
Dentro deste universo sofrido, em que até mesmo a música de João Donato (piano, vocal e arranjo em Até Quem Sabe) adquire aura mais densa, Áurea divide o microfone com colegas que - como ela -também encararam a noite carioca do Rio de Janeiro na primeira metade dos anos 70. Emílio Santiago pôs sua voz aveludada em Valsa Dueto, parceria pouco conhecida de Carlos Lyra com Vinicius de Moraes (1913 - 1980). Em grande momento, Alcione desfia com a colega os meandros folhetinescos da Vida de Bailarina, sucesso marcante de Ângela Maria na década de 50. No todo, apesar do ranço exageradamente passadista do repertório, Até Sangrar honra a voz de Áurea Martins pela excelência dos arranjos e produção. É o grande CD desta grande cantora da noite." Mauro Ferreira (Blog Notas Musicais, 11.09.2008)

Temas

CD 1
Ocultei
Ary Barroso
Até o amargo fim
Newton Teixeira - David Nasser
Não sou de reclamar
Lupicínio Rodrigues
Há um Deus
Lupicínio Rodrigues
01
Ilusão à toa / Pensando em ti
Johnny Alf / Herivelto Martins - David Nasser
02
Nada por mim / Baralho da vida
Herbet Vianna - Paula Toler / Ulisses de Oliveira
03
Pot-Pourri:
04
Até quem sabe
João Donato - Lysias Ênio
05
Moeda quebrada
Luís Reis - Haroldo Barbosa
06
Edredon vermelho / Molambo
Herivelto Martins/Jaime Florence - Augusto Mesquita
07
Janelas abertas
Antonio Carlos Jobim (Tom Jobim) - Vinicius de Moraes
08
Noturno (Em tempo de samba)
Custódio Mesquita - Evaldo Rui
09
Sem mais adeus
Francis Hime - Vinicius de Moraes
10
Vida de bailarina
Chocolate - Américo Seixas
11
Migalhas
Lupicínio Rodrigues - Felisberto Martins
12
Valsa dueto
Carlos Lyra - Vinicius de Moraes
13
Um favor / Volta
Lupicínio Rodrigues
14
Embarcação
Francis Hime - Chico Buarque de Hollanda (Chico Buarque)