Suscripción Newsletter

Recibe noticias y avisos de promociones especiales

Negra melodia (As canções de Jards Macalé e Luiz Melodia)

Zezé Motta
Discos: MPB

Próximamente disponible

22,27 € impuestos inc.

Ficha técnica Discos

Sello Independiente
Estilo MPB
Año de Edición Original 2011

Más

Zezé Motta (voz)

Ricardo Prado (piano eléctrico, órgano, efectos), Rovilson Pascoal (guitarras, cavaquinho, arreglos, dirección), André Bedurê (bajo, arreglos, dirección), Gustavo Souza (batería, percusión), Amilcar Rodrigues (trompeta), Marcelo Monteiro (saxo soprano), Tiquinho (trombón).

Excelente noveno disco de la gran actriz y cantante fluminense Maria José Motta (Campos, RJ, 1944).

"Uma rápida passada de olhos pelo currículo de Zezé Motta confirma a fama daquela que é uma das grandes artistas brasileiras. A lista de trabalhos que fez para cinema e televisão é enorme, começando no fim dos anos 1960 e mantendo-se sem interrupção até hoje. Entre os muitos personagens que viveu destacam-se os do filme Vai trabalhar vagabundo (1973), de Xica da Silva (1976 no cinema e 1996 na TV) e de Roda viva, esta última um de seus raros papéis no teatro.

Não menos importante é sua carreira musical, no entanto, menos pródiga em termos de lançamentos. A chegada de Negra melodia (Joia moderna) às prateleiras, seu nono disco, pode fazer supor que Zezé pôs fim a hiato musical desde Divina saudade (2000), mas ela garante que não. “Há 11 anos canto toda semana em algum lugar, seja meus hits, seja o repertório de Elizeth Cardoso, que gravei no penúltimo álbum. Só não tenho lançado disco, pois não tenho carreira fixa na música”, explica.

No novo CD, a artista se divide entre meia dúzia de composições de Luiz Melodia e outras tantas de Jards Macalé. O critério escolhido para definir o repertório, conta, foi privilegiar canções dos dois que não estouraram nas rádios. “Sem Pérola negra, Ébano e outras coisas que já havia gravado em discos meus”, observa. Assim, pinçou canções como O sangue não nega, Começar pelo recomeço e Divina criatura, de Melodia, e Anjo exterminador, Soluços e The archaic lonely star blues, de Macalé. “O repertório deles é pouco explorado, mas tem pérolas. Até pouco tempo atrás, eles e outros, como Itamar Assumpção, eram rotulados de malditos. Estão acabando com isso”, analisa a cantora (...)
Às voltas não apenas com as músicas que gravou em Negra melodia, Zezé revela que quer ampliar para 22 o número de canções dos dois compositores para a apresentação. “Percebi que tenho mais intimidade com as músicas do Melodia. Antes desse show, mergulharei na obra do Macalé, de quem só havia gravado uma música até então, Sem essa. No entanto, sempre fui apaixonada por Soluços”, diz. “Macalé foi um desafio não só por isso, mas porque a melodia dele prima por passar por caminhos inesperados. É uma loucura, ele brinca muito com isso. Não conheço uma música dele que tenha melodia linear. Em nenhuma delas dá para adivinhar qual será a próxima nota. Tenho de estar muito atenta à afinação”, avalia a cantora." Eduardo Tristão Girão (EM Cultura, febrero 2011)

Temas

CD 1
01
O sangue não nega
Luiz Melodia - Ricardo Augusto
02
Anjo exterminado
Jards Macalé - Wally Salomão
03
Começar pelo recomeço
Luiz Melodia -Torquato Neto
04
Decisão
Luiz Melodia - Sérgio Mello
05
Pano prá manga
Jards Macalé - Xico Xavier
06
Mal secreto
Jards Macalé - Wally Salomão
07
Soluços
Jards Macalé
08
Onde o sol bate e se firma
Luiz Melodia
09
The archaich lonely blue star
Duda - Jards Macalé
10
Vale quanto pesa
Luiz Melodia
11
Divina criatura
Luiz Melodia - Papa Kid
12
Encanto
Jards Macalé - Xico Xavier - Ligia Anel - Christiane Dar