Suscripción Newsletter

Recibe noticias y avisos de promociones especiales

Xodós

Paulo Bellinati & Marco Pereira
Discos: MPB

Disponible

18,49 € impuestos inc.

Ficha técnica Discos

Sello Borandá
Estilo MPB
Año de Edición Original 2018
Instrumental

Más

Paulo Bellinati (guitarra acústica), Marco Pereira (guitarra acústica)

Edición en formato Digipack.

"As trajetórias pessoais e profissionais dos violonistas Marco Pereira e Paulo Bellinati foram pautadas por tantas afinidades e coincidências que a edição do primeiro álbum em duo dos músicos – Xodós, lançado neste mês de julho de 2018 pela gravadora Borandá – chega a soar previsível e até tardia.
Para começar, ambos são paulistanos e nasceram no mesmo mês e ano, setembro de 1950, com diferença de apenas três dias. Amigos há cerca de 50 anos desde que, jovens aprendizes, tinham aulas de violão com o músico uruguaio Isaías Sávio no Conservatório Dramático e Musical do Estado de São Paulo, Bellinati e Pereira têm outro mestre em comum, Baden Powell (1937 – 2000), violonista extraordinário que exerceu nobre influência nos toques afins dos dois músicos.
No início da década de 1970, os discípulos de Baden chegaram a formar duo, logo desativado porque ambos decidiram ir para a Europa em busca de aprimoramento nos toques dos respectivos violões. Na Europa, eles se dispersaram em países diferentes, mas, de volta ao Brasil, formaram em 1981 o trio Pó de Mico com o percussionista Zé Eduardo Nazário. Só que, mais uma vez, cada um seguiu rumo diferente, embora paralelo.
Álbum instrumental produzido por Swami Jr, Xodós apresenta o resultado de tantas afinidades e caminhos paralelos, mas nunca divergentes, que se bifurcaram novamente em 2015 com o convite de Pereira a Bellinati para a retomada do duo em show apresentado no Clube do Choro de Brasília, no Distrito Federal.
Ali, naquele show em que os violonistas celebraram e tocaram sucessos do cancioneiro do compositor e sanfoneiro pernambucano Dominguinhos (1941 – 2013), surgiu a semente de Xodós, álbum gravado entre julho e agosto de 2016. Não por acaso, o disco abre com registros instrumentais de quatro hits de Seu Domingos.
Em que pese o repertório inteiramente brasileiro, Xodós é disco que mostra a benéfica influência do jazz nos toques das cordas de nylon do violão de Pereira e das cordas de aço do violão de Bellinati. É jazz à moda brasileira, com improviso feito sem jogar nota fora. Outro traço em comum, aliás, entre estes dois músicos de toques tão afins quanto complementares." Mauro Ferreira

Temas

CD 1
1
De volta pro aconchego
Dominguinhos - Nando Cordel
2
Gostoso demais
Dominguinhos - Nando Cordel
3
Eu só quero um xodó
Dominguinhos - Anastácia
4
Isso aqui tá bom demais
Dominguinhos - Nando Cordel
5
Café compadre
Marco Pereira
6
Santo Amaro
Marco Pereira
7
Fandango
Paulo Bellinati
8
Jongo
Paulo Bellinati
9
Amigo Leo
Marco Pereira
10
Choro de Juliana
Marco Pereira
11
Uma valsa e dois amores
Dilermando Reis
12
Magoado
Dilermando Reis
13
Xodó da bahiana
Dilermando Reis
14
Se ela perguntar
Dilermando Reis