Suscripción Newsletter

Recibe noticias y avisos de promociones especiales

Moda de Rock toca Led Zeppelin

Moda de Rock
Discos: Caipira / Rock

Disponible

18,49 € impuestos inc.

Ficha técnica Discos

Sello Independiente / Tratore
Estilo Caipira / Rock
Año de Edición Original 2018

Más

Ricardo Vignini (viola caipira), Zé Helder (viola caipira, voz)

Participación especial de: Fabio Tagliaferri (viola), Sérgio Duarte (armónica), Zé da Flauta (flauta), Marcos Suzano (percusión), Ana Deriggi (voz).

En su tercer disco de estudio -también tienen un DVD-, el duo Moda de Rock formado por los violeiros Ricardo Vignini (São Paulo, SP, 1973) y Zé Helder (Cachoeira de Minas, Minas Gerais, 1973), homenajea a Led Zeppelin con motivo de los 50 años del lanzamiento del primer álbum del famoso grupo británico de hard rock.
Formados en la escuela del rock, exmiembros del grupo Matuto Moderno, los dos instrumentistas pasaron de la guitarra eléctrica a la viola caipira y crearon este original -casi insólito- proyecto en 2007 en el que, con sorprendente habilidad, adaptan superclásicos del rock internacional al formato de 'moda de viola', uno de los más clasicos de la música 'caipira' brasileña, y los interpretan con maestría.

Edición en formato Digipack.

"O título do álbum, Moda de Rock toca Led Zeppelin, não está escrito na capa. Contudo, para bom entendedor, basta a imagem da capa. A ilustração de Davino alude à capa do quarto álbum de estúdio do grupo inglês Led Zeppelin, apresentado ao universo pop em novembro de 1971.
Lançado em CD neste mês de agosto de 2018 pelo selo Folguedo, um mês após a edição digital, o álbum Moda de Rock toca Led Zeppelin traz o cancioneiro da desativada banda de Jimmy Page e Robert Plant para o universo caipira.
A transposição é feita com o virtuosismo da dupla intitulada Moda de Rock justamente porque a intenção dos violeiros Ricardo Vignini e Zé Helder é inventar moda – mas sem fazer graça – ao tocar músicas do mundo do rock com o toque da viola caipira, evocando sons do Brasil rural.
O paulista Vignini e o mineiro Helder são músicos egressos do grupo Matuto Moderno. Desde 2007, eles levam adiante o projeto da dupla Moda de Rock. O primeiro álbum, Moda de Rock – Viola extrema, foi lançado em 2011. Cinco anos depois, em janeiro de 2016, a dupla lançou Moda de Rock II.
O álbum dedicado ao cancioneiro do Led Zeppelin é o terceiro álbum de estúdio do duo. Sem jamais cair na vala comum do exotismo, Vignini e Helder desencavam neste disco a raiz folk e o acento blues que também estão entranhados no repertório do Led Zeppelin, em especial na música de Robert Plant, principal compositor do grupo ao lado de Jimmy Page.
Na música que abre o álbum, Black dog (Jimmy Page, John Paul Jones e Robert Plant, 1971), o duo incorpora o toque de blues da gaita de Sérgio Duarte, convidado do disco. Em Kashmir (Jimmy Page, John Bonham, John Paul Jones e Robert Plant, 1971), composição que encerra o disco, o músico que se une à dupla é o percussionista Marcos Suzano.
O álbum Moda de Rock toca Led Zeppelin é essencialmente instrumental. Mas há eventuais faixas cantadas. Em Going to California (Jimmy Page e Robert Plant, 1971), Zé Helder se revela um cantor mais do que eficiente. De todo modo, é no toque virtuoso dos violeiros que se sustenta o terceiro álbum de estúdio do duo Moda de Rock."

Temas

CD 1
1
Black dog
Jimmy Page - Robert Plant - John Paul Jones
Ricardo Vignini, Zé Helder & Sérgio Duarte
2
All my love
onh Paul Jones - Robert Plant
3
Rain song
Jimmy Page - Robert Plant
4
Friends
Jimmy Page - Robert Plant
5
Going to California
Jimmy Page - Robert Plant
6
No quarter
Jimmy Page - Robert Plant - John Paul Jones
7
Immigrant song
Jimmy Page - Robert Plant
8
Tangerine
Jimmy Page
9
Good times bad times
Jimmy Page - John Bonham - John Paul Jones
10
Bron-yr-aur
Jimmy Page
11
Dancing days
Jimmy Page - Robert Plant
12
Thank you
Robert Plant
Ricardo Vignini, Zé Helder, Ana Deriggi & Zé da Flauta
13
Four sticks
Jimmy Page - Robert Plant
Ricardo Vignini, Zé Helder & Fábio Tagliaferri
14
D´yer ma´ker
Jimmy Page - Robert Plant - John Bonham - John Paul Jones
15
Kashmir
Jimmy Page - Robert Plant - John Bonham
Ricardo Vignini, Zé Helder & Marcos Suzano