Suscripción Newsletter

Recibe noticias y avisos de promociones especiales

Pedras e sonhos

El Efecto

Disponible

16,62 € impuestos inc.

Ficha técnica Discos

Sello Independiente
Año de Edición Original 2012
Recopilación No

Más

El Efecto: Tomás Rosati (voz, clarinete, melódica, percusión), Bruno Danton (voz, guitarra eléctrica, cavaquinho, trompete),  Eduardo Baker (bajo), Pablo Barroso (voz, guitarra eléctrica) y Gustavo Loureiro (batería).

Otros músicos participantes: Diogo Furieri (voz), Karina Neves (flauta, pífano, coros), Deyvisson Vasconcelos (clarinete, fagot), Matheus Correa (trompeta, flugelhorn), Jonas Correa (trombón), Tomás Alem (didyeridú), Donato (teclados, guitarra acústica, arreglos), Alexandre Guerra (bajo), Bernardo Aguiar (percusión), Mari Ghella (percusión sinfónica), Conrado Kempers (violín, coros), Vokin Loksar (cello, contrabajo), Carolina Thibau, Dandara catete, Iuri Gouvêa, Letícia Catete, Pollyana Vieira y Uirá Bueno (coros), Leonardo Justi (programaciones).

Edición en formato Digipack.

"Em 2012, a banda carioca El Efecto completava 10 anos de carreira e o lançamento do seu terceiro disco, Pedras e Sonhos. O quinteto sempre se destacou pela sua habilidade de contar histórias contundentes e criativas, que servem como um espelho para a realidade social brasileira. Narrando crítica social ao som de um rock agitado e desprendido de rótulos, empregando misturas de gêneros e arranjos complexos, El Efecto é estimulante para o ouvinte dedicado.
Pedras e Sonhos, que à época foi descrito pela banda como "um balanço desse tempo todo de trajetória" de 10 anos de banda, é um disco que reflete bem essa identidade do grupo. El Efecto explora sonoridades brasileiras, que vão desde o baião ao funk carioca, para contar histórias críticas explorando a vivência br. "O Encontro de Lampião e Eike Batista", primeira faixa do disco, concentra esse conceito muito bem, sendo uma das faixas mais conhecidas de toda a carreira do grupo. Alternando entre baião e rock explosivo, a faixa conta em cordel a história do encontro pitoresco do cangaçeiro com o milionário (hoje classe média, né gente), em uma disputa territorial e inegavelmente ideológica.
Na segunda faixa, El Efecto confirma que o intuito de Pedras e Sonhos é surpreender, além de cativar. A curiosíssima "Pedras e Sonhos", um subversivo chamado à militância, mistura uma espécie de ritmo tecnobrega com rock alternativo, salsa e sabe-se lá mais o que, exibindo uma palheta de sons e ritmos colorida, bem-humorada e dançante, contrastando o trio de instrumentos de sopro luminescentes com a energia soturna das guitarras pesadas e do tema central das letras.
Cada faixa de Pedras e Sonhos é única e contém uma história contada por som e por letra, dois personagens que se entrelaçam de maneira inteligente e imaginativa. "Adeus Adeus" usa coros doces, harmonias domadas, teclados suaves, pregações e até blues para compartilhar uma história de autodescoberta em torno da rejeição da fé religiosa, da culpa cristã e da pressão dos dogmas da instituição igreja.
Ai ai 2012. Assumindo um posicionamento anti capitalista e fortemente social, Pedras e Sonhos viralizou quando o Brasil ainda tinha alguma estabilidade política. Nada mais justo do que, em 2018, El Efecto ter combustível de sobra para alimentar a chama incandescente da sua crítica. E de fato tem. O grupo lançou em março o incrível Memórias do Fogo (resenha esperta aqui), uma evolução que transcendeu a identidade artística da banda a níveis estratosféricos, provando o que Pedras e Sonhos já antecipava: El Efecto é uma das bandas de rock brasileiro mais relevantes da atualidade." (timbrebr.com , 02.06.2018)

Temas

CD 1
1
O encontro de Lampião com Eike Batista
El Efecto
2
Pedras e sonhos
El Efecto
3
Adeus adeus
El Efecto
4
Cantiga de ninar
El Efecto
5
Prelúdio em HD
El Efecto
6
N'aghadê
El Efecto
7
A caça que se apaixonou pelo caçador
El Efecto
8
Consagração da primavera
El Efecto
9
Os assaltimbancos
El Efecto