Suscripción Newsletter

Recibe noticias y avisos de promociones especiales

Pianismo

Hercules Gomes
Discos: Jazz

Disponible

18,49 € impuestos inc.

Ficha técnica Discos

Sello Independiente
Estilo Jazz
Año de Edición Original 2013
Recopilación No
Instrumental

Más

Hercules Gomes (piano solo)

Edición en formato Digipack.

"Em seu primeiro trabalho solo o pianista Hercules Gomes demostra suas fortes influências de ritmos brasileiros, jazz e da música erudita aliadas a uma técnica refinada traduzindo ao piano seu universo sonoro. Em 6 composições próprias e 6 arranjos para músicas de compositores como Edu Lobo, Hermeto Pascoal e Ernesto Nazareth, o cd Pianismo traz fotografias panorâmicas do piano brasileiro com muito ritmo e lirismo."

"O conceito do disco é inteiramente de música brasileira. A decisão foi natural. Sempre gostei muito de rítmicos brasileiros, especialmente os tradicionais. Por isso gravei choro, baião, maracatu, valsa, jogo, etc. Gosto muito de explorar essa riqueza no piano, principalmente porque muitas coisas ainda precisam ser "inventadas" no piano, ou seja, transpostas de sua instrumentação e formato originais para o piano. Eu gosto muito desses desafios. Sobre composições, eu não queria gravar um disco inteiramente autoral porque gosto muito de criar em cima do que já existe. E ao mesmo tempo gosto de compor. Então fiz meio a meio...
"Pianismo" é uma palavra que oficialmente não existe no dicionário, porém é muito usada por pianistas pesquisadores para se referir ao estilo, às qualidades, às principais características de um pianista ou de um compositor. Por isso se fala por exemplo do pianismos de Chopin, ou seja, de sua forma de compor para piano. Do pianismo de Vladimir Horowitz, se referindo ao seu estilo avassalador de interpretar peças ao piano. É um termo mais usado no ambiente da música clássica.
Meu processo de composição é bastante intuitivo. Geralmente sento ao piano e começo a improvisar. Guardo as melhores ideias e assim as composições vão nascendo... Apucarana foi uma música que compus pra ser gravada nesse disco (Pianismo). É uma composição com formato simples de tema e improviso. Algumas músicas componho como peças, totalmente escritas e para serem tocadas no piano. Outras, como Apucarana por exemplo, componho pensando em grupo e geralmente essas são composições mais fáceis de se adaptar quando toco em trio por exemplo. Então quando compus o ostinato foi pensando no contrabaixo e na condução rítmica da música."

Natural de Vitória (ES), Hercules iniciou seus estudos aos 13 anos como autodidata e pouco tempo depois já tocava em bandas do cenário musical capixaba. Estudou na Escola de Música do Espírito Santo (a então EMES) e posteriormente ingressou no curso de Música Popular na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), onde se formou bacharel.
Apresentou-se em alguns dos mais importantes festivais de música no Brasil e no exterior como a MIMO, em Ouro Preto (MG); o Savassi Festival em Belo Horizonte (MG); o Festival de Inverno de Campos do Jordão, em Campos do Jordão (SP); o Festival Internacional Jazz Plaza, em Havana (Cuba); o Festival Piano, Piano, no Centro Cultural Kirchner, em Buenos Aires (Argentina) e o Brazilian Music Institute, em Miami (EUA).
Em 2012 foi o vencedor do 11º Prêmio Nabor Pires de Camargo – Instrumentista promovido pela Fundação Pró-Memória de Indaiatuba em homenagem ao importante compositor natural da cidade.
E em decorrência do Prêmio Nabor, em 2013 recebeu a Outorga do Colar do Centenário pelo Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo. Em 2014 foi vencedor do I Prêmio MIMO Instrumental promovido pelo maior festival de música instrumental do Brasil (MIMO) com o objetivo de revelar novos talentos.
Já participou de trabalhos com Arismar do Espirito Santo, Nelson Ayres, Letieres Leite, Nailor Proveta, Wilson das Neves, Banda Mantiqueira, dentre outros. Em 2014 participou do projeto GOMA-LACA – Afrobrasilidades em 78 RPM ao lado do maestro baiano Letieres Leite, projeto que resgatou músicas do candomblé, capoeira, jongo, maracatu, embolada e choro originalmente gravadas entre as décadas de 1920 e 1950. E em 2015 participou da gravação do CD Radamés Gnattali – Concertos Cariocas no qual interpretou o Concerto Carioca nº 2 com a Orquestra Sinfônica de Campinas. Como solista da mesma orquestra se apresentou no 48º Festival de Inverno de Campos do Jordão onde interpretou a Segunda Rapsódia de George Gershwin no Auditório Cláudio Santoro.
Participou como professor ministrando palestras, oficinas e workshops em importantes festivais como a 32ª Oficina de Música de Curitiba, o II Festival de Piano de Natal, o Savassi Festival 2016, o VIII Festival Internacional de Música de Campina Grande (FIMUS) e o 18th Annual Brazilian Music Institute, em Miami (EUA).
Em 2013, lançou seu primeiro trabalho solo no qual demonstra suas fortes influências de ritmos brasileiros, jazz e da música erudita aliadas a uma técnica refinada traduzindo ao piano seu universo sonoro. Com 6 composições próprias e 6 arranjos para músicas de compositores como Edu Lobo, Hermeto Pascoal e Ernesto Nazareth, o CD Pianismo traz fotografias panorâmicas do piano brasileiro com muito ritmo e lirismo. E em 2018 lançou seu segundo álbum intitulado “No tempo da Chiquinha” em comemoração aos 170 anos da pianista e compositora Chiquinha Gonzaga.
Hercules é considerado um dos mais representativos pianistas brasileiros da atualidade não somente por suas habilidades técnicas mas também pela escolha do seu expressivo repertório.

Temas

CD 1
1
Allegro em 3
Hercules Gomes
2
Dança do corrupião
Edu Lobo - Paulo César Pinheiro
3
Zanzando em Copacabana
Radamés Gnattali
4
Helena
Hercules Gomes
5
Vá carregar piano
Nabor Pires de Camargo
6
Duda no frevo
7
Toada
Hercules Gomes
8
Apucarana
Hercules Gomes
9
Nação primeira
Hercules Gomes
10
Viva o Rio de Janeiro
11
Platônica
12
Odeon
Ernesto Nazareth