Suscripción Newsletter

Recibe noticias y avisos de promociones especiales

Cavala

Maria Beraldo
Discos: Experimental

Disponible

16,62 € impuestos inc.

Ficha técnica Discos

Sello Risco
Estilo Experimental
Año de Edición Original 2018

Más

Maria Beraldo (voz, clarinete, guitarra eléctrica, sintetizadores, programaciones)
Tó Brandileone (guitarras, bajo eléctrico, sintetizadores, programaciones, producción), Sérgio Abdalla (guitarra eléctrica, preproducción), Tim Bernardes (guitarra eléctrica), Mariá Portugal (batería, sintetizadores, programaciones, coros).

Edición en formato Digipack.

"Clarinetista de Arrigo Barnabé e Elza Soares, a cantora ainda mostra uma MPB mais inventiva e experimental. Com apenas uma vogal, a cantora e clarinetista Maria Beraldo expôs o estereótipo que se impõe às mulheres, sobretudo na arte. Ser uma cavala se subentende alguém bruta, forte e imponente, por vezes rude. Ao batizar seu disco de estreia com o feminino de cavalo a cantora quer romper com esse lugar “delicado” e “cândido” dado ao feminino. A brutalidade do termo em vez do comum “égua”, simboliza um atributo que a sociedade quer dizer como exclusiva aos homens.
O disco é um dos experimentos pop mais experimentais do ano e também o mais punk (na episteme do termo). Na sonoridade há muita aproximação com o jazz e com o rock, mas sem se ater ao formalismo de cada gênero.  Guiado por um senso de autodescoberta, Beraldo aborda diversos aspectos sobre sexualidade, como é o caso de “Amor Verdade” e “Gatas Sapatas”. Tece ainda um panorama do lugar feminino ao falar do mito grego de Helena, a mulher mais bela do mundo.
Integrante do grupo Quartabê, Maria esteve envolvida em diversos projetos recentes dessa renovação da música pop brasileira, de Elza Soares, Arrigo Barnabé a Iara Rennó. Seu disco contou com produção de Tó Brandileone e da própria artista para criar um trabalho de cores fortes, dramático e uma narrativa que revela a necessidade de se manter firme.
É também um trabalho que se insurge como representante assumido de uma estética queer. Em “Importância”, Beraldo fala de um amor não-binário (“Eu não sei dizer se é um homem / Ou uma mulher”). Já “Eu Te Amo”, de Chico Buarque e Tom Jobim, ganha aqui uma interpretação e arranjos bem diferentes, o que mostra a segurança da artista em imprimir uma personalidade própria. E temos o hit “Tenso”, sobre um “tesão desavisado”, rompendo fronteiras do afeto. Um disco poderoso e reflexo de uma nova música pop BR, mais aberta a novas identidades e por isso mesmo mais corajosa." Paulo Floro (Revista O grito, 20.07.2018)

Maria Beraldo es clarinetista, cantante y compositora, miembro del Trio Bolerinho y del grupo instrumental Quartabê, y ha colaborado con Elza Soares, Arrigo Barnabé, Lineker, Romulo Fróes, Negro Leo y Iara Rennó, entre otros. Ha sido nominada al Prêmio Multishow de Música Brasileira com Artista Revelación del Año.

Temas

CD 1
1
Tenso
Maria Beraldo Bastos
2
Da menor importância
Maria Beraldo Bastos
3
Amor verdade
Maria Beraldo Bastos
4
Maria
Maria Beraldo Bastos
5
Rainha
Maria Beraldo Bastos
6
Eu te amo
Antonio Carlos Jobim (Tom Jobim) - Francisco Buarque de Hollanda (Chico Buarque)
7
Cavala
Maria Beraldo Bastos
8
Helena
Maria Beraldo Bastos
9
Sussussussu
Maria Beraldo Bastos - Mariá Portugal
10
Gatas sapatas
Maria Beraldo Bastos - Mariá Portugal