Suscripción Newsletter

Recibe noticias y avisos de promociones especiales

Outono no Sudeste

Maurício Pereira
Discos: Pop / MPB

Disponible

14,95 € impuestos inc.

Ficha técnica Discos

Editorial Independiente
Estilo Pop / MPB
Año de Edición Original 2018

Más

Maurício Pereira (voz, saxos)
Amilcar Rodrigues (trompeta, flugelhorn, bombardino), Pedro Montagnara (piano, piano eléctrico, órgano, clavecín, sintetizador), Tonho Penhasco (guitarras), Henrique Alves (bajo), Gabriele Basile (batería, percusión), Chico Bernanrdes, Manuela Pereira y Tim Bernarde (coros), Gustavo Ruiz (guitarra lap steel, programaciones, producción).

Edición en formato Digipack.

7º álbum en solitario del compositor e instrumentista paulistano Mauricio Pereira, exmiembro de Mulheres Negras, producido por Gustavo Ruiz (hermano y productor de Tulipa Ruiz, entre otros). Un buen disco, introspectivo, agudo, sereno y un punto nostálgico, en el que están presentes sus tres hijos: Tim Bernardes (del grupo O Terno y ya con un excelente disco en solitario), Manuela Pereira y Chico Bernardes.

“Pra que caneta, papel? / A poesia hoje não apareceu / E as rosas / Na floricultura / E os pássaros / Na gaiola … Eu não sei se o amor existe / Eu sou um homem triste“. Em tom sóbrio, o canto melancólico de A Mais (Rubião Blues), faixa de abertura de Outono no Sudeste (2018, Independente), indica parte do caminho percorrido pelo cantor e compositor paulistano Maurício Pereira no 7º álbum de inéditas em carreira solo. Versos descritivos, ora cantados, ora declamados, como se cada elemento espalhado pelo cotidiano do artista fosse observado de maneira atenta e transformado em música. Pequenas narrativas visuais que se permitem montar na cabeça do ouvinte, fazendo de Outono no Sudeste uma obra que parece maior a cada nova audição. Exemplo disso está na lenta construção de Mulheres de Bengala, música em que transforma um encontro aleatório no centro de São Paulo em um ato grandioso, hipnótico (...) Um verdadeiro labirinto sonoro e poético, cuidado que se reflete na faixa-título do disco ou mesmo na apaixonada Piquenique no Horto.
O mesmo preciosismo na composição dos versos ecoa com naturalidade na formação dos arranjos. Para além do som torto que vem explorando desde o debute Na Tradição (1995), ou mesmo na curta discografia d’Os Mulheres Negras, Pereira se concentra na produção de uma obra musicalmente homogênea. São melodias delicadamente ancoradas no jazz, samba e soul, cuidado que se reflete desde a faixa de abertura do disco, A Mais (Rubião Blues), e segue até a derradeira Uma Pedra, faixa que cresce em meio a ondulações melancólicas, reforçando a dor detalhada nos versos (“Sou só / Estou só / Fui criada solta / À beira de qualquer caminho / O pó da estrada é a minha maquiagem“). Parte dessa estrutura vem da forte interferência do Gustavo Ruiz como produtor do disco, além, claro, do expressivo time de instrumentistas que acompanha o cantor durante toda a execução da obra. Seja nos instantes de maior recolhimento, vide a delicada Cartas pra Ti, ou nos momentos de vívida euforia, como em Florida e Os Amigos ou O Coração É Um Órgão, perceba como Outono no Sudeste em nenhum momento se distancia de uma mesma base instrumental, como se cada elemento do álbum servisse de base para a faixa seguinte.
São pianos complementares e a linha de baixo sempre destacada, guitarras e instrumentos de sopro, como o habitual saxofone de Pereira, e até mesmo as vozes dos filhos Chico Bernardes, Manuela Pereira e Tim Bernardes, colaboradores em diversas faixas ao longo da obra. De fato, é necessário tempo até perceber todas as nuances e frações minimalistas que se espalham por entre as brechas do trabalho, como se o músico paulistano brincasse com a lenta sobreposição de ideias, preferência que se reflete na imagem de capa do disco, assinada por Biba Rigo. Uma coleção de pequenos acertos que vai da poesia descritiva ao menor fragmento instrumental."  Cleber Facchi (Miojo Indie, 28.05.2018)

Temas

CD 1
1
A mais (Rubião blues)
Maurício Pereira - Dr. Morris
2
Tudo tinha ruído
Maurício Pereira - Arthur de Faria
3
Cartas pra ti
Maurício Pereira
4
Florida
Maurício Pereira
5
Os amigos ou o coração é um órgão
Maurício Pereira - Skowa
6
Mulheres de Bengalas
Maurício Pereira - Lu Horta
7
Outono no Sudeste
Maurício Pereira - Daniel Szafran
8
Não me incommodity
Maurício Pereira - Edson Natale
9
Piquenique no horto
Maurício Pereira - Daniel Galli - Filipe Trielli
10
Quatro dois quatro
Maurício Pereira - Tonho Penhasco
11
Maldita rodoviária
Maurício Pereira
12
Uma pedra
Maurício Pereira - Daniel Galli - Rhaissa Bittar