Suscripción Newsletter

Recibe noticias y avisos de promociones especiales

Ansiedade na cidade

Catavento
Discos: Pop

Disponible

19,36 € impuestos inc.

Ficha técnica Discos

Sello Honey Bomb Records
Estilo Pop
Año de Edición Original 2018

Más

Catavento: Cleomenes Junior (saxo, flauta), Johnny Boaventura (piano eléctrico, teclados, clavecin, coros), Leonardo Sandi rech (guitarra eléctrica, teclado, sintetizador, coros), Leonardo Lucena (guitarra eléctrica, bajo, samples, beats, coros), Lucas Bustince (batería, percusión, coros), Jonas Bustince (percusión, batería, coros), Francisco Maffei (samples, guitarra eléctrica, coros).

Edición en formato Digipack.

Buen tercer dsco del grupo gaúcho, uno de los máximos exponentes de la actual música psicodelica brasileña (junto a Boogarins y Terno Rei).

"Sente-se, respire fundo, busque conforto na imersão dos fones de ouvido e deixe que a viagem musical proposta pela banda gaúcha Catavento tenha início. De essência escapista, ainda que consciente, centrado em conflitos urbanos, crises existencialistas e tormentos pessoais, Ansiedade na Cidade (2018, Honey Bomb Records) convida o ouvinte a se perder em uma cama de sons enevoados, como um doce refúgio criativo. Melodias e versos que transitam entre o delírio e a realidade crua, como uma extensão natural de tudo aquilo que o grupo original de Caxias do Sul vem produzindo desde o primeiro álbum de estúdio, Lost Youth Against The Rush (2014).
Os versos angustiados de Deus Online refletem a busca desesperada do eu lírico por respostas, além, claro, do desejo imediato por atenção, sentimento reforçado pela euforia das redes socais. Um reflexo da alma inquieta de qualquer indivíduo, conceito que vem sendo explorado pela banda desde o álbum anterior, o maduro CHA (2016), mas que alcança melhor resultado nas canções do presente disco.
Melancólico e provocativo, esse mesmo direcionamento se materializa de diferentes formas ao longo da obra. Há desde composições indagadoras, como no pop psicodélico de Se Não Vai, até faixas que se permitem provar de debates políticos e sociais, como em Paraíso do Terceiro Mundo. Uma colisão de ideias e experiências particulares que refletem a interferência de cada colaborador da banda.
Interessante notar que mesmo sóbrio, por vezes amargo em excesso, conceito reforçado em músicas como Alergia Alergia, Ansiedade na Cidade está longe de parecer uma obra arrastada, talvez impossível de ser digerida pelo ouvinte. Pelo contrário, difícil não se deixar guiar pela melancolia fina que rege o disco, direcionamento sutilmente corrompido pela inserção de pequenos respiros criativos ao longo da obra. É o caso de Lagartia, música que se espalha em meio a guitarras preguiçosas, espaçadas, e versos pensados para confortar o ouvinte. Um som delirante que alcança maior refinamento na colorida This is Life / Corre, composição que se aproxima da musicalidade cósmica de estrangeiros como Washed Out.
A própria base instrumental do disco, sempre detalhista, parece trabalhada de forma a hipnotizar o ouvinte. Exemplo disso está na dobradinha composta por Panca Úmida e Groove Geral. Enquanto a primeira canção se espalha sem pressa, dialogando com o mesmo dream-pop-jazzístico de King Krule e BadBadNotGood, ao esbarrar na faixa seguinte, um nítido ponto de evolução do trabalho. Poucas vezes antes o grupo gaúcho pareceu tão próximo da música brasileira em sua forma convencional, reverberando nostalgia em uma clara conexão com a obra de veteranos como Gilberto Gil. Melodias deliciosamente letárgicas, contraponto ao tom sério dos versos, naturalmente centrados no atual cenário político do país.
Feito para ser apreciado sem pressa, sussurrando informações e referências disfarçadas a cada nota ou mínimo fragmento poético, Ansiedade na Cidade ganha destaque no álbum visual que o acompanha. Um registro contínuo, guiada pelo movimento e inserções pontuais que dialogam com a obra de Toro Y Moi em Boo Boo (2011), uma das inspirações do projeto. Incontáveis camadas instrumentais, líricas e estéticas que se conectam diretamente com a imagem de capa do disco, ilustração que conta com a assinatura de Leonardo Sandi e, sutilmente, revela ao público parte do universo mágico que se esconde por entre as brechas do disco." Cleber Facchi (Miojo Indie, 09.08.2018)

Temas

CD 1
1
F5
Catavento - Leonardo Lucena
2
Deus online
Catavento - Leonardo Lucena
3
Lagartia
Catavento - Eduardo Panozzo
4
Se não vai
Catavento - Leonardo Lucena
5
Panca úmida
Catavento - Leonardo Sandi Rech
6
Groove geral
Catavento - Johnny Boaventura
7
This life / Corre
Catavento - Leonardo Sandi Rech
8
Alergia, alergia
Catavento - Leonardo Lucena - Leonardo Sandi rech
9
Paraíso do terceiro mundo
Catavento - Leonardo Lucena - Leonardo Sandi rech
10
Leve agora mesmo!
Catavento