Suscripción Newsletter

Recibe noticias y avisos de promociones especiales

Pérolas para Jobim

Duo Vieira
Discos: MPB

Disponible

18,49 € impuestos inc.

Ficha técnica Discos

Sello Independiente
Estilo MPB
Año de Edición Original 2018

Más

Duo Vieira: Rebeca Viera (voz) y Ricardo Vieira (guitarra de 7 cuerdas)

Ismark Nascimento (castañuelas, en "Se é por falta de adeus").

Edición en formato Digipack.

"Título menos conhecido da parceria de Antonio Carlos Jobim (1927 – 1994) com Chico Buarque, a valsa Imagina (1983) é a primeira das 10 músicas na disposição do álbum Pérolas para Jobim, do Duo Vieira.
É também a única música que parece escapar do recorte do repertório deste primeiro álbum do Duo Vieira. Mas não foge, a rigor.
Afinal, Imagina foi composta em 1947 com o título de Valsa sentimental, embora somente tenha sido lançada em disco após 36 anos, com a letra posterior de Chico, na trilha sonora do filme Para viver um grande amor (1983).
Formado em novembro de 2017 pela cantora fluminense Rebeca Vieira com o violonista sergipano Ricardo Vieira, o duo quis gravar somente músicas compostas por Jobim antes da explosão da Bossa Nova em agosto de 1958.
No disco, lançado neste mês de dezembro de 2018, o Duo Vieira recicla dez músicas lançadas entre 1947 e 1958, ano da apresentação formal do som que veio a ser rotulado de Bossa Nova.
Uma música em especial – o samba Incerteza (Antonio Carlos Jobim e Newton Mendonça, 1953) – permanece sendo um dos títulos mais obscuros do cancioneiro de Jobim, embora a composição tenha sido reapresentada por Fátima Guedes há 12 anos em álbum, Outros tons (2006), cujo repertório foi selecionado com conceito similar ao recorte do disco do Duo Vieira.
Há sintonia entre o canto afinado de Rebeca e o toque das sete cordas do violão de Ricardo em gravações como a do samba Foi a noite (Antonio Carlos Jobim e Newton Mendonça, 1956).
Contudo, há também certa inquietação na abordagem do Duo Vieira, perceptível sobretudo nas divisões e interpretações ágeis de músicas como Estrada do sol (Antonio Carlos Jobim e Dolores Duran, 1958) – percorrida com agitação que contradiz o sentimento de paz interior impresso na letra – e Se é por falta de Deus (Antonio Carlos Jobim e Dolores Duran, 1955).
Os scats, o suingue e as divisões de Rebeca em Eu não existo sem você (Antonio Carlos Jobim e Vinicius de Moraes, 1958) e até no samba matricial Chega de saudade (Antonio Carlos Jobim e Vinicius de Moraes, 1958) sinalizam que o Duo Vieira buscou imprimir toque de novidade na bossa do cancioneiro juvenil de Tom abordado no álbum Pérolas para Jobim." Mauro Ferreira (g1.globo.com, 30.12.2018)

Temas

CD 1
1
Imagina "Valsa sentimental"
Antonio Carlos Jobim (Tom Jobim) - Francisco Buarque de Hollanda (Chico Buarque)
2
Incerteza
Antonio Carlos Jobim (Tom Jobim) - Newton Mendonça
3
Outra vez
Antonio Carlos Jobim (Tom Jobim)
4
Se é por falta de adeus
Antonio Carlos Jobim (Tom Jobim) - Dolores Duran
5
Lamento no morro
Antonio Carlos Jobim (Tom Jobim) - Vinicius de Moraes
6
Se todos fossem iguais a você
Antonio Carlos Jobim (Tom Jobim) - Vinicius de Moraes
7
Foi a noite
Antonio Carlos Jobim (Tom Jobim) - Newton Mendonça
8
Estrada do sol
Antonio Carlos Jobim (Tom Jobim) - Dolores Duran
9
Eu não existo sem você
Antonio Carlos Jobim (Tom Jobim) - Vinicius de Moraes
10
Chega de saudade
Antonio Carlos Jobim (Tom Jobim) - Vinicius de Moraes