Suscripción Newsletter

Recibe noticias y avisos de promociones especiales

Diferente

Breno Ruiz & Miguel Rabello
Discos: MPB

Disponible

22,26 € impuestos inc.

Ficha técnica Discos

Sello Acari
Estilo MPB
Año de Edición Original 2019

Más

Breno Ruiz (voz, piano), Miguel Rabello (voz, guitarra acústica)

Edición en formato Digipack.

El pianista, compositor y cantante paulista Breno Ruiz y el guitarrista, compositor y cantante carioca Miguel Rabello (hijo del pianista Cristóvão Bastos y de la cantante Amelia Rabello) ponen música a letras del prolífico poeta Paulo César Pinheiro, 'parceiro' de ambos, con melodías enraizadas en la rica tradición de la música popular brasileña, desde el lirismo del Brasil rural a la sofisticación camerística de la burguesía urbana. Ambos se alternan en solos y duos para interpretar las canciones que contienen desde recuerdos de viejas modinhas del siglo XIX a ecos de Tom Jobim o Guinga, y que conforman un álbum eminentemente intimista y nostálgico.

"Música que traz esperança: O pianista Breno Ruiz e o violonista Miguel Rabello lançaram um grande disco: pela bela capa (concepção de Amanda Parmegiani) e, principalmente, pelo talento de Breno e Miguel, que musicaram e tocaram os sempre instigantes versos de Paulo César Pinheiro. As músicas são um espetáculo vindo da coerência e das concepções.
Conscientes de seu papel na nossa cultura musical, vão produzindo belezas, antevendo dias melhores. E em seus ofícios de escrever, compor, cantar e tocar, exalam genialidade e trazem esperança. Sim!, música e esperança levadas aos brasileiros, já pressentindo que a solidariedade voltará a prevalecer em toda gente.
O CD Diferente (Acari Records) traz tudo o que eles têm a oferecer: quase sempre juntas as vozes; quase sempre juntos o violão e o piano; e sempre os versos harmônicos amparando o sentido dos acordes, refletidos em melodias que amparam o talento jovial dos dois exímios compositores e instrumentistas.
“Charada” (Miguel Rabello, Breno Ruiz e Paulinho Pinheiro) mostra o quanto a soma dos talentos multiplica o resultado do trabalho. Breno e Miguel cantam e tocam. Ora juntos, ora separados. O timbre grave da voz do Breno realça o significado dos versos.
“Diferente” (Miguel Rabello e Paulinho Pinheiro) tem o filho e o pai no mesmo prumo. O uníssono de voz e violão é destaque. Os dois dobram a voz e cantam por amor à cultura, que tem na boa música um quê de força e beleza.
“Desprezo” (Breno Ruiz e PCP) nasce da melodia que abre os braços para a voz de Breno acolher as ideias do poeta.
Em “Caxinguelê” (Ruiz e PCP), Miguel e Breno cantam à singeleza impressa em versos de palavras inusuais e belas.
Após mais uma bela intro do violão, Miguel canta o início de “Pau de Aroeira” (Rabello e PCP). Logo as vozes se ajuntam e o piano se achega para tocar.
“Imagens” (Rabello e PCP) é solada por Miguel. Os instrumentos caminham juntos, buscando a mais profunda e infinita música… Meu Deus!
“Viola de Luz” (Rabello e PCP): as vozes vêm doces. E os dois se unem e tocam e cantam e soltam o verbo: “Viola do céu/ Tem cordas de ar (…) Seu ponteio vem do espaço/ Sem ninguém tocar (…)”.
“Viola de Cigano” (Ruiz e PCP) é moda, com sabor interiorano, soando (e)terna, arrebatada. Com vozes graves, os moços a (en)cantam ao som virtuoso de seus instrumentos.
“Musas” (Ruiz e PCP) propicia a Breno tocar e cantar como cantam e tocam os cantadores em louvor às mulheres brasileiras.
“Sereno e Mágoa” (Ruiz e PCP) vem com intro do violão. A voz do Breno ao piano é como luz clareando o breu.
“Duelo” (Rabello e PCP) tem arranjo precioso, como, aliás, todos os outros. O bom gosto dos instrumentos e das levadas traz à luz a música que cobre o desamor com amor.
“Doutrina” (Miguel Rabello, Breno Ruiz e Paulinho Pinheiro) fecha o álbum. Louvor à beleza e à liberdade brandidas por mãos, palavras e vozes, simples substantivos que vão aos corações, clamando que a esperança (sobre)vive, ainda que em meio a tanta sandice."  Aquiles Rique Reis (Jornal do Brasil, 14.09.2019)

Temas

CD 1
1
Charada
Miguel Rabello - Breno Ruiz - Paulo César Pinheiro
2
Diferente
Miguel Rabello - Paulo César Pinheiro
3
Desprezo
Breno Ruiz - Paulo César Pinheiro
4
Caxinguelê
Breno Ruiz - Paulo César Pinheiro
5
Pau de aroeira
Miguel Rabello - Paulo César Pinheiro
6
Imagens
Miguel Rabello - Paulo César Pinheiro
7
Viola de luz
Miguel Rabello - Paulo César Pinheiro
8
Viola de cigano
Breno Ruiz - Paulo César Pinheiro
9
Musas
Breno Ruiz - Paulo César Pinheiro
10
Sereno e mágoa
Breno Ruiz - Paulo César Pinheiro
11
Duelo
Miguel Rabello - Paulo César Pinheiro
12
Doutrina
Miguel Rabello - Breno Ruiz - Paulo César Pinheiro