Suscripción Newsletter

Recibe noticias y avisos de promociones especiales

Etnografia suburbana

Roger Deff
Discos: Hip hop

Disponible

16,62 € impuestos inc.

Ficha técnica Discos

Sello Independiente
Estilo Hip hop
Año de Edición Original 2019

Más

Roger Deff (voz)

Michelle Oliveira y Celton Oliveira (voz), Ricardo Cunha (guitarra eléctrica, voz, dirección, producción), Fernando Macaco (cavaquinho), Luiz Prestes (bajo), Edhar Filho (batería, percusión, voz, dirección, producción), DJ Flávio Machado (platos).

Participación especial de: Flávio Renegado (voz), Richard Neves (teclados), Douglas Din (voz), Luciano Cuíca Play (percusión), Ricardo HD (voz).

Edición en formato Digipack.

"Não há dúvidas de que Roger Deff é uma das figuras mais importantes da cena do rap de Belo Horizonte. O MC divide com o irmão Ricardo HD os vocais do Julgamento, uma das primeiras bandas a misturar rock e rap em Minas Gerais. Após mais de uma década de carreira junto à banda, o cantor lança, agora, seu primeiro disco solo.
Viabilizado por meio de uma campanha de financiamento coletivo, o disco traz oito faixas inéditas, frutos da experiência do MC com diversos parceiros musicais. “Em 2014, o Julgamento entrou em um hiato e decidi que precisava continuar meus trabalhos. Então, resolvi iniciar o trabalho solo. A ideia inicial era gravar um disco com o guitarrista Daniel Saavedra, mas aí uma galera veio somando”, relembra.
Deff conta que, a partir daí, o grupo foi criando músicas de uma forma muito orgânica. “Eu levava as letras e a galera desenvolvia as músicas em cima do meu. Passado um tempo, vi que já tinha um material legal e decidi registrar esse processo em um disco físico. Então, veio a ideia de ‘Etnografia Suburbana’”.
Para o MC, o nome do álbum traz dois sentidos que guardam relação direta com sua caminhada. “Se a gente fosse fazer um estudo etnográfico da população negra, ele seria essencialmente suburbano e periférico, porque a população negra está nesse lugar simbólico e geográfico. Além disso, é também um estudo meu, sonoro, sobre esses grupos periféricos que compõem a população negra. Uma etnografia suburbana a partir do som”, explica. “E um estudo feito por um sujeito periférico e urbano, um MC, sem a menor pretensão acadêmica”, completa.
Por esse recorte, Deff conta que o álbum passeia por estilos musicais de origem negra e periférica, tais como maracatu, samba, reggae, ska, funk e soul. O rap, matriz do trabalho com o Julgamento – cujo trabalho mais recente, “Boa Noite”, foi lançado em 2018 – serve como “ferramenta para a narrativa central”.
“O resultado do crowdfunding foi satisfatório e o processo todo bem interessante. Afinal, o Julgamento tem público formado, mas eu não. Então, a campanha foi importante para envolver e me aproximar das pessoas”, finaliza." Lucas Buzatti

Temas

CD 1
1
Etnografia suburbana
Roger Deff - Celton Oliveira
Roger Deff & Celton Oliveira
2
O mesmo processo
Roger Deff
Roger Deff & Richard Neves
3
Corpo estendido
Roger Deff - Douglas Din
Roger Deff, Douglas Din & Richard Neves
4
O aspecto
Roger Deff
5
Vida que vem
Roger Deff - Celton Oliveira
Roger Deff & Luciano Cuíca Play
6
Bem pra quem?
Roger Deff - Ricardo HD
Roger Deff & Ricardo HD
7
Ladeira
Roger Deff - Flávio Renegado
Roger Deff, Flávio Renegado & Luciano Cuíca Play
8
Eu vi Zumbi nem florescer
Roger Deff - Michelle Oliveira
Roger Deff & Michelle Oliveira