Suscripción Newsletter

Recibe noticias y avisos de promociones especiales

Navegante - Dudu Sperb recebe Guinga

Dudu Sperb & Guinga
Discos: MPB

Disponible

16,62 € impuestos inc.

Ficha técnica Discos

Sello Independiente
Estilo MPB
Año de Edición Original 2019

Más

Dudu Sperb (voz), Guinga (guitarra acústica, voz)

Edición en formato Digipack.

En su quinto álbum, el muy afinado cantante gaúcho Carlos Eduardo Gertum Sperb (Porto Alegre, 1961) interpreta con originalidad y elegancia la obra del gran compositor carioca Guinga (Carlos Althier de Souza Lemos Escobar) (Rio de Janeiro, 1950), que le acompaña a la guitarra.

"O encontro, em cena, do violonista e compositor Guinga com o cantor Dudu Sperb se deu em Porto Alegre, em 2010, num concerto com a Orquestra de Câmara Theatro São Pedro. Mas foi no começo de 2018 que eles dividiram o palco, apenas os dois,num show de voz e violão no StudioClio, na mesma cidade, interpretando canções do mestre carioca. Na sequência, fizeram mais três shows juntos com excelente acolhida do público e, por conta disso e da afinidade e prazer que sentiram, veio a vontade de realizarem um registro juntos: assim nasceu o CD Navegante – Dudu Sperb recebe Guinga.
O cancioneiro de Guinga tem sido (re)conhecido e apreciado sobretudo pela voz de cantoras, sendo menos frequente em timbres masculinos. Nessa perspectiva, esse trabalho propõe e possibilita uma nova escuta da obra do compositor. Há muitos momentos de leveza, mas as tonalidades originais das canções, e o desafio de adequar seu registro de barítono, levaram o cantor gaúcho a inflexões mais sombrias em algumas passagens, que acabaram por realçar a densidade, o lirismo, a melancolia ou dramaticidade das canções." (Texto extraido de la campaña de crowdfunding)

"Formado em Artes Plásticas pela UFGRS, professional desde 1988, Dudu Sperb estreou cantando a obra de Caetano Veloso com o show "Da maior importância" . Depois disso passou a cantar em diversos locais de Porto Alegre, acompanhado, entre outros, pelos pianistas Luciano Goulart, Beatriz Horn, Adão Pinheiro e Paulo Dorfman. Morou na França (2000 e 2001) e apresentou-se em cafés de Paris e Amsterdam, fazendo shows pela Holanda e Bélgica. De volta ao Brasil, trabalhou com o violonista Cau Karam. Em 2003 lançou o livro/CD de canções tradicionais francesas para crianças, Comptines à jouer, edição da Aliança Francesa, e deu início à parceria com o violonista Toneco da Costa. Em 2005, estreou o show Arrabalero, indicado ao Prêmio Açorianos “Melhor Espetáculo” e em 2008 lançou o CD Arrabalero com o repertório do show. Em 2010, com Maurício Marques (violão) e Rubem Penz (percussão), apresentou o show Filosofia, sobre a obra de Noel Rosa e Adoniran Barbosa.
Em 2011, voltou a se dedicar à obra de Caetano Veloso, reunindo canções do mestre baiano no show Coração Sol, juntamente com o violinista Vagner Cunha e o pianista Luiz Mauro Filho.
Seguiu com vários projetos, como Doce Pimenta, em 2012, em homenagem à cantora Elis Regina, Jogo de Ginga (2013), com repertório de canções sobre o futebol, e o show So in Love, com o pianista Michel Dorfman, com foco na obra do compositor norte-americano Cole Porter, em diálogo com canções brasileiras.
Fez vários shows dedicados ao cancioneiro brasileiro e participou de projetos em que dividiu o palco com outros artistas, como Pedrinho Figueiredo, Leandro Maia, Mônica Tomasi, Marcelo Delacroix, Vanessa Longoni, Gisele De Santi, Bella Stone, Zé Miguel Wisnik, Guinga, Ná Ozetti, Luiz Tatit e Arthur Nestrovski e Milton Nascimento, entre outros."

Temas

CD 1
1
Sete estrelas
Guinga - Aldir Blanc
2
Canção do lobisomem
Guinga - Aldir Blanc
3
Choro pro Zé
Guinga - Aldir Blanc
4
Catavento e girassol
Guinga - Aldir Blanc
5
O silêncio de Iara
Guinga - Luis Felipe Gama
6
Bolero de Satã
Guinga - Paulo César Pinheiro
7
Ilusão real
Guinga - José Miguel Wisnik
8
Nobreza da maré
Guinga - Anna Paes - Simone Guimarães
9
Avenida Atlântica
Guinga - Thiago Amud
10
Nonsense
Guinga - Paulo César Pinheiro
11
Neblina e flâmulas
Guinga - Aldir Blanc
12
Você, você
Guinga - Francisco Buarque de Hollanda (Chico Buarque)
13
Senhorinha
Guinga - Paulo César Pinheiro
14
Navegante
Guinga - Paulo César Pinheiro