Suscripción Newsletter

Recibe noticias y avisos de promociones especiales

Recife 19

DJ Dolores
Discos: Folclore / Electrónica

Disponible

19,36 € impuestos inc.

Ficha técnica Discos

Sello Stern's Music
Estilo Folclore / Electrónica
Año de Edición Original 2019

Más

DJ Dolores (sintetizadores, programaciones)

Daniel Paulino (trompeta), Parrô Melo (saxo), Deco Trombone (trombón), Jeferson Leite (rabeca), Guga Fonseca o Leo D (sintetizadres), Yuri Queiroga (guitarra eléctrica, bajo), Chico Correa (guitarra eléctrica), Lucas dos Prazeres y Zé Luís (percusión).

Participación especial de: Jards Macalé (voz, guitarra acústica), Edgar (voz), Ylana Queiroga (voz), Nêgo Freeza (voz), Catarina de Jah (voz), Erica Natuza (voz), Jr Black (voz), Henrique Albino (saxo, pífanos, clarinete bajo) y Orchestra Santa Massa (Isaar França (voz), Maciel Salu (voz, rabeca), Yuri Queiroga (guitarra eléctrica, bajo), Jam da Silva (percusión, voz))

Edición en formato Digipack.

Quinto álbum del DJ Dolores (Hélder Aragão) (Propriá, Sergipe, 1966).

"Helder Aragão nasceu no Sergipe, mas foi em Pernambuco, mais precisamente no Recife (PE), que virou DJ Dolores em trajetória nas pick ups que se iniciou em 1989.
Naquele ano de 1989, o artista novato já estava há quatro anos na capital pernambucana e já tinha se envolvido com personagens fundamentais da história do movimento pop que eclodiria na década de 1990 com o nome de Mangue Beat.
Foi quando atacou de DJ em festa realizada em prostíbulo (Adilia's Place) da cidade. Começou ali uma carreira que soma 30 anos em 2019. A celebração dessas três décadas está sendo feita com a edição do álbum Recife 19, lançado primeiramente na Europa antes de desembarcar no Brasil.
Desde 1999 fazendo shows sob o codinome artístico de DJ Dolores, o artista apresenta disco pautado pela colaboração, sem conceito ou gênero pré-definido.
"Assumi várias posições no disco, da composição original à mixagem, e seria um trabalho solitário não fosse a companhia e suporte de pessoas queridas que reverteram cada dificuldade em estímulo e esperança. O conjunto de canções que compõem o álbum tem em sua origem a história, a busca do entendimento do passado como guia do futuro. Seja na reflexão sobre a estrutura social brasileira em A casta ou na micro-história narrada em Adilia's place, no afro futurismo de Exú ciborgue e nas lembranças de Nanquim", teoriza Dolores, nominando quatro das 11 músicas que compõem o repertório do álbum Recife 19.
Do time de convidados do DJ no disco, o carioca Jards Macalé é a presença mais ilustre e inusitada. Macalé canta e toca violão em Mudanças, composição na qual é parceiro de Dolores e de Clarice Santini.
"Compus a letra a partir dos fragmentos escritos por Clarice Fantini, então uma garotinha. Completei-a pensando nos dilemas da personagem adolescente de Big Jato, filme de Claudio Assis, e tive o imenso prazer de vê-la musicada e interpretada por Jards Macalé, este sim um eterno adolescente", relata Dolores.
Se A casta foi formatada com o toque Orchestra Santa Massa, banda de Dolores em 2003, a faixa Quase nos esquecemos traz o rapper Edgar.
Produzido e mixado pelo próprio DJ Dolores, o álbum Recife 19 apresenta ilustração de Victor Zaime na capa."

Temas

CD 1
1
A casta
DJ Dolores
DJ Dolores & Orchestra Santa Massa
2
Rua
DJ Dolores - Isaar França
DJ Dolores, Erica Natuza & Jr Black
3
Mudanças
DJ Dolores - Jards Macalé - Clarice Fantini
DJ Dolores & Jards Macalé
4
Adilia's Place
DJ Dolores - Yuri Queiroga
DJ Dolores, Erica Natuza & Jr Black
5
Teniente Ray, amargura
DJ Dolores
DJ Dolores & Henrique Albino
6
12 segundos
DJ Dolores - Yuri Queiroga
DJ Dolores & Erica Natuza
7
Nanquim
DJ Dolores - Yuri Queiroga
DJ Dolores & Ylana Queiroga
8
Exú ciborgue
DJ Dolores - Nêgo Freeza
DJ Dolores, Nêgo Freeza & Catarina de Jah
9
The wild one
Jr Black - DJ Dolores
DJ Dolores & Jr Black
10
O gringo
DJ Dolores - Yuri Queiroga
DJ Dolores & Ylana Queiroga
11
Quase nos esquecemos
DJ Dolores - Yuri Queiroga - Edgar
DJ Dolores & Edgar