Suscripción Newsletter

Recibe noticias y avisos de promociones especiales

Vagner Cunha: Concerto para violão de 7 cordas

Yamandu Costa & OCTSP
Discos: Clásica / Folclore

Próximamente disponible

18,49 € impuestos inc.

Ficha técnica Discos

Sello Bell'Anima
Estilo Clásica / Folclore
Año de Edición Original 2018
Instrumental

Más

Únicamente disponible en la caja "Bell'Anima, Vol. 1" editada en 2018 / Only available within the Box "Bell'Anima, Vol. 1" released in 2018

Yamandu Costa (guitarra de 7 cuerdas), OCTSP (Orquestra de Câmara do Theatro São Pedro)

O Concerto para Violão e Orquestra foi composto especialmente para Yamandu com apoio da Associação OntoArte. Entre o erudito e o popular, escrevê-lo foi um processo de aproximação de universos sonoros, onde o compositor levou o violonista para o seu mundo e vice-versa. Vagner Cunha explica: “Outra motivação foi a minha obsessão pela relação que percebo entre aspectos da música tradicional do leste europeu com a música feita no pampa. Há no concerto uma fusão dos aspectos rítmicos, melódicos e harmônicos do oriente europeu com o oriente sul-americano”.
O concerto é uma das raras obras de grande porte para violão de 7 cordas e orquestra, consistindo de cinco movimentos interligados. Além das cordas, a orquestração integra sopros, piano e quatro percussionistas. Para Yamandu, este concerto está sendo um grande desafio: “venho estudando essa música há vários meses, tentando descobri-la. Claro que o Vagner escreveu pra violão e orquestra, mas é uma composição que tem uma característica bem diferente, então tive que adaptar muita coisa. A música é superinteressante justamente por isso, porque que acaba fazendo com que o violão tire sonoridades bem diferentes do que a gente está acostumado a entender como violão”.
A estreia mundial teve lugar no Theatro São Pedro em novembro de 2015.

A Orquestra de Câmara Theatro São Pedro foi criada em 10 de abril de 1985 para fortalecer ainda mais a tradição musical do Theatro São Pedro, através de uma parceria informal entre a direção do teatro e o Departamento de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – mais precisamente pelo interesse do violinista e professor Marcello Gershfeld, do professor de regência, Arlindo Teixeira e do maestro José Pedro Boéssio.
A parceria foi feita espontaneamente e motivada, principalmente, pela vontade de criar uma orquestra jovem para atuar no TSP, recentemente reinaugurado. O objetivo era dar oportunidade ao jovem estudante de música, para que ele pudesse se apresentar ao público e projetar sua futura carreira. Desde seu início, a orquestra é mantida somente com apoio da iniciativa privada, sendo a única nestes moldes no país.
A OCTSP consolidou-se como um dos principais grupos de câmara brasileiro em atividade continuada. Nestas três décadas, tem contribuído de maneira peculiar para a cultura, realizando anualmente três séries de apresentações, além a produção de óperas e balés: os Concertos Oficiais, os Concertos Banrisul para Juventude e os Concertos Populares.
Como diretores artísticos e regentes titulares já atuaram na OCTSP os músicos Fredi Gerling (1989/1996) Lutero Rodriguez (1996/2004) e Antônio Carlos Borges-Cunha (2004/2017). A orquestra realizou três turnês internacionais, sendo a primeira na Costa Rica, em 1992. Na oportunidade, representou o Brasil no II Festival Internacional de Música da Costa Rica. Em novembro de 1993, realizou uma turnê pelos Estados Unidos a convite da University of Georgia. Em 1995, tocou em nove cidades da Alemanha, realizando dez concertos e levando em seu repertório, principalmente, a música brasileira.

Temas

CD 1
1
I
Vagner Cunha
2
II
Vagner Cunha
3
III
Vagner Cunha
4
IV
Vagner Cunha
5
V
Vagner Cunha