Suscripción Newsletter

Recibe noticias y avisos de promociones especiales

Entre mil... você! - Um tributo a Jacob do Bandolim

Daniela Spielmann & Sheila Zagury*
Discos: Jazz / Choro

Próximamente disponible

14,94 € impuestos inc.

Ficha técnica Discos

Sello Kuarup
Estilo Jazz / Choro
Año de Edición Original 2020
Instrumental

Más

Daniela Spielmann (saxo soprano, saxo tenor, flauta), Sheila Zagury (piano)

Almir Côrtes (bandolim), Rodrigo Villa (contrabajo, bajo eléctrico), Xande Figueiredo (batería), Clarice Magalhães o Roberta Valente (pandeiro), Catherine Bent (cello).

Participación especial de: Soraya Ravenle (voz).

Edición en formato Digipack.

"Em 2018, a obra de Jacob Pick Bittencourt (14 de fevereiro de 1918 – 13 de agosto de 1969), o Jacob do Bandolim, foi alvo de diversas abordagens de instrumentistas em discos idealizados para celebrar o centenário de nascimento do influente compositor e músico carioca.
Um dos principais difusores do choro, ritmo que executava com destreza no bandolim de toque singular, Jacob ganha – dois anos depois – mais um tributo fonográfico, descolado das homenagens pelo centenário do artista.
Álbum instrumental lançado pela gravadora Kuarup, Entre mil... Você! – Um tributo a Jacob do Bandolim reaviva a obra do chorão no sopro do saxofone de Daniela Spielmann e do toque do piano de Sheila Zagury.
O disco foi batizado com o nome do choro de 1953 que, na gravação das instrumentistas, ganha ares de bossa nova, embora a composição Entre mil.. Você! tenha sido lançada cinco anos antes da revolução feita por João Gilberto (1931 – 2019).
Como sintetiza o cavaquinista Sérgio Prata, diretor do Instituto Jacob do Bandolim, em texto escrito para o encarte da edição em CD do álbum Entre mil... Você!, Daniela Spielmann e Sheila Zagury reapresentam o cancioneiro de Jacob em tons arejados, de “janelas abertas”.
Essa abertura de janelas possibilita às instrumentistas, no disco, temperar a brejeirice da obra do compositor com o exercício da liberdade consentida pelo jazz e com a formalidade da música de câmera, entre outras proezas estilísticas.
O repertório do álbum alinha dez temas de Jacob em seleção que, em ordem cronológica, inclui Bole-bole (1951), Doce de coco (1951), Migalhas de amor (1952), Santa morena (1954), Benzinho (1955), A ginga do Mané (1962), O voo da mosca (1962), Receita de samba (1967) e Vibrações (1967), além da já mencionada música-título Entre mil.. Você! (1953).
Cabe ressaltar que o choro Benzinho reaparece acoplado no álbum à canção Naquela mesa (1972), composição feita por Sérgio Bittencourt (1941 – 1979) para celebrar o pai que falecera em 1969.
No álbum, Naquela mesa – propagada no canto de Elizeth Cardoso (1920 – 1990) – reverbera na voz de Soraya Ravenle, intérprete também convidada por Spielmann e Zagury a cantar Modinha, outra música de Sérgio Bittencourt, lançada em disco em 1968 na voz de Taiguara (1945 – 1996).
Além de Ravenle, merece menção a participação no álbum do bandolinista Almir Côrtes, ouvido, por exemplo, na gravação em que A ginga do mané balança na cadência do ragtime. Ousadia estilística de disco em que Daniela Spielmann e Sheila Zagury buscam sopros e toques de renovação na abordagem da obra do centenário Jacob do Bandolim." Mauro Ferreira (g1.globo.com, 02.05.2020)

Temas

CD 1
01
Entre mil... você!
Jacob Pick Bittencourt (Jacob do Bandolim)
02
Receita de samba
Jacob Pick Bittencourt (Jacob do Bandolim)
03
Naquela mesa / Benzinho
Sérgio Bittencourt / Jacob Pick Bittencourt (Jacob do Bandolim)
Daniela Spielmann, Sheila Zagury & Soraya Ravenle
04
Vibrações
Jacob Pick Bittencourt (Jacob do Bandolim)
05
Bole-bole
Jacob Pick Bittencourt (Jacob do Bandolim)
06
Modinha
Sérgio Bittencourt
Daniela Spielmann, Sheila Zagury & Soraya Ravenle
07
Doce de coco
Jacob Pick Bittencourt (Jacob do Bandolim)
08
O vôo da mosca
Jacob Pick Bittencourt (Jacob do Bandolim)
09
Migalhas de amor
Jacob Pick Bittencourt (Jacob do Bandolim)
10
A ginga do Mané
Jacob Pick Bittencourt (Jacob do Bandolim)
11
Santa Morena
Jacob Pick Bittencourt (Jacob do Bandolim)