Suscripción Newsletter

Recibe noticias y avisos de promociones especiales

Paranauê

Chico Alves
Discos: Samba

Disponible

18,49 € impuestos inc.

Ficha técnica Discos

Sello Biscoito Fino
Estilo Samba
Año de Edición Original 2020
Bailable

Más

Chico Alves (voz)

Dirceu Leite (flautas), Whatson Cardozo (saxo soprano, saxo alto, saxo tenor), Welligton Siqueira (trompeta), Wanderson Cunha (trombón), Eron Lima (acordeón), Fernando Merlino (piano, piano eléctrico, pad sint.), Fernando Brandão (guitarras, cavaquinho, programaciones, arreglos, producción), Carlinhos 7 Cordas o Rogério Souza (guitarra de 7 cuerdas), Sidão Santos (bajo eléctrico), Daniel Karin (percusión, producción), Felipe Tauil (percusión), Beatriz Rabello, Cacala Carvalho, Vinicius Oliveira y Bruno Barreto (coros).

Participación especial de: Moacyr Luz (voz), Zé Renato (voz), Toninho Geraes (voz), Moyséis Marques (voz), Alice Passos (voz), Beatriz Rabello (voz), Marcelle Motta (voz) y Pedro Messina (guitarra de 7 cuerdas, arreglos).

Edición en formato Digipack.

“Devagar, devagarinho”, como canta Martinho da Vila, a música foi tomando cada vez mais espaço na vida do capixaba Chico Alves. Natural de Fundão, ele se mudou para Niterói em 1998 e, no início da década de 2000, já despontava nas rodas de samba cariocas.
“Sempre tive a música como um lazer, mas, sem me dar conta, o lazer se tornou ofício e hoje é uma realidade que ainda estou assimilando”, salienta.
No Rio, se tornou parceiro de bambas como Moacyr Luz e Toninho Geraes, amizades que lhe renderam grande parte das composições de seu recém-lançado 2° CD solo, “Paranauê”.
“Por serem meus ídolos, sempre tive muito respeito por eles e quase sempre essas parcerias surgem deles para mim e a partir de uma amizade, que é o que afina a sintonia”.
O álbum tem início já com uma composição feita ao lado de Toninho Geraes. “Um Samba de Saudade” foi gravada recentemente pelo Casuarina, mas ganha outra cara na voz de Chico.
Ele também ajudou a compor e interpretar a faixa seguinte, “Paranauê do Coração”, de onde saiu o título do CD. “Paranauê se tornou uma gíria que Toninho captou nas suas andanças a partir de um papo com uma fã que disse: 'suas músicas são incríveis, você entende do 'paranauê' do meu coração'. Então, isso entrou numa música e, nesse caso, é como 'você entende de tal coisa'”.
As faces da paixão, frutos da parceria, estão em “Amor dos Poetas”, que cita Noel Rosa, em “Ilusão Perdida”, inédita de Wilson das Neves, e no afro-samba “Dor de Amor”.
Moacyr Luz aparece cantando, ao lado de Chico, o samba de protesto “Sonho Estranho” e a melancólica “Pindorama”, ambas escritas com a sua ajuda. Também é coautor de “Vento Forte”, gravada com o capixaba Zé Renato. Já “Mau Perdedor” foi composta com Fernando Brandão. A música esteve em seu 1º CD solo, “Pra Yayá Rodar a Saia” (2017), indicado ao Prêmio da Música Brasileira, mas ganha releitura.
Chico traz o Nordeste em “Baião de Zé Limeira” e celebra o Rio de diferentes povos e crenças em “Feudos Cariocas”. Completam o disco “A Tal Feiticeira” e “Nhá Padilha”, que, assim como várias canções do CD, faz menção a elementos da cultura afro-brasileira (...)" Flávio Carvalho (Tribuna Online, 15.06.2020)

"Ainda ausente nos dicionários da língua portuguesa, a expressão “paranauê” é assídua nas rodas de capoeira Brasil afora. Dizem que vem do tupi, juntando “paraná”, que designa rios tão vastos que parecem o mar, e “auê”, um tipo de reverência. No linguajar de nossos dias, “paranauê” também é gíria que quer dizer “coisa” ou “assunto”. “Só seu jeito de ser sabe os ‘paranauê’ desse meu coração”, diz a letra de uma das canções do novo CD de Chico Alves.
Todas as suas 13 canções foram compostas por Chico Alves, em parceria com nomes como Toninho Nascimento, Toninho Geraes, Moacyr Luz e Pedro Messina. Em seu conjunto, reafirmam sua singularidade como artista que mescla a verve de compositor à de cantor popular. Um músico que alia sofisticação à habilidade adquirida em anos à frente de rodas de samba — o gingar entre os muitos ritmos do cancioneiro nacional.
Não à toa, Paranauê é álbum que conta com a participação de nomes tão diversos quanto Moacyr Luz e Zé Renato, Toninho Geraes e Alice Passos, Moyseis Marques e Marcelle Motta. Que apresenta uma canção inédita de Wilson das Neves (Ilusão Perdida, samba de irresistível levada jazzística, feito em parceria também com Toninho Geraes). Que traz nova gravação de Sonho Estranho, música de protesto que virou hit na interpretação do Samba do Trabalhador. Que tece seu repertório ziguezagueando por dores da paixão e saudades, mas também por temáticas que lançam luz ao Brasil de Marias Padilhas e Ogum, de batuquejês e cordéis, de gandaias e fuzuês.
Enquanto se reaproxima do samba, Chico Alves consolida uma marca própria no cenário musical contemporâneo. Suas letras, não raro, desvelam um olhar de cronista. Cronista atento não apenas à delicadeza e à exuberância da vida, mas às contradições, tensões e violências de nossa cultura. Como afirma o historiador Luiz Antonio Simas: “A ousadia de lançar um disco centrado em parcerias e canções inéditas (…) reforça ainda um caráter político do trabalho de Chico. A fuga da acomodação e do sucesso fácil no colo de um repertório consagrado, e o diálogo com a tradição a partir daquilo que ela tem de melhor: a capacidade de beber na fonte do passado.” (Texto de presentación del disco del sello discográfico)

Temas

CD 1
01
Um samba de saudade
Toninho Geraes - Chico Alves
02
Paranauê do coração
Toninho Geraes - Chico Alves
Chico Alves & Toninho Geraes
03
Mau perdedor
Fernando Brandão - Chico Alves
04
Amor dos poetas
Toninho Geraes - Chico Alves
05
Ilusão perdida
Wilson das Neves - Toninho Geraes - Chico Alves
06
Dor de amor
Toninho Geraes - Toninho Nascimento - Chico Alves
Chico Alves & Beatriz Rabello
07
Sonho estranho
Moacyr Luz - Chico Alves
08
Pindorama
Moacyr Luz - Chico Alves
Chico Alves & Moacyr Luz
09
Vento forte
Moacyr Luz - Chico Alves
Chico Alves & Zé Renato
10
Pedro Messina - Chico Alves
Chico Alves, Alice Passos & Pedro Messina
11
Chico Alves - Toninho Nascimento - Everson Pessoa
Chico Alves & Moyséis Marques
12
Nhá Padilha
Chico Alves - Toninho Nascimento - Everson Pessoa
Chico Alves & Marcelle Motta
13
A tal feiticeira
Chico Alves - Toninho Nascimento - Everson Pessoa