Suscripción Newsletter

Recibe noticias y avisos de promociones especiales

Alma de gato

Tatá Aeroplano
Discos: Pop

Disponible

14,95 € impuestos inc.

Ficha técnica Discos

Sello Independiente
Estilo Pop
Año de Edición Original 2018

Más

Tatá Aeroplano (voz, guitarra acústica)

Junior Boca (guitarra eléctrica, coros), Luiz Romero (guitarra eléctrica, coros), Dustan Gallas (bajo, piano, sintetizadores), Bruno Buarque (batería, percusión, teclados, programaciones, coros), Lenis Rino (percusión), Malu Maria, Ciça Goes y Julia Valiengo (coros).

Edición en formato Digipack.

"Lenda viva da pauliceia desvairada, Tatá Aeroplano sempre pautou a vida e a obra pela vivência na cidade de São Paulo (SP). Lançado nesta primeira semana de setembro de 2018, o quarto álbum solo desse cantor, compositor, DJ e agitador cultural, Alma de gato (selo Disco Voador / Tratore), é o resultado das experiências noturnas e caminhadas diurnas do artista pela Vila Romana, bairro paulistano onde Aeroplano pousou no fim de 2016.
No disco, Tatá Aeroplano apresenta oito músicas, caracterizadas por ele como "devaneios bucólicos", "mergulhos psicodélicos" e "viagens diferentes". Os devaneios viraram realidade concreta, entre fevereiro e maio deste ano de 2018, quando Aeroplano se reuniu com os produtores Dustan Gallas, Junior Boca e Bruno Buarque – nomes recorrentes na discografia solo desse artista projetado nos grupos Cérebro Eletrônico (com o qual já gravou quatro álbuns) e Jumbo Elektro – para dar forma às oito músicas que compõem o repertório quase inteiramente autoral do álbum Alma de gato.
"Olhos nos olhos e miro no fundo da alma dos loucos", aponta Aeroplano em verso de Cores no quarto (Tatá Aeroplano), música que contabiliza sete minutos e meio na abertura do disco. O discurso e o som de Alma de gato soa coerentes com a lira paulistana desfiada pelo artista nos anteriores álbuns individuais Tatá Aeroplano (2012), Na loucura & na lucidez (2014) e Step psicodélico (2006).
O título do atual álbum, Alma de gato, tem duplo sentido poético, se referindo tanto ao pássaro alma-de-gato – comum no céu das ruas e parques da região paulistana onde o artista mora atualmente, como Aeroplano reporta na letra da música que inspirou o nome do disco, Mil almas de gato (Tatá Aeroplano) – como ao espírito inquieto e independente dos gatos, o animal felino. "Mil almas-de gato sobrevoam os parques / E quase ninguém vê / No entanto existem mil almas / Mil gatos / Mil parques / Dentro de você", contemporiza Aeroplano em um dos voos poéticos do álbum.
Na criação do repertório de Alma de gato, o compositor faz parcerias com Beto Antunes em O alienista da Vila Romana (faixa conceituada como "filme falado"), com Malu Maria em Os Novos Baianos sapateiam na garoa dos Sex Pistols e com Luiz Romero (autor das fotos promocionais do disco) em Deixa voar e em Hoje eu não sou.
Colorir de Carnavais é música feita por Aeroplano a partir de poema de Daniel Perroni Rato. Já Vida inteira é a única faixa de lavra alheia, sendo assinada por João Sobral, companheiro de Tatá Aeroplano na viagem de rota tão diurna quanto noturna que gerou o álbum Alma de gato." Mauro Ferreira (g1.globo.com, 04.09.2018)


Temas

CD 1
01
Cores no quarto
Tatá Aeroplano
02
Mil almas de gatos
Tatá Aeroplano
03
Deixa voar
Luiz Romero - Tatá Aeroplano
04
Vida inteira
João Sobral
05
Colorir de carnavais
Daniel Perroni Ratto - Tatá Aeroplano
06
Hoje eu não sou
Luiz Romero - Tatá Aeroplano
07
Os Novos Baianos sapateiam na garoa dos Sex Pistols
Malu Maria - Tatá Aeroplano
08
O alienista da vila Romana
Beto Antunes - Tatá Aeroplano