Suscripción Newsletter

Recibe noticias y avisos de promociones especiales

Shinkansen (Ed. Jpn)

Shinkansen
Discos: Jazz

Disponible

38,30 € impuestos inc.

Ficha técnica Discos

Sello Sony Music
Estilo Jazz
Año de Edición Original 2020
Instrumental

Más

Shinkansen: Toninho Horta (guitarras), Jaques Morelenbaum (cello, cello elécrico, piano eléctrico, producción), Liminha (bajo, guitarra eléctrica, producción), Marcos Suzano (pandeiro, MPC, percusión acústica, electrónica).

Participación especial de: Branford Marsalis (saxo soprano), Ryuichi Sakamoto (piano) y Jessé Sadoc Jr. (trompeta, flugelhorn).

“Shinkansen ou Trem Bala, é o nome da superbanda brasileira para japonés ver, e o segundo disco aterrissando nas plataformas de música para streaming. Marcos Suzano, Liminha, Toninho Horta e Jaques Morelenbaum são os integrantes, cada qual com uma história diferente, sobretudo Liminha que sempre esteve mais ligado ao rock and roll, desde os Baobás, em 1966. Suzano é percussionista de carreira requisitado, tanto quanto o celista Morelenbaum. Toninho Horta figura no primeiro time da guitarra mundial.
“Com essa formação, esteticamente diferente, com guitarra, baixo, cello, percussão acústica e eletrônica, não buscamos nenhuma referência. Não conheço nenhum grupo parecido. Marcos Suzano com suas experimentações trouxe coisas muito interessantes sonoramente. Como viemos de vertentes diferentes e todos somos compositores, o resultado ficou eclético na medida certa”, o comentario é de Liminha, que é o baixista do grupo. Aliás, ele foi indiretamente responsável pela criação do Shinkansen.
A intenção de Suzano, Horta e Morelenbaum era levar Liminha ao Japão, onde os três costumam tocar há anos, e onde Liminha nunca tinha ido. Uma história que começou uma década atrás. Quando os quatro decidiram formar a banda para viajarem ao Japão. Tocaram apenas no Brasil no Rio Jazz Festival e numa casa de shows. Depois disto, ninguém teve espaço em agenda para a empreitada japonesa.
Em 2016, Liminha foi para Califórnia e lá para o Japão, assistir ao festival de Montreux, que tem uma edição nipônica. Inspirado pela viagem, ele convocou a trinca de amigos para retomarem o projeto. A agenda fez com que o proceso levasse tempo, e só agora o disco sai do forno. Como se não fosse bastante o talento dos quatro, acrescentaram participações bem especiais, de Branford Marsalis (sax soprano), Ryuichi Sakamoto (piano) e Jessé Sadoc (trompete e flugelhorn).
O resultado deste ninho de cobras criadas é um repertorio com doze temas, difícil de catalogar em algum estilo de jazz. Sabe-se ser jazz porque as composições são abertas a improvisações. Deve agradar aos japoneses, pela forte gama de ritmos brasileiros ao longo do disco, colorido brilhantemente pela percussão de Marcos Suzano. Poderia ser brodagem jazz, quatro amigos que se reuniram para curtir um som, e aquí tem tudo, do jazz fusión, a samba-jazz, baião numa das faixas mais contagiantes, “Crazy ragga combination”, com “Funk is the dirt thing of strings”, o grande tema do álbum (com destaque para o baixo à Jaco Pastorius de Liminha). Torçamos para que o Trem Bala viaje pelo Brasil, quando o corona virus permitir.” José Teles (Jornal do Commercio, 19.08.2020)

Temas

CD 1
01
Shinkansen
Toninho Horta
02
Makoto
Liminha
Shinkansen & Branford Marsalis
03
Firu haikai
Jaques Morelenbaum
Shinkansen & Ryuichi Sakamoto
04
Ipanema sunset sound
Liminha - Jaques Morelenbaum - Toninho Horta - Marcos Suzano
Shinkansen & Jessé Sadoc Jr.
05
Mr. Desmond samba
Liminha - Marcos Suzano
Shinkansen & Jessé Sadoc Jr.
06
Maracatuesday
Jaques Morelenbaum
07
Walking on clouds
Toninho Horta
08
Sayonara em Narita
Toninho Horta
Shinkansen & Jessé Sadoc Jr.
09
Audio patrol
Liminha
10
Crazy ragga combination
Marcos Suzano
11
Funk Is in the dirt of the strings
Liminha
12
Afrikan party
Liminha - Jaques Morelenbaum - Toninho Horta - Marcos Suzano