Suscripción Newsletter

Recibe noticias y avisos de promociones especiales

Coração em desalinho - Os sambas de Ratinho

Nuno Bastos*
Discos: Samba

Disponible

16,61 € impuestos inc.

Ficha técnica Discos

Sello Biscoito Fino
Estilo Samba
Año de Edición Original 2020

Más

Nuno Bastos (voz, cavaquinho, percusión)

Giselle Mascarenhas (flauta), Ivo Pinho (clarinete, percusión), Klénio Barros (trombón), Alfredo Galhões (piano, arreglos, dirección), Ricardo Massa (piano), Tato Barcellos, Tuca Alves y Vander Jeronymo (guitarra acústico), Henrique Neto (guitarra de 7 cuerdas), Edu Gama (cavaquinho, banjo), Rafael Freire y Paulo Caetano (cavaquinho), Guigo Barcellos (bajo), Carlos César (batería), Michael Silva y Luciano Loureiro (percusión), Neném do Chalé (cuíca), Denise Machado, Alyne Nohran, Egyanessa Oliveira, Helton Arruda, Tato Barcellos y Soll Bezerra (coros).

Participación especial de: Zeca Pagodinho (voz), Raquel Tavares (voz).

Edición en formato Digipack.

"Morto há dez anos, o compositor Alcino Correia Ferreira (5 de março de 1948 – 10 de outubro de 2010) – imortalizado no universo do samba como Ratinho*, apelido tornado nome artístico – foi criado no subúrbio da cidade do Rio de Janeiro (RJ) desde os quatro anos.
A vivência carioca fez o coração de Ratinho se alinhar na cadência do samba, a ponto de o compositor ter virado parceiro do bamba carioca Monarco. Contudo, a origem de Ratinho – dado desconhecido até por alguns sambistas – é portuguesa.
Sim, Alcino Correia nasceu em Portugal, mais precisamente em Armamar, Distrito de Viseu. Esse dado biográfico conecta Ratinho a Nuno Bastos – cantor e músico também português, nascido em Estarreja, no Distrito de Aveiro – e, de certa forma, legitima o disco em que Bastos aborda a obra do compositor.
Lançado no Brasil, o álbum Coração em desalinho – Os sambas de Ratinho. Produzido por Alfredo Galhões e Ricardo Moreira, com 12 sambas gravados com arranjos de Galhões, o disco traz a participação avalizadora de Zeca Pagodinho no registro de Amigo, conselho não é sermão, título inédito da parceria de Ratinho com o próprio Pagodinho.
Nunca gravada em disco, a música foi encontrada em esquecida fita cassete, presumivelmente gravada na época em que Alfredo Galhões e Ratinho batiam ponto no Gato de Botas, bar do bairro carioca de Vila Isabel.
Outra parceira inédita de Pagodinho e Ratinho, Antes que eu me acostume, também ganha o primeiro registro fonográfico no disco de Nuno Bastos, tocador de cavaquinho.
Zeca Pagodinho – cabe lembrar – é o principal intérprete da obra de Ratinho, tendo lançado sambas como Coração em desalinho (1986) e Vai vadiar (1998), ambos feitos pelo compositor em parceria com Monarco.
Coração em desalinho e Vai vadiar figuram no repertório do disco de Nuno Bastos ao lado de outros sambas de Ratinho e Monarco, como Nunca vi você tão triste (2000) e Vou procurar esquecer (1996), também apresentados na voz de Zeca Pagodinho.
Nuno Bastos também dá voz a uma rara parceria de Ratinho com os compositores cariocas Alcemir Gomes Bastos (1950 – 2013) – conhecido como Bandeira Brasil – e Nelson Cavaquinho (1911 – 1986), Amante da verdade, samba gravado por Bandeira no álbum A cor do Brasil (2003).
Cantora que viveu durante três anos na cidade do Rio de Janeiro (RJ), frequentando rodas de samba, a fadista Raquel Tavares é a convidada de Loucuras de uma paixão (Ratinho e Mauro Diniz, 1996).
Os sambas Parabéns para você (Ratinho, Mauro Diniz e Sereno, 1985), Termina aqui (Ratinho, Arlindo Cruz e Zeca Pagodinho, 1987), Meiguice descarada (Ratinho e David Correia, 1988) – samba de toque afro-brasileiro lançado na voz de Almir Guineto (1946 – 2017) no álbum Olhos da vida (1988) – e Lua de Ogum (Ratinho e Zeca Pagodinho, 1991) também figuram no disco de Nuno Bastos, impulsionando a batida luso-carioca de Coração em desalinho." Mauro Ferreira (g1.globo.com, 29.08.20)

*No confundir con Severino Rangel de Carvalho (Itabaiana, Paraíba, 1896 - Duque de Caxias, RJ,1972, también apodado como Ratinho, que formó el famoso duo con Jararaca.

Temas

CD 1
01
Lua de Ogum
Zeca Pagodinho - Ratinho (Alcino Correia Ferreira)
02
Loucuras de uma paixão
Ratinho (Alcino Correia Ferreira) - Mauro Diniz
Nuno Bastos & Raquel Tavares
03
Vai vadiar
Monarco - Ratinho (Alcino Correia Ferreira)
04
Nunca vi você tão triste
Monarco - Ratinho (Alcino Correia Ferreira)
05
Amigo, conselho não é sermão
Ratinho (Alcino Correia Ferreira) - Zeca Pagodinho
Nuno Bastos & Zeca Pagodinho
06
Parabéns pra você
Mauro Diniz - Sereno - Ratinho (Alcino Correia Ferreira)
07
Amante da verdade
Nelson Cavaquinho - Ratinho (Alcino Correia Ferreira)
08
Antes que eu me acostume
Ratinho (Alcino Correia Ferreira) - Zeca pagodinho
09
Vou procurar esquecer
Monarco - Ratinho (Alcino Correia Ferreira)
10
Meiguice descarada
David Corrêa - Ratinho (Alcino Correia Ferreira)
11
Termina aqui
Arlindo Cruz - Ratinho (Alcino Correia Ferreira) - Zeca Pagodinho
12
Coração em desalinho
Monarco - Ratinho (Alcino Correia Ferreira)