Suscripción Newsletter

Recibe noticias y avisos de promociones especiales

Ogum iê!

Grupo Bongar
Discos: Afrobrasileña

Disponible

18,49 € impuestos inc.

Ficha técnica Discos

Sello Independiente
Estilo Afrobrasileña
Año de Edición Original 2017
Bailable

Más

Grupo Bongar: Guitinho da Xambá (voz, melê ancó, palmas, arreglos), Beto da Xambá (guitarra acústica, conga, ganzá, placa de aço, gong, coros, arreglos), Thúlio da Xambá (melê ancó, tonel, palmas, coros), Nino da Xambá (lata, palmas, coros), Memé da Xambá (melê, yan, gan, palmas, coros), Gabriel da Xambá (melê, gan, yan, coros), Neta da Xambá (lata, melê ancó, abê).

Letieres Leite (flauta, percusión, arreglos, arreglos, producción), metales de la Orkestra Rumpilezz (André Becker (saxo alto, saxo barítono), Guiga Scott y Rudnei Machado (trompeta), Gilmar Chaves (trombón). Gabriel Levy (acordeón), Julio Fejuca, guitarra acústica, cavaquinho, arreglos), Bruno Giorgi (bajo, bandolim, guitarra, coros, arreglos), Marileide Alves y tias da Xambá (Ziza, Nena, Glória y Conceição) (coros).

Participación especial de: Babalorixá Ivo da Xambá (voz), Tio Messias (melê), Tio Maurício (yan) y Toque de Obaluaiê (coros).

Edición en formato Digipack.

Quinto álbum del grupo olindense liderado por Guitinho da Xambá.

"Um disco recheado de religiosidade, ancestralidade e tradição e com uma sonoridade contemporânea que traz oito faixas, sendo sete composições de Guitinho da Xambá, e uma com toadas para os Orixás Exú e Ogum, cantadas pelo babalorixá Ivo da Xambá no Terreiro Xambá, durante o Toque de Oyá, em dezembro de 2016. “É um CD que foi pensado, criado em 2009, e que foi amadurecendo e sendo lapidado. É um disco que apresenta o Bongar, no palco, em um formato diferente do que o público está acostumado a ver o grupo em suas apresentações”, conta Marileide Alves, produtora do Bongar.
A concepção do repertório do disco busca levar o público a compreender o diálogo que o Bongar traz entre a criação tradicional e contemporânea da juventude de Terreiro. O disco tem produção musical do maestro baiano Letieres Leite, uma referência nacional no trabalho de interação da música tradicional de candomblé com a música erudita e formação musical de jovens. Os arranjos das composições foram construídos pelo maestro e os integrantes do Grupo Bongar, durante uma residência artística no Centro Cultural Grupo Bongar, em outubro do ano passado, na qual o músico fez uma imersão no cotidiano do povo xambá e na musicalidade do Bongar, oriunda do terreiro Xambá.
As músicas do disco são composições criadas pelo vocalista do Bongar, Guitinho da Xambá, a partir do cotidiano dos músicos do grupo em sua comunidade, especialmente durante os rituais religiosos. O CD Ogum Iê! traz a sonoridade dos tambores ancestrais do Terreiro Xambá unidos aos sons da flauta, do violão, do cavaquinho, do baixo, da guitarra, do trompete, do sax, do acordeon, do trombone e de elementos experimentais como latas, antena de TV e tonéis de metal, revelando a atmosfera sonora do orixá Ogum.
“Ogum Iê! é um disco que transmite a capacidade dos jovens do terreiro Xambá em transformar seus elementos tradicionais, sem perder referências culturais, garantindo a manutenção dos mais jovens com suas tradições de uma forma ressignificada”, explica Guitinho. “Este CD não é apenas um registro fonográfico, mas um projeto de preservação e valorização da criatividade musical desenvolvida pelos jovens do Grupo Bongar. É um disco que carrega o sentimento da valorização da música negra desenvolvida pela juventude de terreiro de candomblé, conectada a um diálogo entre a tradição e a ressignificação das periferias do Brasil”, completa o músico.
O CD traz participações de vários músicos: Julio Fejuca (violão e cavaquinho), Gabriel Levy (Acordeon), Letieres Leite (flautas), Gabriel da Xambá (percussão), Bruno Giorgi (guitarra, bandolim e baixo) e os músicos da Orkestra Rumpilezz: André Becker (sax alto e sax barítono), Guiga Scott e Rudney Machado (trompete) e Gilmar Chaves (trombone). Quem também participou da gravação e estará do show de lançamento é o garoto Gabriel da Xambá, de apenas 12 anos.
A ideia do CD Ogum Iê! nasceu em 2009, quando o vocalista do Bongar, Guitinho da Xambá, resolveu fazer um disco todo em homenagem ao seu Orixá Ogum. Em 2015, o Bongar inscreveu o projeto no Edital Rumos Itaú Cultural. Aprovado no Rumos, o disco começou a ganhar forma em julho de 2016, com a visita do maestro Letieres Leite, convidado pelo grupo para fazer a produção musical do disco, junto com produtores do Rumos Itaú Cultural que visitaram o Terreiro Xambá e a comunidade para conhecer de perto o trabalho realizado pelo Bongar em sua localidade. Em outubro, o grupo realizou uma residência artística com o maestro Letieres Leite para elaboração dos arranjos das sete faixas do disco, compostas por Guitinho.
A gravação do disco ocorreu em novembro de 2016, no Estúdio Cachuera!, em São Paulo, com a participação de alguns músicos convidados, entre eles o próprio maestro Letieres. A captação do toque no Terreiro Xambá foi realizada pelo Estúdio Carranca (PE).
Grupo Bongar – Fundado em 2001, o Grupo Bongar é composto por jovens integrantes do terreiro Xambá, do Quilombo do Portão do Gelo em Olinda. Tem como propósito levar aos palcos a tradicional Festa do Coco da Xambá, realizada na comunidade há mais de 40 anos. O grupo também é ligado ao Ponto de Cultura Um Quilombo Cultural Grupo Bongar: Jovens da Comunidade Xambá. Já se apresentou e ministrou oficinas em diversas cidades do Brasil, na Europa e em Cabo Verde, na África." (cultura.pe.gov.br, 26.04.2017)

Temas

CD 1
01
Cantos tradicionais do terreiro Xambá para Exú e Ogum
Tradicional
Babalorixá Ivo da Xambá
02
Ogum de ronda
Guitinho da Xambá
03
Ogum onirê
Guitinho da Xambá
04
Ogún
Guitinho da Xambá
05
Ogum meu rei
Guitinho da Xambá
06
Sete caminhos
Guitinho da Xambá
07
Ogum bragadá
Guitinho da Xambá
08
Estrada de barro
Guitinho da Xambá