Suscripción Newsletter

Recibe noticias y avisos de promociones especiales

Sombranágua - Septeto autoral

Daniel Murray
Discos: Clásica

Disponible

16,62 € impuestos inc.

Ficha técnica Discos

Sello Maximus
Estilo Clásica
Año de Edición Original 2020
Instrumental

Más

Daniel Murray (guitarra acústica),

Adriana Holtz (cello), Caito Marcondes (percusión), Gustavo Barbosa-Lima (clarinete), Luiz Amato (violín), Pedro Gadelha (contrabajo), Sarah Hornsby (flauta).

Participación especial de: Henrique Celeri Murray de Vasconcellos (ukelele).

Edición en formato Digipack.

"13º álbum do compositor e violonista Daniel Murray revela experiências ecléticas filtradas pelas experiências íntimas e emocionais, sua conexão com a natureza, a família e os amigos. O resultado deste trabalho, que tem produção musical de Paulo Bellinati, explora diferentes linguagens da música instrumental brasileira e erudita contemporânea.
Há alguns anos, Daniel sentiu que precisava escrever também para outros instrumentos. “Acredito que esse sentimento faça parte de uma busca interna natural por crescimento, renovação e realização como músico e autor. Nesse repertório, o violão – misturado aos diferentes instrumentos dessa formação, é parte integrante do grupo e a minha voz como instrumentista e compositor”, reflete.
No projeto totalmente autoral, o músico compartilha seus sentimentos. “A vida nos conecta o tempo todo. Ainda tive o privilégio de nascer numa família que respira arte e, sem dúvida, contribuiu para a minha carreira musical. Neste caminho me sinto extremamente grato por ser presenteado com amigos que se tornaram parte de uma grande família musical”, diz Daniel.
O violonista se refere à parceria, desde janeiro de 2017, com os renomados músicos intérpretes de “Sombranágua” que o acompanham no violão de 6 e 11 cordas: “Já havia tido a oportunidade de tocar com cada um deles, separadamente em outros trabalhos, e o amor pela música, admiração mútua e amizade já nos unia há algum tempo. O processo de criação foi simultâneo a ensaios e concertos, e pude contar com a contribuição genial dos intérpretes. O resultado da nossa primeira apresentação foi tão gratificante que resolvemos buscar maneiras para registrar esse repertório”, conta Daniel.
Já a parceria e amizade com o produtor musical Paulo Bellinati é de longa data. “Sombranágua” é o quinto CD de Daniel produzido por ele. “Acompanho a carreira do Daniel desde o início dos estudos de violão. Sua evolução como solista, arranjador e compositor vem surpreendendo a cada produção. Neste disco, ele atinge uma maturidade artística total: como violonista e também na criação das peças, dos arranjos e na brilhante execução e idealização de todo o projeto. ‘Sombranágua’ é um álbum completo, que revela a qualidade deste grande artista”, diz Bellinati.
Neste processo de criação, o compositor foi inspirado pelas imagens do fotógrafo russo George Korunov, que ilustram a capa e o encarte do disco. “Suas lindas imagens experimentais me ajudaram a organizar as ideias. A peça tinha algo de ‘caminho de nuvem’, ‘névoa’, ‘água’, ‘sombra’ e surgiu o nome, que consegue dar luz para os movimentos ordenados e ao mesmo tempo caóticos inerentes à música e à vida”, diz Daniel.
Premiado pelo ProAC (Programa de Ação Cultural), com realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, apoio do ITC (Instituto Totem Cultural) e produção da Totem Musicais, “Sombranágua” apresenta a sonoridade do grupo Septeto Autoral com muita brasilidade.
Com 15 faixas, o repertório de “Sombranágua” traz diferentes atmosferas. Em “Cauteloso”, de repente as sonoridades dos instrumentos se misturam em um grande improviso, antes de retornar ao tradicional estilo já conhecido, o choro. Miniaturas chamadas de “Brevidades”, cada uma com seu subtítulo, intercalam as faixas do disco, onde são apresentadas novas versões expandidas de “Canção e Dança”, “Ensimesmada” e “Choro para Olga” – já gravadas em versão para violão solo.
As peças “14 de fevereiro” e “20 de junho”, escritas para o aniversário dos pais do violonista, são inspiradas nessas diferentes histórias de vida que se entrelaçam através da dança, profissão de Gilda e Samuel. O álbum termina com a faixa solo “Ciranda Imaginária”, com Daniel ao violão de 11 cordas." Arribação (18.12.2020)

Temas

CD 1
01
Cauteloso
Daniel Murray
02
Brevidade I "ponteado"
Daniel Murray
03
Canção e dança
Daniel Murray
04
Brevidade II "vozes"
Daniel Murray
05
Ensimesmada
Daniel Murray
06
Brevidade III "calmaria"
Daniel Murray
07
Choro para Olga
Daniel Murray
08
Brevidade IV "outras vozes"
Daniel Murray
09
Sombranágua
Daniel Murray
10
Brevidade V "caboclinhos"
Daniel Murray
11
14 de fevereiro
Daniel Murray
12
Brevidade VI "solar"
Daniel Murray
13
20 de junho
Daniel Murray
14
Brevidade VII "noturna"
Daniel Murray
15
Ciranda imaginária
Daniel Murray