Suscripción Newsletter

Recibe noticias y avisos de promociones especiales

Quarteto de saxofones SaxBrasil - 10 anos

Saxbrasil
Discos: Clásica

Disponible

18,49 € impuestos inc.

Ficha técnica Discos

Sello Independiente
Estilo Clásica
Año de Edición Original 2020
Instrumental

Más

Quarteto Saxbrasil: Rafael Migliani (saxo soprano), Maikel Morelli (saxo alto), Jonathas Cordeiro (saxo tenor), Giancarlo Medeiros (saxo barítono).

"O quarteto de saxofones SaxBrasil lança seu primeiro álbum, que comemora os dez anos de trajetória do grupo. Resultado de uma década de trabalho, de pesquisa e também do compromisso em formação de plateia para o saxofone clássico brasileiro, o CD “Quarteto de saxofones SaxBrasil -- 10 anos” , que conta com apoio da Lei de Incentivo à Cultura de Sorocaba (Linc), reúne seis músicas, sendo quatro delas compostas especialmente para o SaxBrasil -- “Três lendas brasileiras”, de Alexandre Travassos; “Fantasia”, de Edson Beltrami; “Quarteto nº 1”, de Douglas Braga; e “Sax Chôro Brasil”, de Hudson Nogueira -- e duas delas consideradas referência no repertório do saxofone brasileiro: “Mobile”, de Ronaldo Miranda; e “Pau Brasil”, de Liduíno Pitombeira.
O “sotaque” brasileiro perpassa todo o trabalho, que traz diversidade de estilos, o que reforça a versatilidade da formação. São músicas que fazem parte do repertório do grupo há um bom tempo e o álbum está bem eclético, com choro e canções mais modernas. “No Brasil, um grupo de música de câmara de saxofone erudito completar dez anos não é fácil, então é algo a ser muito comemorado. Esse álbum vem coroar todo o trabalho que a gente vem fazendo. Registrar isso é muito interessante”, afirma Giancarlo Medeiros.
Durante seus dez anos de trajetória, o SaxBrasil vem difundindo e fomentando a criação de um repertório brasileiro de música de câmara específico para essa formação, que é inusitada no país e mais comum na Europa, principalmente na França, berço do instrumento. “O sax erudito é recente na história do Brasil. Existem alguns registros de pessoas que tocaram, mas teve fomento maior nos últimos 30 anos, quando o professor Dilson Florêncio foi a Paris, a meca do saxofone erudito. Nós quatro somos discípulos dele”, comenta Giancarlo Medeiros.
Entre as dificuldades enfrentadas por quem se envereda nesse estilo musical, a primeira é conseguir formar um grupo, já que são poucos os que se interessam pelo saxofone erudito. Em seguida, é mantê-lo. “O nosso, cada um mora em uma cidade, é uma luta para conseguir conciliar tudo. A gente investe dinheiro, então fazemos mais por um ideal mesmo, por amar a música, o saxofone”, conta.
Ainda hoje, 30 anos depois do saxofone erudito ter maior divulgação no País, Giancarlo afirma que além de ter poucos quartetos atuando, são raras as oportunidades de estudo oferecidas. Existem talvez uns cinco pólos de formação no Brasil todo, um deles em Tatuí. “Os saxofonistas estão isolados, cada um num canto. Acredito que no futuro se expandirá, então a ideia é que a gente deixe um legado, que o nosso trabalho sirva como exemplo para os demais saxofonistas.”
O grupo, que já foi selecionado para participar de encontros de saxofonistas no Brasil e em diversos países como Uruguai, Argentina, Colômbia e México, tendo conquistado o primeiro lugar na 28ª edição do “Concurso Latino Americano Rosa Mística”, assumiu como compromisso levar o saxofone clássico não apenas para salas de concerto e espaços específicos da música clássica, mas também para outros pontos como bibliotecas e escolas públicas. O intuito é, justamente, desmitificar a crença de que a música erudita é elitista e inacessível ao grande público. Pelo contrário, a experiência do quarteto mostra a receptividade de crianças e jovens estudantes para a música clássica. Com apoio da Secretaria de Cultura de Sorocaba (também por meio da Linc), o grupo já fez diversos concertos em escolas, atingindo mais de seis mil alunos (...)
O caráter pedagógico do grupo tem tudo a ver com a atuação dos integrantes. Giancarlo, Maikel e Rafael são professores do Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos, de Tatuí (os três também fazem parte da Banda Sinfônica da instituição, que é uma referência na América Latina) e Jonathas ministra aulas no projeto Guri, mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e considerado o maior programa sociocultural brasileiro." Jornal Cruzeiro do Sul (Sorocaba, 12.02.2020)

Temas

CD 1
01
Pau-Brasil - Alegro moderato
Liduino Pitombeira
02:49
02
Pau-Brasil - Lento
Liduino Pitombeira
03:00
03
Pau-Brasil - Vivace
Liduino Pitombeira
03:34
04
Quarteto nº 1 - Dança na cidade
Douglas Braga
02:12
05
Quarteto nº 1 - Meditativo
Douglas Braga
04:28
06
Quarteto nº 1 - MiGia!
Douglas Braga
04:23
07
Sax chôro Brasil
Hudson Nogueira
08:46
08
Mobile
Ronaldo Miranda
06:52
09
Fantasia
Edson Beltrami
09:35
10
Três lendas brasileiras - O galope do Curupira
Alexandre Travassos
03:25
11
Três lendas brasileiras - O canto da Iara
Alexandre Travassos
03:35
12
Três lendas brasileiras - A dança do boto
Alexandre Travassos
03:43