Suscripción Newsletter

Recibe noticias y avisos de promociones especiales

João Gilberto eterno (Ed. Jpn)

Varios Intérpretes (Bossa Nova)
Discos: Bossa nova / MPB

Disponible

34,18 € impuestos inc.

Ficha técnica Discos

Sello Universal Music
Estilo Bossa nova / MPB
Año de Edición Original 2021

Más

Interpretaciones de: Adnets (Mario Adnet, Maucha Adnet, Chico Adnet & Muiza Adnet); Daniel Jobim & Dora Morelenbaum; Febian Reza Pane; Goro Ito & String Quartet; Jean Charnaux; João Donato & Antonia Adnet; Joyce; Leila Pinheiro; Lisa Ono & Febian Reza Pane; Mario Adnet & Antonia Adnet; Mika Stoltzman & Richard Stoltzman; Mônica Salmaso & Guinga; Moreno Veloso; Rosa Passos.

Edición en formato Digipack.

Producido entre Brasil y Japón por Mario Adnet y Shigeki Miyata, un precioso homenaje al inventor de la bossa nova con motivo de los 90 años de su nacimiento.
Nada nuevo, pero nada más elegante y delicado.

"Um dos maiores nomes da música brasileira, artista de dimensão já atemporal, João Gilberto Prado Pereira de Oliveira (10 de junho de 1931 – 6 de julho de 2019) está eternizado pela bossa que criou e que, como o tempo, nunca envelhece ao passar de geração para geração.
Nesta quinta-feira, 10 de junho de 2021, o Bruxo de Juazeiro – assim caracterizado por um reverente Caetano Veloso na letra da música A bossa nova é foda (2012) – poderia estar festejando o 90º aniversário, se não tivesse partido há dois anos, recluso e silencioso, como viveu na maior parte destes 90 anos.
A melhor homenagem que poderia ser prestada hoje a João e aos seguidores do artista, o baiano mais universal da música do Brasil, seria a reedição oficial dos álbuns que constituem o tripé fundamental da obra do gênio. Nunca sequer editados em CD, por conta do litígio judicial entre o cantor e gravadora EMI Music (encampada em 2013 pela Universal Music), os álbuns Chega de saudade (1959), O amor, o sorriso e a flor (1960) e João Gilberto (1961) estão disponíveis somente de forma extraoficial.
Como essa homenagem ainda está por ser feita, coube ao Japão – país que reverencia João e a bossa nova mais do que o próprio Brasil – produzir um álbum, João Gilberto eterno, com gravações inéditas de músicas do repertório do cantor e violonista para celebrar a efeméride.
Programado para ser lançado em 16 de junho, com direito à edição em CD no Japão, o disco João Gilberto eterno foi orquestrado com produção musical repartida entre Mario Adnet (criador de vários arranjos) e Shigeki Miyata. Ao longo de 15 faixas, artistas do Brasil e do Japão se alternam na interpretação de músicas apresentadas ou redimensionadas na voz de João.
No time brasileiro, Guinga e Mônica Salmaso caem juntos no samba Chega de saudade (Antonio Carlos Jobim e Vinicius de Moraes, 1958). Moreno Veloso canta Bim bom (João Gilberto, 1958), tema do curto cancioneiro autoral de João. Leila Pinheiro dá voz a Você e eu (Carlos Lyra e Vinicius de Moraes, 1961).
João Donato se une com Antonia Adnet para reviver Minha saudade (João Donato,1955, com letra de João Gilberto a partir de 1959). Joyce Moreno registra Estate (Bruno Martino e Bruno Brighetti, 1960), canção italiana que João vestiu de refinado bolero em gravação para o álbum Amoroso (1977). Rosa Passos cai no samba Doralice (Dorival Caymmi e Antonio Almeida, 1945).
Daniel Jobim, Dora Morelenbaum e Mario Adnet revivem a eterna Garota de Ipanema (Antonio Carlos Jobim e Vinicius de Moraes, 1962). O mesmo Mario Adnet se junta com a filha Antonia Adnet no samba Isaura (Herivelto Martins e Roberto Roberti, 1945), refazendo o dueto de João com Miúcha (1937 – 2018) apresentado pelo cantor há 48 anos no álbum João Gilberto (1973).
Do elenco japonês, vale mencionar a presença de Lisa Ono, cantora habituada a gravar discos com repertório brasileiro. Lisa canta a Valsa da despedida (Farewel waltz – Roberto Burns em versão em português de João de Barro e Alberto Ribeiro, 1941). Mesmo ausente da discografia de João Gilberto, a valsa foi cantada pelo artista em especial de 1982 exibido pela TV Bandeirantes.
Além do álbum João Gilberto eterno, seguidores do artista nonagenário têm à disposição substanciais gravações inéditas do cantor, disponibilizadas pelo Instituto Moreira Salles.
Trata-se de saboroso aperitivo para esperar outubro, mês em que a editora Companhia das Letras promete pôr no mercado literário a biografia de João Gilberto escrita pelo musicólogo Zuza Homem de Mello (1933 – 2020). Em suma, João está vivo!" Mauro Ferreira (g1.globo.com, 10.06.2021)

Temas

CD 1
01
Garota de Ipanema
Antonio Carlos Jobim (Tom Jobim) - Vinicius de Moraes
Daniel Jobim & Dora Morelenbaum
04:41
02
Chega de saudade
Antonio Carlos Jobim (Tom Jobim) - Vinicius de Moraes
Mônica Salmaso & Guinga
04:24
03
Izaura
Herivelto Martins - Roberto Roberti
Mario Adnet & Antonia Adnet
04:34
04
Bim bom
João Gilberto
Moreno Veloso
02:37
05
Um abraço no Bonfá
João Gilberto
Jean Charnaux
02:35
06
Hó - bá - lá - lá
João Gilberto
Mario Adnet, Maucha Adnet, Chico Adnet & Muiza Adnet
03:09
07
Minha saudade
João Gilberto - João Donato
João Donato & Antonia Adnet
02:47
08
Doralice
Dorival Caymmi - Antonio Almeida
Rosa Passos
02:32
09
João Marcelo
João Gilberto
Goro Ito & String Quartet
02:04
10
Você e eu
Carlos Lyra - Vinicius de Moraes
Leila Pinheiro
03:06
11
Pra que discutir com Madame
Janet de Almeida - Haroldo Barbosa
Mario Adnet, Maucha Adnet, Chico Adnet & Muiza Adnet
03:28
12
Valsa (Bebel, como são lindos os youguis)
João Gilberto
Febian Reza Pane
03:20
13
Estate
Bruno Martino - Bruno Brighetti
Joyce
05:46
14
All of me (Disse alguém)
Seymour Simons - Gerald Marks (Vers. Haroldo Barbosa)
Mika Stoltzman & Richard Stoltzman
03:49
15
Valsa da despedida (Auld lang syne)
Tradicional (Vers. Braguinha (João de Barro) - Alberto Ribeiro)
Lisa Ono
04:17