Suscripción Newsletter

Recibe noticias y avisos de promociones especiales

Japan Tour 2019

Guinga, Mônica Salmaso, Teco Cardoso & Nailor Proveta

Disponible

20,38 € impuestos inc.

Ficha técnica Discos

Sello Biscoito Fino
Año de Edición Original 2019

Más

Guinga (voz, guitarra acústica), Mônica Salmaso (voz), Teco Cardoso (flautas), Nailor Proveta (clarinete).

Edición brasileña, de 2021, en formato Digipack.

"O álbum “Japan Tour 2019” nasceu durante a turnê pelo Japão de um quarteto especialíssimo formado por Mônica Salmaso, Guinga, o saxofonista e flautista Teco Cardoso e o clarinetista Nailor Proveta, em torno da música de Guinga.
Seis das 12 faixas do álbum originalmente editado no Japão, que agora ganha lançamento no Brasil via Biscoito Fino (dia 6 de julho nas plataformas de música e em seguida no formato físico/CD), foram gravadas ao vivo no Nerima Culture Center, em 10 de abril de 2019. As outras seis foram gravadas por Seigen Ono no estúdio Saidera Mastering em 11 e 12 de abril, na sequência imediata do registro do show, para atingir a perfeição técnica almejada pelos artistas. A mixagem das 12 faixas foi feita por Teco Cardoso com Homero Lotito.
O repertório do álbum, que traz na capa uma obra da artista mineira Leonora Weissmann, reúne canções que Guinga compôs sozinho ou com parceiros como Aldir Blanc, Anna Paes, Celso Viáfora, Paulo César Pinheiro e Thiago Amud." (Texto de presentación del sello discográfico)

"A música do compositor Guinga é uma das obras mais importantes da história da música brasileira. Nela mora a profunda alma da cultura do Brasil, capaz de nos emocionar e de ter criado uma nova árvore na composição de onde muitos novos compositores encontraram uma fonte, um caminho e uma identidade.
Este quarteto que se formou em torno da música do Guinga é a junção de artistas que pensam a música de forma parecida; que se dedicam a ela com amor, com estudo, buscando sempre simplesmente oferecer o melhor. Teco Cardoso e Nailor Proveta são amigos na vida e na música há muitos anos e tem uma forma especial de tocar juntos, de costurar as ideias musicais, de fazer orquestração e improvisação em forma de diálogo. Cantar com eles sempre foi pra mim uma experiência de beleza.
Fazermos, eu, Teco e Proveta a música do Guinga, junto com ele, é um dos maiores presentes que a vida nos deu na música.
Chegar com este trabalho no Japão, mesmo de pé quebrado, muletas e cadeira de rodas (fato que aconteceu!), foi uma aventura e um sonho incrível que pudemos realizar.
Durante esta turnê nós quatro nos emocionamos profundamente. Temos, em relação ao Japão, uma enorme admiração. Para nós, é mágico atravessar a distância geográfica que nos separa e muitas diferenças culturais. Somos encantados com a seriedade, o respeito, o orgulho do trabalho, a organização, a poesia e a alegria com que nos recebem.
Este trabalho seria somente lançado no Japão, inicialmente, como aconteceu em 2019. Para a nossa felicidade, a gravadora Biscoito Fino se interessou por lançá-lo no Brasil.
Sobretudo agora, após um ano e meio de pandemia, sem podermos viajar para trabalhar, o lançamento deste trabalho nos devolve um pouco a nossa vida, o nosso ofício.
Agradecemos muito à Biscoito Fino por isso. Agradecemos também a todas as pessoas envolvidas tanto na turnê, quanto na gravação e na feitura do cd. São muitas e muito queridas por nós." Mônica Salmaso


Temas

CD 1
01
Tangará
Carlos Althier de Souza Lemos Escobar (Guinga)
02
Sete estrelas
Carlos Althier de Souza Lemos Escobar (Guinga) - Aldir Blanc
03
Contenda (ao vivo)
Carlos Althier de Souza Lemos Escobar (Guinga) - Thiago Amud
04
Odalisca
Carlos Althier de Souza Lemos Escobar (Guinga) - Aldir Blanc
05
Di menor (instrumental) (ao vivo)
Carlos Althier de Souza Lemos Escobar (Guinga) - Celso Viáfora
06
Passarinhadeira
Carlos Althier de Souza Lemos Escobar (Guinga) - Paulo César Pinheiro
07
Esconjuros
Carlos Althier de Souza Lemos Escobar (Guinga) - Aldir Blanc
08
Simples e absurdo (ao vivo)
Carlos Althier de Souza Lemos Escobar (Guinga) - Aldir Blanc
09
Nó na garganta (instrumental) (ao vivo)
Carlos Althier de Souza Lemos Escobar (Guinga)
10
Chá de panela (ao vivo)
Carlos Althier de Souza Lemos Escobar (Guinga) - Aldir Blanc
11
Mello baloeiro
Carlos Althier de Souza Lemos Escobar (Guinga) - Anna Paes
12
Baião de Lacan (ao vivo)
Carlos Althier de Souza Lemos Escobar (Guinga) - Aldir Blanc